Como funciona e quais as vantagens de um programa trainee?

comofuncionaequaisasvantagensdeumprogramatrainee

Desconto nota do Enem

O trainee é uma das principais oportunidades do ensino superior. O objetivo desse programa é recrutar talentos e prepará-los para funções estratégicas dentro de uma empresa, como líderes, especialistas, executivos e gerentes.

Para isso, a organização fornece a qualificação e a experiência, a fim de que os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários sejam adquiridos. Assim, ela consegue formar um profissional dentro de seus valores, princípios e normas.

Se você quer conhecer a modalidade, continue a leitura deste conteúdo! Logo abaixo, trouxemos um guia completo sobre o trainee para quem busca oportunidades durante o curso superior. Não deixe de conferir!

Entenda o que é trainee e como funciona um programa

Trainee é o profissional que passa por um processo de preparação, por meio de treinamentos e participação em diferentes setores e projetos, com o objetivo de ocupar uma posição dentro da empresa. Geralmente, é alguém entre 22 e 30 anos, que recém-completou ou está próximo de completar a faculdade.

As organizações iniciam esse programa para identificar talentos. Assim, profissionais de grande potencial são alocados em posições-chave ou sucedem os líderes atuais, sempre com uma formação adequada aos padrões estabelecidos pela organização.

No entanto, não existe uma lei. Logo, é possível que o programa tenha outras finalidades — como qualificar pessoas independentemente de permanência ou formar um banco de talentos, ao qual o RH pode recorrer para fazer contratações sempre que precisar.

Trainee X Estágio

O estágio é um ato educativo realizado no ambiente de trabalho, com o objetivo de promover a preparação para o trabalho produtivo. Ele pode ser obrigatório ou facultativo, conforme seja ou não uma exigência para obter o diploma.

Nesse sentido, embora o estágio traga vantagens, é possível identificar inúmeras diferenças em relação ao trainee. Confira, a seguir!

Estágio

Essa modalidade oferece:

  • contrato de três partes — instituição de ensino, concedente e estagiário;
  • matrícula obrigatória no ensino superior;
  • direitos e deveres previstos na Lei do Estágio, sendo diferentes dos demais trabalhadores;
  • jornada de trabalho de até 6 horas diárias e 30 horas semanais;
  • direito a 30 dias de férias remuneradas por ano de contrato;
  • redução da carga horária pela metade no período de provas;
  • bolso auxílio e vale-transporte obrigatórios no estágio facultativo.

Treinee

Essa modalidade oferece:

  • contrato de duas partes — empregador e trainee;
  • critérios de contratação definidos pela empresa;
  • direitos da CLT — como salário, férias, adicional de férias, 13º salário e multa por demissão;
  • jornada, em regra, de até 8 horas diárias e 44 horas semanais.

Etapas do programa

Um ponto que pode ajudar a entender o funcionamento de trainee é conhecer as etapas do programa. Assim, é possível enxergar as atividades e exigências do momento da contratação até a ocupação de um cargo definitivo.

Inscrição

O pontapé inicial é a abertura de vagas de trainee, como dito, para recém-formados ou pessoas nos últimos anos do curso superior. Normalmente, as oportunidades são veiculadas pela internet ou por instituições parceiras, sempre em busca de jovens talentos.

Na Pitágoras, os alunos podem encontrar as vagas pelo acesso exclusivo ao canal Conecta, que reúne grandes empresas, como Santander, Itaú, Lojas Americanas e IBM. Ou seja, ambos os veículos são utilizados simultaneamente.

Triagem

A segunda etapa serve para reduzir o número de candidatos a uma quantidade que possa receber atenção nas etapas seguintes. A triagem pode ocorrer pelo currículo, por testes online ou por outras modalidades que limitem os participantes.

Tour pela prova do Enem

Processo seletivo

Os candidatos pré-selecionados são convocados para entrevistas, testes, apresentações profissionais e dinâmicas na empresa. Aqui, os recrutadores observam comportamentos e demonstrações de competência para definir quem preencherá as vagas de trainee.

Contratação para o trainee

Os aprovados no processo seletivo passam a integrar os quadros da empresa, geralmente, por um período de 12 meses. Porém, não há uma regra. Por exemplo, algumas organizações criam uma fase inicial de 3 meses para aproveitar o período de experiência e, só se a pessoa for bem, fazer um contrato mais longo.

Aplicação do plano de desenvolvimento

O período efetivamente realizado na condição de trainee é marcado pela aplicação de diferentes métodos de educação corporativa com o objetivo de qualificar e dar experiência ao profissional. Veja algumas atividades:

  • processos de coaching;
  • mentoria com profissionais mais experientes;
  • realização de tarefas no ambiente de trabalho;
  • revezamento nos cargos e setores para aprender sobre as diferentes áreas;
  • cursos, workshops, palestras e outros treinamentos;
  • participação em projetos como líder, membro da equipe ou observador;
  • reuniões de feedback.

Efetivação

Se tudo der cero, o trainee é contratado para um cargo de nível superior, como analista ou gerente. Há empresas que já iniciam o processo seletivo com a promessa de admissão, ainda que o mais comum seja haver apenas a possibilidade.

Conheça os benefícios de participar de um programa de trainee

Tanto do ponto de vista da experiência quanto dos ganhos financeiros, o programa trainee é uma das melhores oportunidades que podem se abrir com o diploma. Você encontrará os seguintes benefícios se for contratado.

Crescer na carreira

A preparação mira em cargos importantes, especialmente funções de liderança. Por isso, é uma oportunidade de, logo nos primeiros anos de carreira, ter uma grande perspectiva de crescimento.

Conhecer várias áreas de uma empresa

Outra vantagem é não ficar preso a uma área da empresa. Normalmente, os contratantes querem alguém que conheça o negócio de cabo a rabo. Assim, você atuará mesmo em áreas atípicas para sua formação e diploma, mas, claro, sempre com preparo e orientação.

Envolver-se em projetos importantes

Também é uma característica trabalhar em grandes projetos, como o desenvolvimento de um produto, a promoção da transformação de um setor e abertura de um novo estabelecimento comercial. Logo, é uma chance de adquirir experiência rapidamente.

Estar perto de grandes profissionais

O trainee é frequentemente acompanhado pelos profissionais de renome da empresa. Isso ocorre tanto nas fases de seleção como durante o programa, gerando a oportunidade de fazer networking com pessoas-chave.

Ter uma boa remuneração

Como o objetivo é atrair jovens talentos e mantê-los na empresa, os programas somam salários elevados, geralmente no patamar de nível superior, com vales-alimentação, premiações por metas, plano de saúde etc.

Vale ressaltar que, atualmente, algumas das maiores organizações já adotam programas de trainee. Por exemplo, entre as 10 contratantes que melhor remuneram nesse segmento, temos gigantes como Ambev, Itaú, Vivo, DHL Express e Unillever.

Por isso, o ideal é acompanhar as oportunidades em grandes empresas durante a faculdade, entendendo os requisitos de cada processo seletivo e fazendo a inscrição assim que possível. Desse jeito, é possível não só aumentar as chances, como ganhar experiência de candidato.

No canal Conecta, há duas ferramentas que podem ajudá-lo. A primeira é cadastrar o e-mail para ser alertado sempre que surgir uma vaga, e a segunda é a plataforma para criar currículos, que converte os assuntos do curso em habilidades para colocar no documento.

Sendo assim, você localizará boas oportunidades e terá condições de se destacar, ficando mais próximo de participar das etapas finais do processo seletivo. Logo, será mais competitivo na busca por uma vaga de trainee.

Se quiser entender mais sobre como conquistar as melhores oportunidades de carreira, veja nosso texto sobre marketing pessoal e descubra como se tornar um profissional competitivo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados