Tecnologia na educação: entenda a evolução no ensino superior

profissional de tecnologia na educação

Desconto nota do Enem

A tecnologia na educação traz recursos pra lá de especiais para o aprendizado, permitindo uma interação maior dos alunos e dinamismo pra aulas. Não dá pra negar: isso oferece aquela força extra na hora de estudar, né? Um dos avanços da era digital é justamente a modalidade EAD, ajudando a galera a conquistar o diploma da faculdade sem complicação.

E aí? Quer entender como ocorreu a evolução dessas inovações no ensino e o impacto no curso superior? Então, não deixe de conferir o post que a gente, da Pitágoras, preparou pra você sobre o assunto!

O processo de evolução das tecnologias na educação

Já reparou que a gente usa a tecnologia em grande parte das nossas atividades do dia a dia? A gente acessa serviços bancários, faz compras, conversa com amigos e compartilha imagens, tudo pelo celular.

É a era digital que chega pra transformar as nossas vidas com a conectividade e automação dos processos, que agiliza pra caramba a nossa rotina. É claro que a educação não poderia ficar de fora disso tudo, né? A tecnologia na faculdade já é uma realidade, te ajudando a mandar bem na construção do seu futuro profissional.

Mas se você pensa que isso tudo aconteceu com a internet, está muito enganado. Essa revolução digital é bem mais antiga e vem lá da década de 1980, quando o computador começou a ganhar espaço na vida das pessoas dos países mais desenvolvidos. Só que, naquela época, era algo bem distante do ambiente escolar.

Com a popularização desses equipamentos, surgimento de outros dispositivos, como os tablets e smartphones, e uma internet mais rápida, a tecnologia na educação ganhou destaque. Ela passou a facilitar o trabalho do professor na preparação das aulas e avaliação da turma, além de potencializar o aprendizado.

Assim, aquela imagem dos estudantes enfileirados nas carteiras apenas ouvindo o professor mudou. Agora, você ganha autonomia pra buscar conhecimento e tem um monte de recursos pra aprender, o que facilita na hora de fixar as matérias.

O impacto no ensino superior

As principais tecnologias na educação proporcionaram novas tendências pedagógicas e revolucionaram todos os níveis de ensino. Mas quando a gente fala do curso superior, é preciso dar um destaque maior. Fazer faculdade usando a conexão da internet e computador transformou a realidade de uma galera que não tinha acesso à graduação.

Muita gente precisa trabalhar, olhar os filhos em casa, tem alguma limitação que impede o deslocamento pra instituição ou ainda mora em áreas distantes, em que não existe uma faculdade. Esse pessoal, no passado, não podia fazer planos pra carreira, já que alcançar o diploma do ensino superior era algo impossível.

Hoje, com os recursos tecnológicos, é possível estudar de qualquer lugar e o melhor: cursando uma faculdade particular da mais alta qualidade, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Bacana, né? Agora, é só escolher direitinho a área que mais se encaixa no seu perfil profissional e se inscrever no vestibular online — de preferência, aqui na Pitágoras —, em que você faz a prova a distância.

Aí é só começar o curso de Tecnólogo, Licenciatura ou Bacharelado no formato EAD e dar o primeiro passo pra se qualificar para o mercado de trabalho. A gente oferece várias graduações nas mais diversas áreas do conhecimento –– desde a Administração até a Odontologia.

A inovação dentro e fora da sala de aula

As tecnologias na educação são legais, porque contam com recursos dentro e fora da sala de aula. Confira a seguir as principais ferramentas digitais.

Tour pela prova do Enem

Ambiente virtual de aprendizagem

É a plataforma que te deixa acessar todos os módulos do curso superior do local que quiser. É onde ficam as aulas gravadas, exercícios e material didático digital. O mais legal é que ninguém precisa ser um expert em tecnologia pra usar esse canal: é tudo muito simples pra que você acompanhe o curso com tranquilidade.

Nesse ambiente, tem ainda um fórum em que você pode conversar e discutir assuntos com a turma, além da ajuda dos tutores online pra tirar dúvidas e resolver qualquer problema.

Realidade virtual

Ninguém precisa ir muito longe pra conhecer o mundo ou ter uma experiência mais futurista. Com a realidade virtual, você coloca uns óculos especiais e usa softwares ou equipamentos específicos pra ser levado pra outros ambientes. Dá pra ver museus de diferentes países e até caminhar pelo espaço.

Com essa tecnologia no ensino superior, você consegue explorar objetos, podendo construir uma maquete em 3D. É uma ferramenta que vai tornar a aprendizagem mais prazerosa e permitir uma interação maior do aluno com o conhecimento em sala de aula.

Gamificação

Tem como não querer jogar um videogame, avançando as fases e superando um monte de desafios? Essa é a proposta da gamificação: um modelo interativo de ensinar utilizando as regras, lógica e design dos jogos.

São plataformas em que é preciso solucionar problemas ou responder questões pra avançar, numa experiência dinâmica e motivadora de aprendizagem.

Aulas ao vivo

As inovações digitais permitem ainda a transmissão de aulas ao vivo. Essa é uma forma de acompanhar as matérias e interagir com o professor, mesmo que vocês estejam em cidades diferentes.

A expansão da tecnologia EAD

O EAD chegou pra ficar e te oferece duas opções: a semipresencial e a 100% online. De qualquer forma, dá pra aproveitar a flexibilidade de estudar no horário e local que quiser e ainda as mensalidades mais baixas oferecidas nessas modalidades de ensino. Sem contar que, com essa experiência, você adquire habilidades digitais, que são pra lá de valorizadas no mercado.

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) estima que, em 2023, mais gente vai se matricular em graduação EAD do que no formato presencial. Segundo o MEC, desde 2016, a matrícula no ensino superior EAD tem um crescimento de 5% ao ano.

Isso é o reflexo das instituições que fazem o investimento em educação priorizando essas tecnologias pra oferecer um ensino de qualidade e também acessível pra todo mundo. Sabe do melhor? Você encontra tudo isso na Pitágoras. Vem ver mais benefícios de estudar com a gente:

  • acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal de empregabilidade que te ajuda a encontrar vagas de emprego ou estágio;
  • professores altamente qualificados e uma infraestrutura completa, tanto física quanto digital;
  • Portal do Aluno fácil de acessar e com tudo que você precisa pra se desenvolver durante a graduação;
  • bolsas e créditos estudantis pra te ajudar a arcar com as mensalidades;
  • diversas formas de ingresso, pra você garantir a sua vaga no ensino superior com mais tranquilidade.

Tem vontade de fazer o curso superior, mas acha difícil? Então, aproveite as tecnologias da educação e todas as facilidades que as novas ferramentas digitais oferecem pra você mandar bem e conquistar seu diploma de graduação.

Já que a gente está nessa pegada de mundo digital, fique por dentro de quais são as tecnologias do futuro e como elas vão afetar o mercado!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados