Vestibular de verão: quando e como se inscrever?

vestibular de verão

Desconto nota do Enem

Pra muitos, o verão é apenas uma estação como outra qualquer. Já pra outros, representa o período de férias e a possibilidade de se passar um tempinho extra com a família e os amigos. Os vestibulandos o veem com um novo significado: é hora de conquistar uma vaga no curso de seus sonhos!

Muito se fala sobre o que é vestibular de verão, mas esse também é um tema que inspira diversas dúvidas. Como ele funciona? Quais são as suas características?

Muita calma nessa hora! A seguir, a gente responde todas essas dúvidas e te orienta a fazer boas escolhas para o próximo vestibular de verão — e de outras estações também! Vamos lá?

Quando acontece o vestibular de verão?

O vestibular de verão acontece, normalmente, nos meses de novembro e dezembro em todo o Brasil. Algumas provas são feitas também mais para frente, em janeiro e fevereiro.

Tudo isso depende do calendário de cada instituição e da existência ou não de segundas fases, algo que ainda é comum em alguns vestibulares.

Por isso, se você vai prestar vestibular em 2021 ou em algum ano após este, fique de olho nos editais e siga os cronogramas das provas que você deseja fazer! Esse é um passo fundamental pra preparação de estudantes.

Como funciona a prova de vestibular de verão?

O primeiro passo pra saber como estudar para o vestibular é entender o seu funcionamento, né?

O vestibular de verão pode funcionar de muitas formas. O Enem é um exemplo bacana. Nesse caso, há duas provas — em domingos seguidos — que abordam as principais matérias vistas ao longo do ensino médio, além de uma redação.

Na Pitágoras, o vestibular também conta com uma prova com todas as disciplinas e com uma redação. A diferença, aqui, é que o nosso modelo de exame é o vestibular online, que você pode fazer no conforto de sua casa!

Tour pela prova do Enem

Por que essa prova é mais concorrida?

A aprovação no vestibular de verão é normalmente mais concorrida por dois motivos:

  • a possibilidade de começar o ano “do jeito certo”, ou seja, estudando em meados de fevereiro;
  • a maior oferta de vagas e cursos em processos seletivos como o Sisu, o Prouni e o FIES.

Isso não quer dizer, é claro, que não existam opções desses programas no meio do ano. Novamente, fique de olho em seus cronogramas e se prepare!

Quais são as outras possibilidades de vestibular?

Além do Enem, o maior vestibular de verão do Brasil, há outras opções pra quem quer entrar em uma faculdade em outros períodos do ano. Confira:

  • vestibulares próprios de faculdades particulares, que também acontecem no período do inverno (ou seja, junho e julho);
  • vestibulares agendados, que podem ser feitos ao longo de todo o ano, fazendo com que a sua vaga seja conquistada quando quiser!

Por que escolher fazer o vestibular de verão da Pitágoras?

O vestibular de verão da Pitágoras é uma ótima opção pra quem quer entrar em uma faculdade renomada e fazer uma prova completamente online!

A gente conta com uma série de diferenciais:

Pra se preparar, é bem fácil! Você pode procurar um material pra vestibular online na internet, de forma completamente gratuita.

Agora é com você!

Você já está por dentro do que significa o vestibular do verão e também conhece outras possibilidades de ingresso na faculdade. Então, por que perder tempo? Inscreva-se agora mesmo para as próximas e garanta a sua vaga!

As inscrições para o vestibular de verão da Pitágoras já estão abertas. Aproveite e se inscreva. Estamos esperando por você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados