Em dúvida entre vestibular ou Enem? Veja qual a melhor opção

vestibular ou enem

Desconto nota do Enem

Vestibular ou Enem? Dá pra fazer os dois? Se você está na fase de escolher o curso superior, é bem provável que já teve essas dúvidas. Saiba que não existem escolha certa ou errada nesse caso, e você pode, sim, investir em ambos. O mais importante é entender como cada prova funciona antes de tomar a decisão final.

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, pois as duas provas são esperadas e temidas por diversos estudantes todos os anos. É por isso que informação de qualidade é a peça-chave pra escolher o melhor caminho. A boa notícia é que a gente tá aqui pra te ajudar.

Neste post, você vai encontrar as respostas pra dúvidas como: qual é a diferença entre vestibular e Enem? Devo fazer vestibular ou Enem? Qual é melhor: vestibular ou Enem? Descubra a partir de agora!

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia os conhecimentos adquiridos pelos estudantes nos 3 anos do ensino médio. Os participantes recebem uma nota em cada área do conhecimento do Exame.

Com as mudanças no Enem em 2021, os estudantes do ensino médio terão acesso ao “Enem Seriado”, uma forma de seleção que prevê a aplicação de uma avaliação ao fim de cada ano. A nota final vai ser a média do desempenho obtido nessas provas.

O Enem seriado começa em 2021 com os estudantes do 1° ano do ensino médio. Em 2023, quando eles estiverem no 3° ano e concluírem a terceira prova, poderão ter acesso à média geral.

Como funciona a prova do Enem?

Você já deve saber que as provas acontecem tradicionalmente em dois dias separados, mas quantas questões tem o Enem? Ao todo, elas são organizadas em 4 áreas de conhecimento, além da redação:

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Quem faz o Enem só descobre o tema da redação no momento da prova. No entanto, o edital do Exame e o portal oficial do MEC deixam evidente, com antecedência, as 5 competências usadas pra avaliar as redações:

Ter domínio da escrita formal da língua portuguesa;

Compreender o tema e não fugir do que é proposto;

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

Ter conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários pra construção da argumentação;

Respeitar os direitos humanos.

Em todas as edições do Enem até então, o gênero textual exigido na redação foi o dissertativo-argumentativo.

Quais são as possibilidades de usar a nota do Enem?

O conjunto de notas em cada área do conhecimento pode ser usado pra participar dos programas do Governo Federal de ingresso ao ensino superior, como o Sisu, Prouni e FIES. Entenda mais:

  • Sisu: a nota do Enem é usada pra classificar os candidatos em vagas em faculdades públicas. A participação no Sisu exige a realização da edição mais recente do Enem, além de nota da redação maior que 0;
  • FIES: a nota é usada pra os candidatos obterem um financiamento estudantil em faculdades particulares. Pra participar, é preciso ter feito qualquer edição do Enem nos últimos 3 anos e se encaixar nos requisitos de renda familiar do programa;
  • Prouni: a nota é usada pra classificar os candidatos a bolsas de estudos em faculdades particulares. A participação exige a realização da edição mais recente do Enem, nota da redação maior que 0, média de pelo menos 450 nas outras áreas do conhecimento e renda familiar de no máximo três salários mínimos.

Você sabia que as notas também podem ser usadas com o objetivo de obter o diploma de conclusão do ensino médio? Além disso, em algumas faculdades particulares, dá pra complementar ou substituir a prova do vestibular.

Como funciona o vestibular? 

O vestibular é um processo seletivo pra entrar em uma faculdade pública ou privada. As normas de funcionamento variam de acordo com a faculdade. No geral, é uma prova que envolve um ou mais dias para sua realização, com questões de múltipla-escolha, e uma redação, em geral.

Algumas instituições já oferecem o vestibular online, por meio do qual os estudantes realizam a prova totalmente pela internet.

Quais são as vantagens do vestibular?

O processo seletivo do vestibular oferece algumas vantagens. Por exemplo, quem não pode pagar caro pra entrar no ensino superior, mas não se encaixa nos requisitos de renda ou escolaridade dos programas do Governo Federal (Prouni e FIES), encontra oportunidades de conquistar bolsas de estudos e descontos na mensalidade por meio dessa prova.

Além disso, a concorrência não costuma ser tão grande nos vestibulares próprios, diferentemente do que acontece nos programas pra entrar em faculdades públicas.

Tour pela prova do Enem

Além de abrangerem um número menor de candidatos, a concorrência é ainda mais específica, pois acontece entre estudantes que escolhem o mesmo polo, curso e turno.

Agora é com você: vestibular ou Enem?

Ainda não se decidiu? Calma! A gente vai te ajudar a escolher. Veja onde você se encaixa, pra resumir: se quer fazer o Enem, o vestibular ou os dois.

Escolha o Enem se você quer:

  • entrar em qualquer faculdade do Brasil que aceite a nota do Enem;
  • candidatar-se a mais de uma faculdade ao mesmo tempo;
  • participar do Sisu e escolher um entre os vários cursos, com a possibilidade de mudar de ideia enquanto o processo seletivo ainda acontece;
  • usar a nota pra obter uma bolsa de estudo em alguma faculdade particular, fazer um financiamento ou ter o diploma de ensino médio.

Escolha o vestibular se você quer:

  • fazer um curso superior dos sonhos;
  • estudar em uma faculdade particular que você já escolheu;
  • obter desconto na mensalidade em uma faculdade particular;
  • estudar em uma faculdade que não aceita a nota do Enem.

Agora é com você, de verdade!

Vai fazer o vestibular ou Enem? Por que não os dois? Não existe escolha melhor nem pior nesse caso. Dá para encontrar a opção ideal considerando a avaliação que mais se encaixa no seu propósito, ok? Se ficou com dúvida, volte lá pra cima e reveja as características de cada exame. Pense em qual perfil você está até tomar sua decisão.

Saiba que na Pitágoras há espaço pra diferentes necessidades. Se quiser saber mais, veja aqui como se inscrever no vestibular ou usar a nota do Enem pra ingressar na graduação dos seus sonhos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados