vestibular agendado

Vestibular agendado: como funciona na prática?

Qualquer processo seletivo demanda organização, foco e disciplina dos candidatos, principalmente quando falamos de formas de ingresso na faculdade. Com o vestibular agendado, não é diferente. A grande vantagem está na comodidade e maior rapidez garantida aos estudantes se comparado ao tradicional.

O formato mais conhecido do vestibular define datas para a prova e horários preestabelecidos. Isso exige certo malabarismo do candidato pra conseguir encaixar as provas na sua agenda, sem falar da pressão! O vestibular agendado é uma alternativa a esse modelo, que torna ingresso no ensino superior mais flexível.

Se você ainda não conhece o vestibular agendado, vai gostar do que separamos neste post! Nós da Pitágoras vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse modelo. Ficou curioso? Continue conosco até o final do post!

O que é vestibular agendado?

O vestibular agendado é uma forma de ingresso no ensino superior que foi criado para atender aos candidatos que, por qualquer motivo, não conseguiam comparecer às provas no vestibular tradicional. A sua principal característica é a possibilidade de o estudante escolher uma data para realizar as provas para ingressar na faculdade.

Em algumas instituições, a realização da prova pode ser feita em um período delimitado, como do dia 5 de setembro até o dia 16 de setembro. É uma possibilidade comum na realização de um vestibular online, que também dá ao candidato a chance de escolher o melhor horário para realizar as provas.

Já outras instituições permitem que os candidatos escolham um dia de prova dentre opções previamente selecionadas. Por conta desses diferentes formatos, é muito importante que você veja bem como funciona o vestibular agendado em cada faculdade pra não ter enganado, beleza?

Quais são as principais diferenças do vestibular tradicional?

Essa é uma dúvida muito comum entre os candidatos que vão prestar vestibular. Mas, se você chegou até aqui, talvez já tenha percebido a principal diferença: enquanto o tradicional tem horários e data predefinidas pela faculdade, o agendado permite ao estudante escolher quando ele pode fazer a prova.

Mas não para por aí! O vestibular tradicional é geralmente dividido em dois dias de prova, enquanto o outro modelo tem uma única fase. Essa é uma das vantagens do vestibular agendado! Até porque esperar pela próxima data tende a gerar ansiedade para muitos estudantes, o que acaba influenciando no próprio desempenho na prova.

O vestibular agendado também permite que o estudante realize mais de um processo seletivo sem comprometer seu calendário. Afinal, quando você só encontra provas no formato tradicional, existe o risco de as datas acabarem coincidindo. Isso exige que você escolha uma de duas opções, o que reduz sua chance de entrar no ensino superior.

Em relação ao conteúdo das provas, não existe diferença! As questões podem mudar de um exame para outro, mas os conhecimentos exigidos são basicamente os mesmos. Isso é uma questão muito importante para as faculdades, porque elas precisam garantir chances iguais para candidatos que escolhem os diferentes vestibulares.

Como funciona o vestibular agendado e quem pode fazer?

A inscrição para o vestibular agendado funciona da mesma forma que o tradicional. A diferença é que, além de escolher o curso e a unidade no ato da inscrição, o candidato também pode definir a data e hora de realização da prova.

O vestibular agendado é voltado pra todos que querem ingressar no ensino superior. Como é uma forma mais flexível do que o vestibular tradicional, é comum atrair mais candidatos.

Aqui na Pitágoras, a inscrição para o vestibular é feita em nosso próprio site. Então, basta que você tenha acesso à internet.

É importante destacar que o vestibular agendado é apenas uma das formas de ingresso oferecidas pela Pitágoras! Se você quer ingressar em um de nossos cursos, também pode tentar com a nota do Enem, vestibular online, FIES ou Prouni.

Usando a nota do Enem ou optando pelo vestibular agendado, você tem acesso a vários tipos de bolsas de estudos aqui na Pitágoras.

Como se preparar para o vestibular agendado?

Agora que você já sabe como o vestibular funciona, vai gostar das nossas dicas pra se preparar para as provas. Coloque as estratégias em prática pra aumentar suas chances de aprovação!

Procure as informações da faculdade com antecedência

Antes de agendar o dia de prova, entenda como funciona todas as etapas do vestibular pra não acabar perdendo prazos ou pulando etapas importantes. Na Pitágoras, o passo a passo é bem simples:

  1. você escolhe o curso, a modalidade de ensino, o turno e o campus que deseja estudar;
  2. decide se deseja fazer o vestibular presencial ou online;
  3. no caso do presencial, vai ao campus pra fazer a prova no dia e horário agendados;
  4. no caso do vestibular online, você é direcionado pra uma área do candidato pra fazer a prova.

Feito isso, basta realizar a prova, esperar o resultado e partir pra matrícula. O processo é basicamente esse, mas sempre é importante conhecer as particularidades de cada instituição.

Veja se o vestibular agendado é a melhor opção

O vestibular agendado normalmente é apenas uma das formas de ingresso em uma faculdade. Na Pitágoras, você também pode usar sua nota do Enem no ato da inscrição pra conquistar uma bolsa de estudo, como a gente viu.

Treine a redação

A redação é uma das áreas que mais causa preocupação entre os candidatos de vestibular. Então, não deixe de conferir com antecedência qual o gênero textual cobrado no vestibular agendado e faça alguns treinos pra se familiarizar com o estilo do texto.

Agora é com você!

Com o vestibular agendado, você cumpre uma etapa importante da sua vida no lugar e no horário que achar melhor. Então, certifique-se das formas de ingresso pra ver se é oferecida essa opção. Não deixe que a entrada na faculdade seja um momento complicado na sua agenda, combinado?

E se você está sem grana, mas nem por isso vai desistir do sonho de entrar no curso superior, temos mais uma dica. Não vá embora sem baixar agora nosso e-book sobre formas de ingressar na faculdade. Corre, é grátis!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.