Trainee em Engenharia Elétrica: como funciona e quais as vantagens?

trainee engenharia elétrica

Desconto nota do Enem

Uma oportunidade para aqueles que acabaram de se formar é o trainee em Engenharia Elétrica. Trata-se de um programa em que o candidato é remunerado e pode colocar em prática tudo o que aprendeu na graduação, adquirindo conhecimento e trocando experiência com profissionais de diferentes áreas.

Mas como funciona isso? Quais os benefícios que os formados no curso de Engenharia Elétrica podem ter com essa vivência?

Se você busca as respostas para essas perguntas, veio ao lugar certo! Confira o post que a gente, da Pitágoras, preparou pra solucionar os principais pontos a respeito das vagas pra trainee em Engenharia Elétrica!

Engenharia Elétrica: conheça as possíveis atuações do profissional

Pra que serve um programa de trainee em Engenharia Elétrica?

Quem se forma em Engenharia Elétrica adquire os conhecimentos e habilidades pra lidar com as diferentes etapas que envolvem os sistemas de geração de energia elétrica.

Aqui na Pitágoras, oferecemos o curso na modalidade de ensino semipresencial, trata-se de modalidade a distância, com atividades presenciais — você faz as aulas teóricas por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (do seu computador, tablet ou smartphone). Já as aulas práticas, tão importantes pra essa formação, ocorrem nas instalações da faculdade, que conta com laboratórios equipados.

Depois de formado, você está pronto para os desafios da carreira e quer mais é trabalhar, certo? Nesse cenário, surge a chance de aproveitar as oportunidades das empresas com trainee pra Engenharia Elétrica.

Olha que interessante: o trainee é um programa formatado pra quem acabou de sair da faculdade. É oferecido por grandes empresas, especialmente indústrias, com a proposta de identificar e preparar talentos de diferentes áreas.

A ideia é que o candidato possa aprender e desenvolver competências ao lado dos gestores, de modo que ele saia preparado para ocupar cargos gerenciais e conheça diferentes estilos de liderança.

Como é um trainee em Engenharia Elétrica na prática?

O trainee é regulamentado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e tem duração que varia de um semestre a 4 anos. Em geral, são programas em que os candidatos acabam tendo uma visão integral do negócio, passando por diferentes departamentos ou no chamado “job rotation”. Assim, o profissional participa de atividades e processos variados, dos mais simples aos mais complexos.

Dessa maneira, quando você é selecionado em um processo seletivo de trainee, independentemente da sua formação, trabalha em setores variados: financeiro, marketing, vendas, recursos humanos, entre outros.

Tem curiosidade pra saber como funciona um trainee em Engenharia Elétrica, certo? O objetivo das empresas é treinar e desenvolver os profissionais da área. Assim, geralmente, podem se inscrever aqueles estudantes que estão no último ano da faculdade ou formados há, no máximo, 2 anos.

Quem é selecionado pra esses programas, além de passar por diferentes departamentos, é claro que vai colocar em prática os conhecimentos que aprendeu na graduação. Nesse sentido, vai atuar com uma série de atividades, entre elas:

  • desenvolvimento de projetos;
  • análise de viabilidade dos projetos;
  • planejamento estratégico de negócios;
  • gestão de equipes;
  • elaboração de metodologias de trabalho eficazes.

Os candidatos interessados em participar de um trainee devem ficar de olho nos processos seletivos que são oferecidos pelas indústrias, concessionárias de energia, empresas de Engenharia em geral e em negócios ligados à construção civil.

A Pitágoras tem parceria com o Canal Conecta, portal em que você fica sabendo das principais vagas de trainee em Engenharia pra que tenha muito sucesso no início da carreira.

Tour pela prova do Enem

Como são os processos seletivos de trainee?

Aqui na Pitágoras, você recebe uma formação completa, pois nosso curso de Engenharia Elétrica traz todo o conhecimento e habilidades pra se dar bem na carreira. Nossa grade curricular é atualizada pra que o aluno esteja por dentro das principais tendências do setor e, com isso, possa impressionar os recrutadores.

Falando em recrutadores, uma dúvida dos candidatos é justamente sobre o que é exigido nos processos seletivos dos trainees. Bom, vamos lá! Em primeiro lugar, saiba que são longos, com várias etapas pra testar os profissionais.

Então, quem se candidata nos programas vai passar por:

  • testes de inglês, raciocínio lógico e atualidades realizados online;
  • entrevista em vídeo pra apresentação do profissional
  • dinâmica de grupo;
  • painel de negócios pra resolver um “case” (alguma situação que poderia ser vivenciada na área) junto aos diretores
  • entrevista.

Quais são as vantagens de participar de um Trainee em Engenharia Elétrica?

Agora você já sabe como funcionam esses programas. Acompanhe a seguir as vantagens de ter essa experiência!

Grande aprendizado

Lembra que comentamos que a ideia do trainee é formar profissionais? Então, é uma oportunidade pra aprender na prática sobre o dia a dia de diferentes setores de um negócio, o que vai trazer uma visão ampliada dos segmentos em que você pode fazer carreira.

Salários atrativos

Além do aprendizado, há a vantagem de você receber um salário atrativo logo que sai da faculdade. A média de remuneração para os programas de trainee em Engenharia é de R$ 4.245,00 *.

Reforço do networking profissional

Não é segredo para ninguém como os contatos podem impulsionar a carreira. Ao passar por esse programa, o engenheiro eletricista vai conhecer pessoas de diferentes áreas, ampliando, assim, seu networking profissional.

São profissionais que vão conhecer suas potencialidades, possibilitando que façam sua indicação pra vagas de emprego no futuro.

Ascensão mais rápida

Como você adquire bastante experiência com o trainee, acaba valorizando seu currículo para o primeiro emprego. O que isso significa? Que a possibilidade de conseguir cargos mais altos aumenta, porque desenvolve habilidades de liderança.

Com isso, pode ganhar uma boa remuneração, visto que o salário na Engenharia Elétrica pode chegar a R$ 9.001,00*.

Possibilidade de efetivação

Por último, temos que falar da possibilidade de o trainee virar seu emprego efetivo. Dependendo da sua dedicação, os gestores podem oferecer uma vaga, permitindo que você continue crescendo na empresa.

Não deixe essa oportunidade passar!

A ideia do post foi mostrar como funciona o trainee em Engenharia Elétrica. Se você se interessou por esse programa, a dica é buscar faculdades de referência, que vão garantir a melhor formação pra que seja selecionado por grandes empresas.

Não perca tempo! Inscreva-se no vestibular da Pitágoras e comece a construir uma trajetória profissional de sucesso!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados