Como conseguir emprego sem experiência? Veja 5 dicas!

pessoas em entrevista de emprego

Muitas vezes, quem é jovem procura as primeiras oportunidades profissionais. E mesmo com força de vontade e fome de aprender, vê as vagas de trabalho distantes. Afinal, como conseguir emprego sem experiência, né? 

Lidar com esse cenário pode ser um desafio, e é natural que você esteja preocupado nesse momento. Além disso, as ações pra ser mais competitivo exigem um pouco de esforço, principalmente pra melhorar o currículo. Você quer aprender? 

Então, se liga. A gente preparou este post com 5 dicas pra encontrar vagas sem experiência e ser bem-sucedido nos processos seletivos. Continue a leitura e coloque as sugestões em prática! 

Reconheça a importância da qualificação 

Você sabe como funciona um recrutamento? Geralmente, o profissional do RH identifica as necessidades da empresa — ou seja, quais conhecimentos, habilidades e atitudes a pessoa que vai ocupar o cargo precisa ter. A partir daí, os critérios usados no processo seletivo são fixados. 

A experiência profissional é um meio de provar essas competências. Por exemplo, se você atuou consertando computadores na empresa x, o recrutador assume que manutenção de equipamentos é uma das suas habilidades, além de considerar os comportamentos usados na função, como trabalho em equipe, se for o caso. 

Perceba que, pela mesma lógica, a qualificação também é um meio pra provar competências. Mas você não depende de uma contratação pra poder estudar e ser um profissional mais preparado.  Aí está o pulo do gato!

A preocupação com os estudos segue duas direções. A primeira delas é a formação acadêmica, mais geral e abrangente. A segunda são certificações mais pontuais, como os cursos livres pra melhorar habilidades específicas. 

Assim, a dica é pesquisar cargos e profissões nos aplicativos de emprego ou sites, especialmente as vagas sem experiência. Depois disso, leia as descrições das oportunidades de seu interesse e entenda quais habilidades são listadas. Por fim, busque cursos na internet, especialmente os gratuitos, pra adquirir as competências listadas. 

Também é importante colocar uma graduação no radar. Na página de cursos da Pitágoras, você pode conhecer as áreas disponíveis, o mercado de trabalho de cada disciplina, as modalidades de ensino (presencial, semipresencial e 100% online) e muito mais.

O ensino superior é fundamental pra ser desejado pelos melhores contratantes.      

Prepare um currículo completo 

Com um currículo sem experiência, sempre há o risco de entregar uma apresentação repleta de espaços em branco e sem grandes atrativos para o contratante. Como a gente viu, uma das formas de atacar o problema é realizar qualificações relacionadas com as profissões do seu interesse, mas existem outros métodos. 

Participar de grupos ou instituições que fazem trabalho voluntário na sua cidade é um jeito como conseguir emprego sem experiência. Outra dica é iniciar um pequeno empreendimento: mesmo algo simples, como vender doces caseiros, pode demonstrar algumas habilidades, como comunicação e negociação. 

Se você estudar assuntos como programação, língua portuguesa, planilhas e design, procure oportunidades como freelancer ou coloque seu trabalho nas redes sociais. Tudo isso será importante pra preencher o currículo e, posteriormente, pra ter o que dizer numa entrevista de emprego.

Viu só? Você não precisa enfrentar o desafio de como conseguir emprego sem experiência logo de cara. Seu currículo pode melhorar bastante ao ter inciativa e plantar uma semente em atividades que, na hora h, vão chamar a atenção do recrutador.

Conecte-se com as melhores empresas 

Um terceiro cuidado é realizar uma boa pesquisa. Inicialmente, comece pelo LinkedIn e pela página das empresas em que você se vê trabalhando –– é só jogar o nome delas no buscador. Além disso, não fique limitado a pesquisar um site de vagas sem experiência, porque as oportunidades podem estar escondidas nos portais de emprego em meio aos demais anúncios.

A pesquisa diretamente nos estabelecimentos também ajuda, principalmente nas micro e pequenas empresas. Pra você ter uma ideia, segundo números do Ministério do Trabalho, obtidos pela Revista PEGN, 55% das contratações de primeiro emprego ocorreram nesse tipo de organização, enquanto as médias e grandes companhias respondem por 45%.

Por isso, esteja conectado às melhores empresas da sua localidade, independentemente do tamanho do negócio.  

Cogite programas como o Menor Aprendiz ou o primeiro estágio 

Como conseguir emprego sem experiência é um desafio pra todos, existem programas governamentais pra facilitar a entrada no mercado. Neles, as empresas têm um custo menor com a contratação e, em troca, permitem que a pessoa aprenda no ambiente de trabalho.

Veja só!

Jovem aprendiz 

O primeiro desses programas é o Jovem Aprendiz. Esse tipo de contratação está disponível pra pessoas de 14 a 24 anos, que estão matriculados no colégio ou concluíram o ensino médio. Ao ser contratado, tem um processo de formação no ambiente de trabalho, iniciando com tarefas de baixa complexidade até conseguir atuar como um profissional completo.   

As oportunidades podem ser encontradas pesquisando por vagas pra Jovem Aprendiz. Como existe uma cota de 5% a 15% de admissões, as médias e grandes empresas costumam ter programas pra contratações desse tipo. 

Estágio 

Já o estágio é um ato educacional no ambiente de trabalho, em que o objetivo é usar na prática os conhecimentos teóricos conquistados em um curso. A ampla maioria das oportunidades é destinada aos matriculados no ensino superior. 

O estágio traz a vantagem de trabalhar na área que você deseja para o futuro. Além disso, alguns segmentos, como AdministraçãoDireito e Engenharia Civil, têm a cultura de efetivar os estagiários depois que eles terminam a faculdade. Afinal, são profissionais que ficaram até 2 anos sendo testados quase que diariamente, né?

Esteja bem preparado pra entrevistas seletivas 

Você também deve ficar de olho no passo seguinte, que é a entrevista de emprego. Se o telefone tocou com o convite pra participar, isso significa que as suas chances são reais de ser contratado. O recrutador só convida quem preenche o mínimo para o cargo.  

É hora de se destacar! As dicas sobre atividades e cursos de qualificação se aplicam às entrevistas, porque dão conteúdo pra você conversar com o recrutador. 

Imagine que você vai falar sobre o seu gosto por aprender. É mais provável que o recrutador acredite em alguém que cite cursos e qualificações recentes, do que em uma pessoa que não traga nenhuma experiência ou vivência nesse sentido. E esse raciocínio pode ser aplicado ao trabalho voluntário, ao empreendedorismo e às demais dicas, entendeu?

Tudo está conectado quando o assunto é como conseguir emprego sem experiência. Se você não tem uma carteira de trabalho repleta de empregos anteriores, leve outras informações que mostrem por que você, e só você, é a pessoa certa para o cargo. 

Outra dica é pesquisar sobre o funcionamento das entrevistas e treinar bastante. No blog da Pitágoras, temos um artigo sobre perguntas nas entrevistas de emprego e outro sobre a dinâmica na entrevista de emprego. Leia com bastante atenção e pratique pra chegar confiante na hora H. 

O autoconhecimento é outro ponto pra ficar de olho. Por exemplo, se você gesticula muito, treme as pernas, range os dentes ou tem outro tique graças ao nervosismo, reflita sobre estratégias que podem ser usadas pra minimizar o desconforto. As técnicas de oratória podem ajudar nesse cuidado.  

Aqui na Pitágoras, nossos alunos têm um portal exclusivo sobre carreira. Ele se chama Canal Conecta e reúne materiais, testes comportamentais e ferramentas pra fazer currículos. Também é nele que nossos parceiros disponibilizam vagas de estágio e emprego para os matriculados em nossos cursos. 

Continue se dedicando!

A faculdade é um ótimo lugar pra superar o desafio de como conseguir emprego sem experiência. É comum que as oportunidades com perspectiva de crescimento, que são os primeiros degraus nas carreiras de nível superior, surjam com a ajuda das instituições de ensino. Então, mesmo se você conseguir um emprego numa função sem graduação, não deixe de continuar os estudos. 

Pra te ajudar, a gente trouxe um texto do Canal Conecta gratuitamente. Acesse o conteúdo e tire suas dúvidas sobre processo seletivo e currículo! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content