Entenda a diferença entre os principais tipos de vestibular

tipos de vestibular

Desconto nota do Enem

A faculdade está aí, e logo mais você vai enfrentar uma maratona de vestibulares. Por essa razão, é preciso entender como funciona o vestibular e quais os tipos de provas existentes pra escolher o mais adequado ao seu perfil ou aquele que ofereça mais chances de ingresso.

O fato é que os processos seletivos das faculdades estão mudando bastante, e hoje há várias opções de ingresso além do vestibular tradicional. Isso facilitou muito a vida dos candidatos, especialmente daqueles que teriam dificuldade de fazer um exame presencial.

Então, conheça os principais tipos de vestibular e escolha o ideal para você!

Qual a diferença entre o Enem e vestibular?

Pra começar, vamos falar sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerado o “maior vestibular do país”. De fato, é a principal forma de ingresso em muitas instituições públicas, porque é a avaliação utilizada pra participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) –– que dá acesso a vagas em universidades estaduais e federais de todo o país.

Porém, algumas das instituições que não participam do Sisu, assim como as particulares, utilizam a nota do Enem pra complementar a pontuação dos alunos que prestam vestibular.

Em várias faculdades particulares, os vestibulandos que tiveram um alto desempenho no Enem podem substituir o vestibular pela nota obtida no exame. Mais ainda, se você deseja pagar uma mensalidade mais barata, as instituições podem calcular desconto com a nota do Enem e oferecer bolsas de estudo de até 100%!

Você sabia que convênios com empresas rendem descontos na mensalidade? Confira aqui quais são as políticas de parcerias e convênios da Pitágoras!

Estrutura do Enem

A estrutura do Enem é bem diferente da maioria dos vestibulares comuns, tanto em relação ao estilo de enunciados quanto ao cálculo da nota. O exame é constituído de quatro provas com 180 perguntas interdisciplinares, que exigem não apenas saber conceitos básicos, mas principalmente ter habilidades de interpretação das informações e raciocínio lógico. As provas são divididas em:

  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Redação com tema da atualidade.

Quanto ao cálculo da nota do Enem, não é muito fácil prever qual será sua pontuação final, a menos que gabarite a prova. Isso porque é utilizado um método de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), capaz de evitar acertos por chutes. A redação, por sua vez, vale 1.000 pontos distribuídos em 5 competências que valem 200 pontos cada.

Enem Digital

O Enem Digital é um projeto-piloto do Ministério da Educação (MEC) pra informatizar as provas. A ideia é que até 2026 todos os alunos façam o exame pelo computador. Por enquanto, apenas pouco mais de 100 mil estudantes de cerca de 100 cidade do país vão participar.

De acordo com o MEC, a estrutura do exame permanece igual. A diferença é que as questões podem ser mais interativas e são respondidas por meio de uma plataforma digital, em um computador de escola credenciada pra realizar o exame.

Quais são os principais tipos de vestibular?

Agora que você entendeu o que é o Enem, veja os principais tipos de vestibular oferecidos pelas faculdades!

Vestibular tradicional

O vestibular tradicional consiste em uma ou mais avaliações presenciais em que você responde a uma série de perguntas, as quais podem ser alternativas e/ou dissertativas, e faz uma redação.

Nas faculdades particulares, alguns processos seletivos muito concorridos, como é o caso do vestibular de Medicina, recorrem exclusivamente à modalidade tradicional. Da mesma forma, acontece em cursos que tenham avaliações de proficiência ou habilidades específicas.

A grande limitação desse tipo de exame é que, muitas vezes, é a única chance de um aluno entrar naquela faculdade. Se acontecer algum imprevisto e o candidato se atrasar, infelizmente, ele sairá da seleção, o que gera atraso nos seus planos de vida e muita frustração. Por isso, as outras formas de ingresso que vamos mostrar compensam essa dificuldade!

Vestibular agendado

O vestibular agendado é uma alternativa de exame oferecida por algumas faculdades, a maioria particulares. A inscrição é parecida com a do vestibular tradicional, que acontece normalmente pelo site da instituição.

Tour pela prova do Enem

Basta que você clique na opção de agendar o exame e escolha, entre as datas disponíveis, a que melhor se encaixa pra você comparecer à faculdade e realizar as provas.

O vestibular agendado é um modelo de processo seletivo ideal pra quem tem alguma dificuldade de estar presente no dia e horário do exame presencial tradicional. É uma maneira de se organizar melhor pra fazer a prova com tranquilidade.

Vestibular online

Precisa de flexibilidade total, por conta dos seus horários de trabalho ou por morar longe da faculdade? O vestibular online é ideal pra você. Nesse modelo de processo seletivo tudo acontece virtualmente, desde a inscrição até a realização dos exames, incluindo a redação.

Basta que você tenha um computador ou outro dispositivo aceito pela instituição, acesse a área do candidato, local em que as provas serão realizadas, no horário escolhido e responda às questões no tempo estipulado. Além disso, se você houver algum problema, por exemplo, com a conexão da internet, você tem até 5 chances de concluir o exame.

O resultado normalmente sai entre 2 e 4 dias. Depois, basta realizar sua matrícula, e pronto! Você está na faculdade.

Como se preparar para o vestibular?

Agora que você conheceu os principais tipos de vestibular, é preciso se preparar para o exame. Lembre-se, especialmente, das dicas abaixo!

Confira os editais das faculdades

O edital dos processos seletivos é a chave pra você entender como funciona o vestibular de cada faculdade. Além de falar sobre as inscrições, ele explica como é a estrutura das provas e tudo que será cobrado durante o exame. Então, esse é o ponto de partida pra começar a estudar.

Quer entrar na faculdade? Veja aqui como se dar bem no vestibular da Pitágoras!

Faça um cronograma de estudos

Você já sabe o que vai cair no vestibular. Agora, é preciso criar um cronograma de estudos pra revisar todos os conteúdos e dar atenção especial para as matérias nas quais tem mais dificuldade.

Um bom cronograma inclui tempos distintos pra leitura, consumo de conteúdos como vídeos e aulas online, prática de exercícios e, claro, descanso! Organizar-se dessa maneira garante muito mais produtividade nos estudos.

Pratique simulados dos exames

Já ouviu aquele ditado de que a prática leva à perfeição? Quando falamos em vestibular, ter só conhecimento pode não ser o suficiente. Também é preciso entender a dinâmica do exame e saber lidar com as emoções durante a prova. Por isso, pratique bastante os simulados das provas anteriores das faculdades que prestará.

Isso te ajuda a se familiarizar com o estilo das questões e cronometrar o tempo que leva pra responder às perguntas. Assim, quando chegar o dia do vestibular, sua mente estará muito mais relaxada, evitando nervosismos que atrapalhem em seu desempenho.

Agora é com você!

Gostou de conhecer os principais tipos de vestibular? Então, aproveite que está aqui e inscreva-se agora na Pitágoras. O sonho da faculdade está a apenas alguns cliques de distância!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados