Tipos de empreendedorismo: quais são eles?

empreendedora

Ser bom comunicador, ter diferentes estilos de liderança, iniciativa, persistência, comprometimento, persuasão, capacidade de planejar e implementar projetos são algumas características favoráveis a quem deseja construir o próprio negócio. Se você se identifica com o perfil, que tal saber um pouco mais sobre os tipos de empreendedorismo?

O conhecimento no assunto é capaz de ajudar na estruturação de suas atividades, mostrando áreas com as quais você pode ter maior afinidade ou interesse. Assim, é possível trabalhar atributos e potencialidades para o seu sucesso profissional.

Continue a leitura e entenda mais sobre os tipos de empreendedorismo!

Empreendedorismo individual

A atuação por conta própria pode ser alçada a novos patamares com a abertura de CNPJ na condição de:

  • EI (empresário individual);
  • ME (microempresa);
  • EPP (empresa de pequeno porte);
  • MEI (microempreendedor individual).

Essa última é uma forma efetiva de profissionalizar o negócio para emitir notas fiscais, por exemplo, entre outras vantagens.

Existem algumas condições para a pessoa jurídica se encaixar nas categorias. A maneira mais simples adesão é o cadastro como MEI, que pode ser feito virtualmente pelo Portal do Empreendedor mediante preenchimento dos seguintes requisitos:

  • não ser sócio ou titular de outra empresa;
  • ter renda bruta anual de até R$ 81 mil.

Ainda, é preciso verificar se a sua atividade o enquadra como microempreendedor individual. Cabeleireiros, costureiras, barbeiros, churrasqueiros, enfermeiros, jardineiros, manicures e motoristas independentes (de aplicativos ou não) podem aderir à modalidade, que já conta com 10 milhões de cadastros em todo o Brasil.

O MEI só pode ter 1 funcionário registrado e usufrui de direitos previdenciários como o acesso à aposentadoria por idade e auxílio-doença. O empreendedorismo individual é uma boa aposta a quem almeja trabalho em casa, deseja atuar por conta própria, está começando agora, formando clientela ou ainda não tem faturamento expressivo.

Empreendedorismo social

Alguns negócios são desenvolvidos com propósito social, podendo ou não ter fins lucrativos. Entre os tipos de empreendedorismo, esse é focado na melhoria da vida da população, sendo promovido na prática com a implementação de um centro de saúde em comunidade carente, por exemplo.

Preocupações relativas a direitos humanos, educação, moradia, trabalho e distribuição de renda também legitimam as chamadas empresas sociais. Uma de suas formas de atuação é oferecer cursos técnicos em regiões menos abastadas com a finalidade de capacitar crianças e adolescentes para o mercado de trabalho, consequentemente, afastando-os da criminalidade.

Podemos falar também do empreendedorismo social cuja finalidade é promover sustentabilidade. São exemplos os negócios que ensinam sobre manejo da terra e cultivo livre de agrotóxicos, favorecimento ao meio ambiente, ao mercado e até mesmo à agricultura de subsistência.

Empresas sociais podem ser financiadas por capital público ou privado, desenvolver projetos pontuais ou em caráter permanente, remunerar seus funcionários ou funcionar exclusivamente com serviço voluntário. É a administração que decide se todo o lucro será voltado à atividade desempenhada ou não. O importante é a gestão ser transparente.

Empreendedorismo corporativo

Muitos discentes entram na faculdade com o objetivo de trabalhar em empresas, estruturas organizacionais complexas, cujos setores estão relacionados entre si e com o mercado, embora atuem de forma autônoma. O acesso do aluno Pitágoras ao Canal Conecta, plataforma de empregabilidade, apresenta as melhores oportunidades no ramo corporativo.

Nessa esfera, há a possibilidade de desenvolver atividades na área de recursos humanos, marketing, comercial e financeiro, entre outras. O desempenho das funções pode acontecer em todos os níveis:

  • operacional: o chamado chão de fábrica, conduzido por operários;
  • tático: área em que atuam os gerentes e coordenadores;
  • estratégico: hierarquia mais alta, composta por diretores e sócios.

Embora a experiência profissional seja importante, o grau de formação é um dos principais diferenciais para você começar no empreendedorismo corporativo em cargos melhores e com oportunidades de crescimento acelerado na carreira. Não é a toa que executivos costumar ter muitos cursos e títulos no currículo, além da bagagem acumulada no ramo.

Um técnico em Administração, por exemplo, costuma ser encarregado das burocracias e relatórios enquanto seu supervisor, com uma graduação completa na área, toma as decisões mais importantes e estratégicas.

Empreendedorismo público

A imagem do gestor é facilmente associada ao setor privado, mas quase nunca à atuação na esfera pública. Assim como empresas varejistas precisam ser bem conduzidas, instituições e órgãos públicos carecem da mentalidade empreendedora para cumprirem suas finalidades. Entre os tipos de empreendedorismo, esse é aplicado nas:

  • autarquias: categoria a que pertencem o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis);
  • empresas públicas: classificação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e da INFRAERO (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária);
  • sociedades de economia mista: como a Petrobras e o Banco do Brasil;
  • fundações públicas: a exemplo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Estamos falando de organizações que ajudam União, Estados, Municípios e o Distrito Federal, bem como os ministérios e a secretarias, a cumprirem suas pastas. Assim, asseguram e promovem direitos básicos da população, como os previdenciários, a proteção ao meio ambiente e a promoção da saúde.

A Fiocruz, por exemplo, realiza pesquisas científicas a fim de combater o Covid-19 e, para isso, inaugurou centros de saúde para tratar os pacientes em meio à pandemia.

Entre os tipos de empreendedorismo, esse ganha notoriedade pela necessidade de uma gestão eficiente de recursos advindos do próprio povo, que contribui pagando tributos. Políticas públicas e outras ações governamentais têm espaço nessa esfera com destaque para a atuação do servidor público, essencial para o funcionamento da máquina estatal.

Empreendedorismo de conhecimento

É promovido por quem tem profundo conhecimento técnico e prático sobre determinada área. Por exemplo: o dono de uma rede de franquias de drogarias tem alta expertise nesse segmento.

Ele estruturou um modelo de negócio eficaz e replicável, passível de ser cedido a quem deseja abrir outra unidade da marca em troca de uma porcentagem mensal sobre o faturamento do terceiro. Notou como esse é um dos tipos de empreendedorismo mais interessantes?

Trata-se de monetizar o conhecimento, atitude de quem oferece consultorias na qualidade de especialista em um assunto. O advogado empresarial pode ajudar o colega que atua em Direito de Família em uma ação específica de divórcio envolvendo empresa familiar. O exemplo prova que empreender abrange muitas esferas, até mesmo a jurídica.

Independentemente da modalidade eleita (individual, social, corporativa, pública ou de conhecimento), o curso de Administração oferece respaldo para atuação em todas elas. A escolha de uma faculdade que dê a você conhecimento humano, além de técnico, faz toda a diferença na sua vida profissional.

Ao escolher a Pitágoras, você tem uma formação ampla, com acompanhamento contínuo, professores qualificados e uma infraestrutura que contribui para seu desenvolvimento. Além da modalidade de ensino presencial, você ainda pode se graduar em Administração a distância ou no semipresencial, o que favorece a sua rotina.

Os tipos de empreendedorismo aqui apresentados evidenciam possibilidades de carreira que podem ser alavancadas com um investimento adequado na sua formação. Boas instituições de ensino superior em todo o país viabilizam o acesso à educação de qualidade com ótimo custo-benefício.

Falando nisso, confira nosso post com 6 dicas infalíveis de como empreender durante a faculdade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.