Saiba como ser aprovado no vestibular de Veterinária

vestibular de veterinária 2021

Desconto nota do Enem

A Veterinária é uma carreira que é objeto de desejo de muitas pessoas, algumas delas desde a primeira infância. Na maioria das vezes, essa vontade surge a partir de nossos relacionamentos com os próprios bichinhos de estimação, que são algumas das primeiras amizades que cultivamos nessa vida.

Seja qual for a razão de seu interesse por essa profissão, uma coisa é fato: é uma carreira concorrida. Seu vestibular exige muito preparo, foco e disciplina, algo que também vai ser fundamental pra todos os seus anos de graduação e, claro, pra vida profissional!

E aí, que tal conhecer um pouco sobre o curso de Medicina Veterinária? Neste post, a gente traz algumas dicas pra você se preparar para o vestibular. Vamos lá!

Como se preparar para o vestibular de Veterinária?

Vamos às dicas pra uma preparação eficiente pra esse vestibular!

Conheça o edital específico do curso de Veterinária

O primeiro passo pra se preparar bem para o vestibular de Veterinária é conferir o edital específico do curso, emitido por muitas instituições. Ele traz informações personalizadas destinadas aos candidatos, como matérias que podem cair nas provas, peso de cada disciplina, entre outros.

Ah, e uma dica: o Enem pra Veterinária é composto de uma prova padrão, ok? A diferença está em como a instituição de ensino vai “ler” a sua nota. Às vezes, elas também usam pesos diferentes pra alguns cadernos (principalmente o de Ciências da Natureza) e trabalham com pontuações específicas. Sendo assim, é bom se informar sobre essas particularidades!

Verifique a nota de corte de Veterinária com antecedência

A nota de corte pra Veterinária, em faculdades públicas, é uma das mais altas entre todos os cursos. Nas graduações particulares, elas tendem a ser consideravelmente menores, mas ainda merecem uma certa atenção.

Saber bem qual é a sua nota de corte é fundamental pra sua preparação. Com ela em mãos e em mente, é muito mais fácil conduzir os seus simulados e verificar se você está perto de alcançar o seu objetivo. Caso a resposta seja negativa, sabe exatamente o quê focar pra melhorar os seus resultados pra hora da prova!

Organize um cronograma de estudos

A organização de um bom cronograma de estudos é indispensável pra quem quer passar em Veterinária. Esse é um curso que exige boas notas, por isso, o quanto antes você começar, melhor!

Priorize sempre as matérias que você tem mais dúvida e dê um foco relativamente maior às disciplinas biológicas, como Física, Biologia e Química. A redação também não pode ficar de fora!

Aproveite e confira o nosso post sobre a redação de vestibular da Pitágoras e saiba como se preparar.

Não considere apenas as faculdades públicas

Outra dica importantíssima: na hora de escolher a instituição de ensino, não fique preso apenas às faculdades públicas. Ainda que elas sejam inegavelmente boas, não são a única alternativa para uma formação de qualidade na área.

Faculdades particulares de Medicina Veterinária são uma ótima alternativa pra se formar. Os diplomas com essas instituições estampadas em suas páginas são cada vez mais valorizados pelo mercado e certamente vão render bons frutos no futuro! Além disso, esses vestibulares costumam ser bem menos concorridos, o que aumenta suas chances de ingressar o quanto antes.

Tour pela prova do Enem

Procure opções de bolsa e financiamentos

Uma boa preparação para o vestibular também requer tranquilidade emocional. E que jeito melhor de conseguir isso do que cuidando da saúde de nosso bolso? Por isso, se você optar por uma instituição particular, saiba que é possível conseguir uma bolsa de Medicina Veterinária.

Essa alternativa é oferecida por aquelas faculdades que realmente se preocupam com o bem-estar de seus estudantes. Aqui, você pode contar com o Crédito Estudantil Pitágoras pra esse curso e muitas outras opções de bolsas e descontos pra te ajudar a passar pela graduação sem perrengue.

Escolha a melhor instituição para começar a sua carreira

Pra finalizar, não podemos deixar de dar uma dica importante não só para a preparação de seu vestibular, mas para todo o seu futuro: escolha uma instituição de qualidade pra começar os seus estudos!

Faça uma escolha inteligente baseada em boa infraestrutura, diferenciais competitivos, uso da tecnologia, suporte emocional e educacional e corpo docente qualificado. Essas são qualidades encontradas facilmente por aqui na Pitágoras!

Como é o curso de Medicina Veterinária?

A faculdade de Veterinária tem formato de Bacharelado, com duração média de 5 anos. Ele pode ser oferecido em um único período ou de forma integral. Além disso, está presente apenas na modalidade presencial.

No curso de Medicina Veterinária da Pitágoras, você entra em contato com disciplinas teóricas e práticas ministradas por professores competentes e com muitas experiências na área.

Além disso, tem acesso a toda a infraestrutura necessária (laboratórios, bibliotecas, etc.) e diferenciais exclusivos pra ter um currículo diferenciado e de destaque em meio à concorrência pelas melhores vagas de emprego e de estágio em Veterinária.

Como é o mercado de trabalho para essa profissão?

O mercado de trabalho para o médico veterinário está muito aquecido. Isso ocorre por conta de três fatores:

  • o aumento da preocupação com os animais de estimação e o crescimento do mercado pet;
  • a valorização do profissional em meio ao setor do agronegócio;
  • a importância do veterinário em setores como a vigilância sanitária e a saúde pública.

Com tantas áreas possíveis de atuação para o veterinário, é fácil perceber que esse é um segmento que tem crescido e vai se desenvolver muito mais nos próximos anos. Assim, o profissional recém-formado consegue se alocar rapidamente no mercado!

Vale a pena ressaltar que o salário de Veterinária, para um recém-formado da área clínica, é de R$ 3.876,57* pra uma jornada de trabalho de 38 horas semanais.

Chegou a sua chance!

Gostou de conhecer essas dicas para o vestibular de Veterinária? Então, prepare-se para dar início ao seu futuro rumo a uma carreira de sucesso e cheia de realizações.

Aproveite que está aqui e faça a inscrição do vestibular Pitágoras. Temos toda a infraestrutura necessária pra te ajudar a se tornar um grande veterinário em alguns anos. Vem fazer parte desse time!

*Sujeito à alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 48

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados