Faculdade de Engenharia de Produção: Conheça tudo sobre esse curso!

engenharia de produção

Desconto nota do Enem

Vamos desvendar aqui tudo o que você precisa para entender melhor como é a graduação de Engenharia de Produção. Para isso, vamos passar dicas valiosas sobre esse curso e sobre como é o perfil do estudante que deseja se tornar um engenheiro de produção. Portanto, fique conosco para vermos essas informações até o fim.

Como é o curso de Engenharia de Produção?

O curso de engenharia de produção oferece uma formação integrada para quem pretende atuar nos processos de fabricação, qualidade e gestão de matéria prima e pessoas da linha de produção. É uma graduação que possui 5 anos de duração e é de tipo bacharelado. O bacharel de engenharia de produção estará apto a realizar a gerência e o planejamento de processos na linha de produção em indústrias e grandes empresas.

Nesse curso, existe uma orientação administrativa de certas matérias, o que é fundamental para esse profissional. Que vai atuar com processos de logística e que precisa, portanto, de noções importantes da área administrativa. Assim, a parte tecnológica do curso se integra aos procedimentos de administração e foca nas diretrizes para atender às principais demandas das empresas nesse ramo na atualidade.

Aumentar o desempenho dos processos produtivos depende de uma boa gestão e coordenação. Por isso, o curso de engenharia de produção entrega as ferramentas teóricas necessárias para que o profissional formado possa exercer esse papel dentro das indústrias ou empresas.

O curso de Engenharia de Produção tem TCC, estágio ou horas complementares?

O TCC, ou Trabalho de Conclusão de Curso, deve acontecer na graduação de engenharia de produção. Nele, os alunos possuem a chance de adquirir ainda mais conhecimentos, por meio de um trabalho prático na área de engenharia de produção. Por isso, é essencial que essa etapa seja concluída no curso superior.

A carga horária para a produção do TCC é de 140 horas dentro do curso de engenharia de produção. Além disso, é preciso realizar horas nas atividades complementares. Essa é uma maneira do aluno complementar os seus estudos com atividades que sejam relevantes para o processo da aprendizagem. Nesse curso, as atividades complementares somam 420 horas.

E em relação ao estágio, é preciso realizá-lo no oitavo semestre, com uma carga horária de 200 horas para serem cumpridas.

Conteúdos estudados na Faculdade de Engenharia de Produção

Como já pudemos ver um pouco, o curso de engenharia de produção une matérias de cunho tecnológico e também administrativo. Isso é importante para formar um profissional adequado aos processos de atuação industrial. Também, por ser um ramo da engenharia, concentra matérias de cálculo e física geral.

O conteúdo estudado neste curso pode surpreender pela amplitude de matérias. Mas como se trata de um bacharelado, é comum que haja essa gama de disciplinas a serem estudadas. De um modo geral, podemos listar matérias, como:

  • Gestão da produção e manutenção;
  • Planejamento estratégico;
  • Processos de fabricação;
  • Gestão de operações e serviços;
  • Logística empresarial, dentre outros.

É importante conferir as matérias do curso para se ter uma ideia melhor sobre como ele é. Inclusive, normalmente as faculdades divulgam a matriz curricular de seus cursos, então vale a pena conferir nos sites. A Pitágoras divulga essa lista na página dedicada ao curso específico. Clique aqui para ver a página do curso de engenharia de produção.

Tour pela prova do Enem

Modalidades da Faculdade de Engenharia de Produção na Pitágoras

O curso de engenharia de produção só acontece no módulo presencial na Pitágoras. Essa é uma forma de garantir a excelência do ensino em um campo que necessita da presença do aluno em sala de aula. 

Presencial

O módulo presencial da Pitágoras pretende trazer o aluno todos os dias da semana para a faculdade. Mas em uma universidade como a Pitágoras, que possui diversos polos e unidades, é possível que você encontre um que seja mais próximo de onde mora. Essa é uma vantagem e tanto para quem quer otimizar o tempo de deslocamento até a faculdade. Por essa razão, o módulo presencial da Pitágoras pode ser excelente para você.

Perfil de quem faz Faculdade de Engenharia de Produção

O aluno que pretende fazer engenharia de produção deve ter um perfil analítico e voltado para os processos que envolvem gestão de equipes e de procedimentos. Além disso, precisa estar ligado nas novas tecnologias e gostar de inovação. 

Tecnologias

O engenheiro de produção é um profissional que atua diretamente com tecnologias para melhorar os processos de produção. Logo, é imprescindível que o aluno dessa área tenha um perfil que goste da inovação e das novas tecnologias. Que esteja atento ao que é lançado pelo mercado e que olhe com foco para poder gerir os processos de produção com maestria.

Trabalho em equipe

Por integrar os processos da produção junto às pessoas que atuam nesse nicho, o engenheiro de produção precisa ser alguém que saiba trabalhar em equipe e gerir pessoas. Muito mais do que a noção sobre a linha de montagem de um produto, por exemplo, o engenheiro de produção deve ter espírito de liderança para alavancar os processos necessários ao bom andamento da produção em determinada empresa. 

Logística e grandes responsabilidades

A cadeia de produção é algo gigantesco. Por isso, o engenheiro de produção estará sempre lidando com grandes processos, que envolvem muito dinheiro. Então, é necessário que o perfil desse aluno ou profissional seja de coragem, sem medo de ser responsável por grandes procedimentos.

Faculdade de Engenharia de Produção: atividades de um engenheiro de produção

O dia a dia de um engenheiro de produção envolve gestão e controle da produção. Podendo atuar em indústrias e grandes empresas. Também, é possível desenvolver a carreira autônoma, interagindo com essas empresas por meio de consultorias ou serviços pontuais.

Para ficar ainda mais claro para quem busca informações sobre o curso de engenharia de produção, vamos verificar aqui algumas atuações profissionais. Podemos verificar atividades, como:

  • Desenvolvimento de produto;
  • Gestão de edificações e infraestrutura;
  • Gestão em automação industrial;
  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos;
  • Coordenação dos processos de produção, dentre outros.

Faça a Faculdade de Engenharia de Produção na Pitágoras!

Na Pitágoras, você consegue realizar o seu sonho de se tornar um engenheiro de produção. Essa faculdade é um grande centro universitário, que oferece o que há de melhor para os seus alunos. Desde a infraestrutura de ponta, até professores qualificados, mestres e doutores, disponíveis para os diversos cursos que a universidade possui.

A Pitágoras carrega tradição e procura estar sempre conectada com as inovações no campo da educação. Por meio de plataformas digitais educacionais, seus alunos têm um universo de conteúdo para poderem complementar os estudos. Ainda, programas de bolsas de estudo te ajudam a conquistar o diploma da educação superior. Clique aqui para inscrever-se agora mesmo no curso de engenharia de produção.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados