Trabalho temporário: vale a pena se candidatar?

Trabalho temporário vale a pena

Desconto nota do Enem

Conseguir o primeiro emprego por conta da alta concorrência e falta de experiência pode ser complicado. Mas existe uma alternativa pra se colocar no mercado que traz um monte de vantagens: apostar nas vagas temporárias. O que muita gente fica na dúvida é se o trabalho temporário vale a pena.

Se isso passa pela sua cabeça, se liga nas informações que nós, da Pitágoras, reunimos pra você neste post. Continue a leitura e fique por dentro do que são as vagas por prazo determinado, como funciona o contrato de trabalho nesse caso, os benefícios e o que você precisa fazer pra ser efetivado!

O que são as vagas temporárias?

São as vagas de trabalho que funcionam por um prazo determinado. As empresas buscam candidatos pra essas posições pra substituir algum profissional por um período ou por conta do aumento da demanda de serviço, como o varejo em datas especiais. É o caso das contratações de final de ano pelo aumento das vendas na Black Friday ou Natal.

Apesar de muitas oportunidades surgirem do varejo, é possível encontrar vagas temporárias também na indústria ou setor de logística. É uma boa alternativa pra quem vive o desafio do “quero trabalhar, mas ainda não tenho experiência”.

Como funciona o contrato de trabalho temporário?

Fica com medo de apostar nesse tipo de colocação? Então, saiba que é tudo regulado pela legislação da CLT (Lei nº 6.019/1974, alterada pela Lei nº 13.429/2017). Uma das vantagens das vagas temporárias é justamente conseguir o registro em carteira, o que vai valorizar seu currículo.

Essa contratação segue um contrato, estabelecendo os direitos e deveres do empregador e empregado. Viu só como é tudo certinho? Nessa relação de trabalho, você vai ter direito a:

  • remuneração equivalente à dos outros funcionários que estão na mesma função na empresa;
  • vale-transporte;
  • FGTS;
  • jornada que não pode ultrapassar 8 horas diárias de trabalho;
  • descanso semanal remunerado;
  • remuneração das horas extras com adicional de 50%;
  • adicional noturno;
  • férias proporcionais;
  • 13° salário;
  • seguro contra acidente de trabalho;
  • indenização em caso de demissão sem justa causa.

Viu só como o trabalho temporário vale a pena? Dá pra juntar uma graninha e já se preparar pra entrar na Pitágoras, uma faculdade de excelência. Aqui, o processo seletivo é bem sossegado, porque temos a opção do vestibular online. Assim, você faz a prova agendada da sua casa.

Quanto tempo pode durar um contrato de trabalho temporário?

Se você faz parte da galera que busca saber como conseguir um emprego, já deve ter ficado na dúvida sobre o tempo de duração do trabalho temporário. Funciona assim: não pode passar o prazo de 180 dias, consecutivos ou não, com chances de ser prorrogado por mais 90 dias.

Então, considere correr atrás desse tipo de vagas no LinkedIn ou em portais como o Canal Conecta, que é um parceiro exclusivo da Pitágoras.

É interessante saber também que, caso você se dê bem na função temporária e o empregador resolva te contratar, fica dispensado do período de experiência. O que a gente quer dizer? Que passa a ter um contrato de trabalho por prazo indeterminado.

Afinal, por que trabalho temporário vale a pena?

Ao passar por essa vivência, você tem uma série de vantagens, como as que a gente mostra a seguir.

Tour pela prova do Enem

Valorização do currículo

Ao passar pelo trabalho temporário, você tem mais informações pra colocar no seu currículo online. Desse modo, quando for procurar emprego, já sai na frente, porque tem experiência profissional. Em resumo: enxergue essa colocação como um diferencial competitivo no mercado no futuro.

Desenvolvimento de habilidades

Com essa experiência, você adquire flexibilidade, porque se adapta pra trabalhar em diferentes funções, aprende a lidar com o público e supervisores e pode até desenvolver habilidades de vendas e negociação, caso seja contratado para o varejo no atendimento ao público.

Realização de networking

O contato com os superiores e outros colegas ao conquistar uma vaga de trabalho temporário vai ser o primeiro passo pra construir o networking. Estamos falando da rede de contatos profissionais, que pode dar aquele empurrãozinho no futuro pra que você conquiste novas oportunidades de emprego, recebendo indicação dessas pessoas.

Possibilidade de efetivação

Por último, saiba que há grande possibilidade de ser efetivado. Já pensou conquistar o cargo e, assim, poder planejar com mais tranquilidade seu futuro? Você pode trabalhar e fazer um curso superior da modalidade de ensino EAD aqui da Pitágoras.

O que é preciso pra ser efetivado?

Gostou dessa parte de poder ser efetivado? Quer saber o que fazer pra aumentar suas chances de se destacar e continuar na empresa? Confira as dicas abaixo.

Tenha interesse no trabalho

Muita gente só pensa no temporário como algo pra ganhar dinheiro por um tempo, mas o ideal é demonstrar interesse pela vaga, inclusive, na dinâmica de entrevista de emprego. Com isso, os recrutadores passam a ver você com bons olhos antes mesmo de começar na função.

No dia a dia de trabalho, seja pontual, dedicado e proativo: tome iniciativa pra contribuir para os bons resultados do negócio, resolvendo as dúvidas dos clientes ou ajudando algum colega.

Seja humilde

Tenha em mente também que você não precisa saber tudo, por isso, não fique com vergonha de pedir ajuda sempre que precisar. Caso cometa alguma falha, assuma que o erro foi seu e que está disposto a melhorar. Se esforce ainda pra cultivar um bom relacionamento interpessoal com a equipe.

Demonstre vontade de se capacitar

Uma coisa bem legal é deixar evidente que está buscando se capacitar e se preparando pra começar um curso superior. Com isso, mostra que coloca sua carreira em primeiro lugar e que investe no seu aprendizado, o que pode impressionar seus superiores.

Aproveite essa chance!

Não perca a oportunidade de começar sua vida profissional: o trabalho temporário vale a pena sim e pode ser a sua porta de entrada para o mercado. Se dedique à função, esteja aberto pra se qualificar com uma faculdade e dê início a uma carreira de sucesso. Lembre que a Pitágoras é a sua parceria nesse processo, oferecendo bolsas de estudo pra fazer a faculdade dos seus sonhos!

Gostou das informações que a gente trouxe neste post? Então, vai gostar de saber quais são as perguntas que são feitas em todas as entrevistas de emprego!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados