Vale a pena fazer Pedagogia? Descubra aqui!

estudante e estagiária de pedagogia com alunos em sala de aula

Muitos estudantes que estão decidindo o curso superior se perguntam se vale a pena fazer Pedagogia. Apesar de existirem alguns mitos que apontam desvalorização da área, o campo da educação apresenta boas oportunidades para os profissionais.

Desmistificando muito do que se fala sobre o curso, o fato é que a Pedagogia é uma carreira com valorização crescente — inclusive, está entre os cursos mais procurados do Sisu. Profissionais formados na área atuam no processo de ensino e aprendizagem de crianças.

Além disso, eles também podem dar aula para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ocupar cargos fora das escolas. Mas você sabe por que fazer Pedagogia? Separamos algumas vantagens neste post:

  • ter um vasto campo de atuação;
  • encontrar valorização crescente;
  • contribuir para a formação de indivíduos;
  • trabalhar com a inclusão social;
  • entrar em uma profissão que não tem idade.

Conheça os detalhes dessas vantagens!

Ter um vasto campo de atuação

Um dos principais pontos positivos de atuar como pedagogo é encontrar um mercado de trabalho amplo. Quem se forma no curso de Pedagogia tem muitas oportunidades dentro e fora de escolas. O cargo mais conhecido nessa área é o de professor.

Os pedagogos podem atuar em turmas de educação infantil, ensino fundamental (nos primeiros anos) e EJA. O piso salarial para professores no Brasil é de R$ 2.886,24 em 2020. Além disso, eles também podem ocupar vagas na gestão escolar — na supervisão, orientação educacional, coordenação e direção.

Fora das escolas, profissionais formados em Pedagogia têm possibilidades de levar o processo de ensino e aprendizagem para outras instituições. Por exemplo, os hospitais. Neles, pedagogos trabalham acompanhando e orientando a educação de crianças que estão momentaneamente impedidas de frequentar a escola.

Já em empresas dos mais diversos setores, é possível encontrar pedagogos contribuindo para o crescimento setor de gestão de Recursos Humanos. Eles são responsáveis por identificar necessidades de treinamento e montar o cronograma de cursos, palestras e outras iniciativas para desenvolvimento dos funcionários.

Existe, ainda, a chance de atuar em editoras ou de empreender nesse ramo. Os conhecimentos da Pedagogia são úteis na elaboração de materiais didáticos — como obras de literatura infantil, livros didáticos, cadernos de atividades e até jogos e brincadeiras educativas. O pedagogo utiliza conhecimentos sobre desenvolvimento infantil para adequar as obras às faixas etárias.

Encontrar valorização crescente

O que você acha: vale a pena fazer Pedagogia? Não é apenas a amplitude do mercado de trabalho que chama atenção na área. Outro aspecto vantajoso é a crescente valorização do professor. É um fenômeno justo, uma vez que a educação é um dos principais pilares de uma sociedade.

Um exemplo que colocou a educação ainda mais em foco no Brasil nos últimos anos foi a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela delimita o currículo mínimo para todas as escolas do país — o que demonstra o esforço em garantir esse direito às crianças.

Agora, os professores precisam conhecer e adequar suas metodologias de ensino à base. Em outras palavras, Pedagogia e BNCC têm tudo a ver. É por isso que aqui na Faculdade Pitágoras nos preocupamos em inserir as novidades trazidas pelo documento no currículo do curso. Assim, nossos alunos são capacitados para aproveitar as melhores oportunidades depois de formados — principalmente com o apoio do Canal Conecta, que os aproxima de grandes empresas.

Contribuir para a formação de indivíduos

Outro ponto positivo de cursar Pedagogia ou Licenciatura — cursos que preparam os profissionais para turmas de ensino fundamental e médio — é a oportunidade de contribuir para a formação das novas gerações. O professor do ensino básico é, sem dúvida, uma figura fundamental para o país.

Pedagogos e licenciados cumprem funções essenciais na educação de crianças, adolescentes e adultos. Eles ajudam a garantir conhecimentos indispensáveis à qualidade de vida, por exemplo, a leitura e a escrita. Além disso, é por meio do trabalho de um professor que as gerações se desenvolvem e contribuem para a evolução de toda a sociedade.

Não podemos esquecer que qualquer profissional do mundo precisa ter passado por professores para aprender desde os conteúdos iniciais até a sua profissão. Além disso, pedagogos também estão no ensino superior. Cursos de pós-graduação o capacitam para dar aulas nas faculdades.

Trabalhar com a inclusão social

Mais um motivo pelo qual vale a pena fazer Pedagogia está em trabalhar com a inclusão social. Pela escola, passam crianças com diversos tipos de inteligência e que precisam se inserir em uma cultura inclusiva e respeitosa.

O cenário ficou ainda mais relevante depois das políticas de inclusão para crianças com deficiência. Além de atuar nessa frente a partir da educação básica, ao ser capaz de adaptar metodologias e atender às diferenças em sala de aula, o professor também pode realizar trabalhos específicos.

Pedagogos que buscam especializações em educação especial ou em Psicopedagogia realizam atendimentos fora da sala de aula.

Assim, os profissionais da Pedagogia estão na linha de frente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com intervenções de qualidade no tempo certo, é possível ver muita evolução na educação de crianças com alguma deficiência ou transtorno.

Entrar em uma profissão que não tem idade

Uma preocupação comum a muitos profissionais é a idade para entrada ou continuidade no mercado de trabalho. Nesse ponto, podemos falar que uma das vantagens da Pedagogia é a maior flexibilidade em relação a isso.

Não há idade para começar seu curso de Pedagogia e nem para conseguir um estágio no setor público ou privado. Ao contrário de algumas áreas, a experiência é algo bastante valorizado na educação. Afinal, professores com maior vivência acumulam conhecimentos e metodologias em seu repertório.

Mas atenção: isso não significa que o pedagogo deve permanecer sempre o mesmo. É preciso se atualizar em relação às novas políticas, ferramentas de ensino e necessidades das gerações Y, Z e as que estão por vir. Juntas, a experiência e a atualização compõem o conjunto de um ótimo professor.

Afinal, a oportunidade de aprender constantemente é outra vantagem da Pedagogia. O contato com novas turmas e a formação continuada depois da faculdade fazem com que o professor se mantenha evoluindo frequentemente. Assim, além de não ter idade, a profissão é dinâmica e interessante.

E então, depois de conhecer os pontos positivos que citamos, você considera que vale a pena fazer Pedagogia no seu caso? Se esse é o seu interesse, com certeza a profissão pode ajudar a realizar sonhos. Vale destacar a importância de ter uma formação de qualidade para se capacitar para o mercado de trabalho!

Quer garantir a escolha da melhor faculdade? Inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content