O que é um trabalho voluntário e quais são as vantagens?

pessoas fazendo trabalhos voluntários

AACD, TETO, SOS Mata Atlântica: é bem provável que você tenha ouvido falar sobre alguma dessas organizações. Apesar das propostas diferentes, todas elas têm uma ligação muito forte com o trabalho voluntário. Muitos de seus membros direcionam a atuação para o voluntariado.

Mas por que a gente está falando disso? Nos últimos anos, dá pra uma crescente demanda pelo voluntariado, sendo um trabalho que beneficia não só as pessoas, locais e animais que precisam, mas os próprios voluntários.

Pensando nisso, a gente preparou esse post pra mostrar um pouco sobre as vantagens de fazer um trabalho voluntário e como isso pode impactar até a sua vida profissional. Curioso pra saber mais? Continue a leitura!

O que é trabalho voluntário?

O voluntariado é um conjunto de ações focadas em interesses sociais e comunitários. Basicamente, ele consiste na nossa doação de tempo pra ajudar o próximo. É por meio dele que organizações não governamentais e empresas fazem com que valores morais sejam construídos, como a solidariedade, característica muito valorizada no mundo moderno.

Você sabia que existem diferentes tipos de voluntariado? Se liga nestes exemplos a seguir:

  • presencial: é o mais comum, e o voluntário pode ter uma atuação continuada ou pontual –– em outras palavras, marcar presença constante ou apenas em algumas ocasiões, conforme combinado. É o caso de grupos educacionais;
  • assistencialista: também é bem popular, engajando pessoas pra atender uma demanda social urgência, como a construção de casas pra indivíduos em situação de extrema pobreza nas comunidades;
  • empresarial: essa modalidade também é bem legal e está crescendo. As empresas reúnem colaboradores pra apoiar causas sociais, como capacitar estudantes de escolas públicas para o mercado de trabalho.

Quais são os benefícios da prática?

Como a gente viu, não são só as pessoas que recebem a ajuda que sentem as vantagens do trabalho voluntário: quem faz também tem muito a ganhar. Veja quais são as vantagens de se engajar em causas do tipo!

Experiência única

O trabalho voluntário é uma experiência única. Um dos motivos é oportunidade de aprender com outras pessoas, inclusive com aquelas que estão fora do seu meio social. Mas não é só isso.

Por meio de ações de voluntariado, é possível conhecer a realidade da sociedade e de sentir que o mundo é uma grande comunidade. Quem realiza esse tipo de trabalho costuma relatar uma sensação única de bem-estar e passa a valorizar as conquistas e situações do seu dia a dia.

Contato com muitas pessoas e histórias

Uma das vantagens mais legais do trabalho voluntário é que, por meio dele, você pode expandir a rede de contatos, se ligando às pessoas e suas histórias. Conhecer a realidade do outro, vivências e características ajuda muito a ampliar a visão sobre as diferenças existentes no mundo e a importância de desenvolver a empatia.

Não só as histórias de quem recebe o trabalho, mas também daqueles que fazem, toda essa troca é muito rica. Dá pra desenvolver maior empatia pelo próximo, compreender melhor o meio em que se vive e ficar de olho nas questões ligadas aos Direitos Humanos. Esse networking favorece até mesmo a busca por oportunidades de trabalho formal.

Oportunidade pra primeira atuação

Pra muitos estudantes, o trabalho voluntário é a primeira oportunidade de atuar na sua área de estudos. Principalmente, pra quem já está no final do curso ou quer ter uma experiência profissional no currículo, o voluntariado pode ser bastante interessante.

Muitos deles têm toda uma estrutura dividida em setores, o que te permite encontrar algo que esteja dentro do seu curso de graduação, por exemplo. Ao colocar em prática todos os conceitos aprendidos em sala de aula, você acaba dando aquele up na sua carreira, né?

Como ser voluntário mesmo sem ter tempo?

Mas como fazer um trabalho voluntário se você nem arruma espaço para aquela série ou livro? Muita gente fica em dúvida sobre como pode ajudar mais, mas acaba entrando naquela questão da falta de tempo por conta das outras ocupações do dia.

Existem algumas maneiras de ajudar, a começar pelo voluntariado online. Isso mesmo! Você não precisa se deslocar pra poder fazer a sua boa ação. Quer um exemplo? Se faz algum curso ligado à área de TI ou computação, pode oferecer pra ajudar jovens carentes a mexer em algum programa ou a se iniciar na programação.

Outra possibilidade é buscar o voluntariado durante as suas férias. Existem muitos países que recebem intercambistas que desejam fazer trabalhos sociais, como ensinar crianças de comunidades muito pobres ou que não tenham acesso a um ensino de qualidade. Há também a possibilidade de atuação em causas ambientalistas, como a proteção da fauna e da flora em áreas de preservação.

Como destacar essa experiência no currículo?

Você pode e deve destacar a sua experiência de trabalho voluntário no currículo. A crescente competitividade do mercado faz com que as experiências que o diferenciam sejam decisivas no momento de contratação.

Muitas empresas têm preferência por candidatos que estejam engajados em algum projeto de voluntariado, porque sabem que essas pessoas têm desenvoltura, lidam bem com situações difíceis, são mais proativas, determinadas e empáticas. Qual organização não quer profissionais assim no seu quadro de funcionários, né?

A inserção do trabalho voluntário vai variar de acordo com o modelo de currículo. Em alguns casos, é possível preencher na parte de atividades extracurriculares, enquanto em outras você pode colocar numa seção apenas experiências de voluntariado, dependendo do número que tiver.

Adote esta ideia!

Aqui na Pitágoras, a gente sempre reforça entre os alunos a importância de se engajar numa vaga de trabalho voluntário. Além de ser uma atividade em que você emprega o seu tempo em prol do outro, é possível aprender muito. E vale lembrar conhecimento nunca é demais!

Inclusive, aqui temos o Canal Conecta, no qual os nossos estudantes têm a possibilidade exclusiva de procurar por oportunidades de trabalho. Então, vale a pena incluir no currículo pra aumentar as suas possibilidades!

A gente espera que você tenha curtido esse post. Agora, que tal aprender mais sobre as atividades extracurriculares e a importância delas na sua graduação?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content