O que faz um urologista? Conheça as principais funções desse especialista!

Uma das muitas especialidades da medicina é a de urologia, que é a responsável por tratar tudo o que afeta o sistema urinário. Já pensou em construir uma carreira nela?

Então confira o artigo a seguir para descobrir, exatamente, o que faz um urologista e ainda conhecer um pouco mais sobre as subespecialidades dessa profissão tão importante para a nossa sociedade!

O que faz um urologista em geral?

A urologia é a especialidade da medicina que trata de problemas que afetam o trato urinário de homens e mulheres. O profissional que opta por fazer residência nessa área fica responsável por realizar exames, indicar tratamentos e até mesmo realizar procedimentos cirúrgicos, quando necessário. 

Entre as doenças que ele diagnostica e trata estão inflamações, infecções e tumores que afetam os rins e bexiga, bem como cálculos renais, incontinência urinária e outras enfermidades que acometem órgãos como bexiga, uretra e até mesmo os testículos e pênis. Ele também pode ficar responsável por fazer transplantes renais. 

Dentro dessa área, ainda existem outras subdivisões. Algumas das mais comuns são:

  • andrologista; 
  • urologista pediatra; 
  • uro-oncologista.

Função do médico urologista em diferentes cargos e setores

Deu para perceber a importância desse profissional, não é mesmo? A seguir, nós separamos quais as atribuições dele nas suas principais áreas de atuação dentro de clínicas e hospitais. Confira!

Andrologista 

O médico andrologista é aquele que se especializa para trabalhar com a saúde dos homens. É como se fosse a versão masculina de um ginecologista, já que além de problemas do trato urinário, ele fica responsável por diagnosticar, tratar e realizar o acompanhamento de doenças que afetam o sistema reprodutor e a próstata. 

Por exemplo, esse profissional costuma auxiliar pacientes que estão sofrendo com disfunções sexuais, infertilidade, alguma deficiência androgênica e até mesmo com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

Urologista Pediatra

Outra subespecialidade na qual esse profissional pode trabalhar é na urologia pediátrica. Nela, ele fica responsável por cuidar de tudo o que envolve o sistema urinário de, desde recém-nascidos até adolescentes com menos de 18 anos.

O urologista pediatra também pode tratar condições genéticas, como doenças e malformações, como é o caso de obstruções na região urinária ou bexiga neurogênica. 

Uro-oncologista

Essa subespecialidade também costuma ser chamada de urologia oncológica e é a área da medicina que trata de tumores e cânceres que surgem no sistema urinário de ambos os sexos e no reprodutor masculino. 

As atribuições desse profissional incluem não apenas o diagnóstico, mas também o tratamento e o acompanhamento dessas doenças. O que pode incluir quimioterapia, radioterapia e até a realização de cirurgias para retirada do tecido adoecido do organismo. 

Quer se tornar um urologista? Então venha para a Pitágoras!

Se você sonha em se tornar um urologista, saiba que o primeiro passo é conseguir um diploma de Medicina e a Pitágoras está aqui para te ajudar com isso!

A instituição, que é uma das principais referências em ensino superior no Brasil, conta com um corpo docente altamente qualificado e uma infraestrutura completa e moderna. Além disso, os alunos da Pitágoras têm acesso a um sistema de avaliação inovador e a visitas a unidades de saúde, para ver de perto o dia a dia da profissão enquanto ainda estão na faculdade. 

Sabe o que é melhor? Você pode ter acesso a tudo isso pagando mensalidades com preços justos. Por isso, não perca mais tempo e faça hoje mesmo sua inscrição no nosso vestibular ou escolha uma das outras formas de ingresso que disponibilizamos para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Artigos relacionados