Qual a diferença entre um técnico em Logística e um graduado?

profissional de logística

Muitas pessoas escolhem o curso técnico em Logística porque ele é rápido, como uma formação complementar ao ensino médio. Mas sabia que as principais faculdades do país também têm graduações de curta duração com várias vantagens e até ingresso facilitado, como acontece aqui na Pitágoras?

Aqui você pode se tornar um tecnólogo na área! Esse título alavanca sua carreira porque, diferentemente do curso técnico, te dá o diploma de nível superior. Assim, te permite começar numa posição melhor no mercado de trabalho.

Continue na leitura pra entender por que o curso superior de Logística pode ser uma porta de entrada pra uma vida profissional de sucesso. Estamos falando de um setor que só tende a crescer em todo o mundo e a demandar cada vez mais pessoas qualificadas.

O que faz o profissional da Logística?

Antes de tudo, vamos conferir o que é Logística. Essa é a área responsável por prover informações e recursos necessários às organizações com inteligência, custo reduzido, rapidez e eficiência. Existe tanto nas empresas privadas quanto nas instituições do poder público e nas entidades do 3º setor.

Esse ramo cuida do planejamento, abastecimento, armazenagem, transporte, distribuição e estoque de produtos. Uma rede de varejo não funciona sem ela, assim como uma indústria de doces precisa do profissional de Logística pra comprar os insumos que vão desde as receitas até as embalagens.

Da mesma forma, o poder público e o 3º setor dependem da área em suas funções. Pense na estrutura necessária pra abastecer postos de saúde com vacinas e remédios e em como as ONGs precisam se organizar pra realizar eventos em comunidades carentes, providenciando alimentação, espaço e material recreativo, por exemplo.

Modalidades do curso de Logística

Agora que você já tem uma ideia do que faz o profissional da área, entenda as opções pra começar na carreira. A primeira é a formação técnica, que não é graduação, mas um simples curso complementar a quem está fazendo ou já concluiu o ensino médio.

Quem opta pelo ensino superior no ramo tem melhores perspectivas e remuneração na carreira. O curso de Logística que forma o aluno como tecnólogo é oferecido pela Pitágoras nas modalidades de ensino presencial, semipresencial ou 100% online, com duração de 4 semestres. Veja entre as nossas unidades a mais próxima de você!

Também é possível atuar na área escolhendo a graduação comum, aquela com duração mínima de 4 anos que te forma bacharel. O curso de Administração pode te abrir essa porta, embora seja mais generalista e não tão focado exclusivamente em Logística.

Vem com a gente entender melhor essas opções!

Qual é a diferença entre técnico em Logística e graduado?

O primeiro é formado em um curso técnico, ou seja, não se trata de uma graduação, e sim um plus ao ensino médio. Nesse caso, o conhecimento é transmitido de forma prática e mais simplista.

Já o graduado é alguém formado em instituição de ensino superior, seja como bacharel ou Tecnólogo em Logística. O foco também é profissionalizante, mas de um jeito mais completo e totalmente voltado pra uma preparação teórica e prática para o mercado de trabalho.

Confira a grade curricular do curso na Pitágoras:

  • matemática financeira;
  • processos gerenciais;
  • estatística;
  • gestão de projetos;
  • gestão de pessoas;
  • cadeia de suprimentos
  • operadores logísticos.

A diferença entre o ensino técnico e o Bacharelado é que o bacharel acaba se aprofundando mais na teoria (até por causa do tempo de curso). Ainda está confuso? Veja outras diferenças.

Mercado de trabalho

Justamente por ser voltado à capacitação profissionalizante, o curso técnico em Logística tem um viés operacional, mais “mão na massa”. Esse aluno vai entrar no mercado de trabalho realizando rotinas administrativas (inclusive, com foco na Administração do futuro pra uma carreira de sucesso no longo prazo). Estamos falando de tarefas como:

  • controle de estoque, da frota e das agendas;
  • cuidado com a documentação para o transporte de mercadoria;
  • composição de carga;
  • preparação e expedição de produtos pra entrega.

Já o bacharel em Logística tem um papel essencialmente estratégico, até por causa da sua bagagem teórica. É ele quem realiza atividades como:

  • planejamento de compra de suprimentos;
  • negociação com fornecedores;
  • previsão de despesas, cálculo de custos e estruturação de orçamento;
  • estudo da viabilidade de implementação de um novo centro de distribuição.

Pensando na Logística como uma orquestra, o técnico é, em regra, o músico e o bacharel, o maestro.

Salários

A remuneração varia conforme ramo de atuação (público, privado ou 3º setor), porte da empresa e cargo ocupado. Também vale ressaltar que o graduado tende a ganhar mais que o técnico por causa de sua formação e, consequentemente, das funções que ocupa em razão disso, acumulando mais responsabilidades.

O salário do profissional de Logística é de R$ 2.369* no nível técnico Quem opta pela faculdade tem maiores chances de chegar a cargos altos e melhores remunerados, até porque eles exigem estratégia e tomada de decisão. Imagine ser gerente na área com teto salarial de R$ 10.631,12*.

Como escolher a melhor opção?

Não existe plano ideal. Você deve eleger o curso que melhor satisfaz as suas necessidades e interesses mantendo em mente o quanto uma graduação faz a diferença na sua qualificação profissional. O ensino superior não só abre a porta para o mercado de trabalho como também te posiciona melhor e impulsiona a sua carreira.

Se a intenção é começar a trabalhar rápido, lembre de que tanto o técnico quanto o Tecnólogo te deixam se formar logo. Caso queira uma forte base profissionalizante, opte pelo curso superior, que te dá visão estratégica além do conhecimento teórico. Ainda dá pra eleger as modalidades de ensino a distância se precisar de flexibilidade de horários.

Falando nisso, o EAD da Pitágoras é certificado pelo MEC e reconhecido em todo o território nacional. Conte com uma faculdade de peso no seu currículo!

Independentemente da escolha, o perfil do aluno de Logística é de uma pessoa analítica, organizada, que lida bem com processos e planejamento, além de ter bom raciocínio lógico e matemático.

Gostar de trabalho em equipe, ser bom na tomada de decisão e ter ótimo relacionamento interpessoal também fazem toda a diferença na carreira. Quem conquista o diploma em Logística ainda se destaca no mercado de trabalho se tiver espírito de líder — dá só uma olhada no nosso post sobre estilos de liderança.

Por que cursar Logística na faculdade Pitágoras?

Que tal investir num curso superior com alta qualidade de ensino, apoio personalizado ao aluno e ambiente virtual de aprendizagem acessível e facilmente navegável? Isso sem falar do nosso material didático, corpo docente altamente gabaritado e excelente infraestrutura.

A Pitágoras está entre as melhores faculdades particulares do país e tem parcelas que cabem no seu bolso!

A grade curricular do nosso curso conta com matérias de Logística especialmente estruturadas pra sua qualificação profissional. Além do mais, temos o ensino presencial, semipresencial e totalmente a distância pra você escolher o que melhor te atende.

A Pitágoras também tem diferenciais como o Canal Conecta, portal de empregabilidade em que você tem contato com a melhores oportunidades do mercado. Nada mal esse pontapé pra sua carreira, certo?

O técnico em Logística tem um amplo campo de trabalho a explorar e pode alçar voos ainda mais altos investindo num ensino superior de qualidade. Se você se identifica com o perfil do curso superior, venha estudar com a gente no Tecnólogo.

Se inscreva no vestibular online Pitágoras e comece a construir sua carreira de sucesso!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content