4 passos para encontrar opções de vestibulares abertos

vestibulares abertos

Teste Vocacional Rápido

Se você está na fase de estudar para o vestibular, não se esqueça de procurar outras opções além do Exame Nacional do Ensino Médio. Ir em busca de onde encontrar vestibulares abertos vai aumentar a sua chance de garantir uma vaga na graduação, sabia? Sem falar que os conteúdos exigidos nas provas são praticamente os mesmos do Enem.

Na maioria dos casos, as seleções submetem os candidatos a questões que tratam de assuntos básicos do ensino médio, além da escrita de uma redação. Mas é importante ficar de olho, porque cada instituição estabelece suas regras, e isso envolve a liberdade pra escolher o prazo de inscrição e o formato do vestibular (online ou presencial, por exemplo).

A gente aqui da Pitágoras separou 4 passos pra você que quer saber como encontrar vestibulares abertos. Fique por aqui e confira!

Entenda o que são vestibulares de verão e inverno

A única diferença entre o vestibular de verão e o de inverno está no período de realização. Não tem segredo: enquanto o primeiro acontece no final do ano, entre outubro e dezembro, o segundo é realizado no meio do ano –– junho ou julho.

A maioria dos estudantes que saem do ensino médio fazem o vestibular de verão pra tentar uma vaga na graduação. Isso acontece porque a primeira chamada ocorre em janeiro ou fevereiro, e os alunos podem já começar o próximo ano estudando.

Somadas aos estudantes que saem do ensino médio, existem as pessoas que estão no mercado de trabalho e querem mudar de carreira com o vestibular. Elas aumentam a concorrência por vaga! Então, o vestibular de verão costuma ser mais disputado que o de inverno.

Sabendo que existem os dois tipos, você pode ver se determinada instituição de ensino oferece o vestibular de verão e inverno. Além disso, é importante lembrar que, muitas vezes, ambas as opções ocorrem em duas fases, o que demanda dos candidatos um acompanhamento dos prazos pra não perder dias de prova.

Mas isso você está de olho, né? Afinal, acompanhar datas é prioridade de todo estudante!

Siga as suas faculdades preferidas nas redes sociais

As faculdades estão cada mais ligadas em divulgar novidades e prazos importantes em seus sites oficiais e canais nas redes sociais mais populares. Isso é ótimo pra quem vai prestar vestibular! Já pensou em rolar seu feed e, de repente, saber que o dia de prova foi adiado?

Essa e outras notícias, como divulgação de resultados, dias de prova e eventuais mudanças, ficam bem mais acessíveis. Aqui na Pitágoras, além da nossa página no Facebook, interagimos com seguidores e divulgamos novidades em nossos perfis no Twitter, YouTube e LinkedIn.

Seguindo a faculdade nas redes sociais, você consegue saber comunicados importantes, conferir a opinião de outras pessoas e até tirar dúvidas diretamente com a equipe da instituição. Legal, né?

Encontre instituições que promovem vestibulares agendados

As duas formas mais comuns de participar de um vestibular são pela prova tradicional e pelo vestibular agendado. Na primeira, o candidato realiza o exame no dia determinado pela instituição. Concorda que isso geralmente demanda um planejamento maior para, por exemplo, faltar ao trabalho, adiar compromissos e alterar a data de outros encontros?

Pra evitar esse tipo de situação, algumas faculdades já oferecem a opção do vestibular agendado. Nesse caso, é o candidato que escolhe a data e até mesmo o horário de aplicação das provas, diante das opções dadas pela faculdade. A vantagem dele é que você pode tomar decisões sem entrar em conflito com seus compromissos.

A finalidade dessa opção é facilitar ainda mais o ingresso do estudante no ensino superior. O agendamento não exige muita burocracia e pode ser feito no próprio site da instituição. Assim, o candidato consegue ter o tempo que precisa pra encontrar o material para vestibular e se preparar para os exames.

Conheça a flexibilidade e o conforto dos vestibulares online

O vestibular online é outra opção oferecida pelas faculdades pra flexibilizar a entrada dos candidatos no ensino superior. O processo de seleção é muito simples, feito à distância e totalmente digital. Pra realizar as provas e a inscrição, você só precisa de um computador com acesso à internet.

Aqui na Pitágoras, o candidato que vai se inscrever em nosso vestibular online precisa acessar o Portal Vestibulares ou mesmo a página de inscrição em nosso site. Nos dois locais, dá pra escolher o curso, unidade e modalidade de ensino: presencial, 100% online e semipresencial (a distância, com atividades na faculdade). No ato da inscrição, basta selecionar a opção de vestibular online.

Na Pitágoras, os alunos contam com o apoio que precisam pra desenvolver as habilidades pra suas profissões e encontrar oportunidades no mercado de trabalho. Seja qual for a modalidade de ensino escolhida, você conta com o acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal online com vagas de emprego e estágio pra diferentes perfis profissionais.

Além disso, por meio de um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), nossos calouros e veteranos podem desenvolver habilidades digitais fundamentais para se destacar dentro das empresas. Elas são válidas até em processos seletivos e no mercado de trabalho, já que ensinam metodologias ágeis e Marketing Digital, por exemplo.

O desenvolvimento de habilidades digitais e o Canal Conecta são apenas algumas das vantagens de se tornar aluno da Pitágoras. Ainda temos:

  • apoio personalizado;
  • professores altamente qualificados e com experiência de mercado;
  • infraestrutura completa em laboratórios, salas de aula e muito mais;
  • bolsas de estudo, descontos e outras facilidades pra dar uma folga ao seu orçamento.

Agora é com você!

Aqui você viu tudo que precisa pra encontrar seleções de vestibular com inscrição aberta e não perder prazos importantes, da primeira e da segunda chamada, envio de documentos, entre outros detalhes. Seguindo os estes passos, dá pra ganhar uma chance a mais caso sua nota do Enem não seja tão satisfatória.

E se a tarefa de encontrar vestibulares abertos vem com o desafio de deixar o seu primeiro lar, um planejamento é essencial. Caso precisa de um ajuda, baixe nosso e-book sobre como conquistar a independência financeira ao sair da casa dos pais. É simples e de graça!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.