Entenda como o SisFIES funciona na prática e tire suas dúvidas

homem procurando informações sobre como funciona o sisfies

Desconto nota do Enem

O FIES é um financiamento estudantil que beneficia estudantes do Brasil inteiro. Por ser um programa com um porte tão amplo, pode apresentar desafios em sua gestão. Assim, para descomplicar esses processos, o Ministério da Educação desenvolveu o SisFIES, o Sistema Informatizado do FIES.

Por meio dele, todos os processos referentes ao financiamento estudantil foram transferidos para o ambiente virtual. Com isso, ficou mais fácil para os alunos e para as entidades mantenedoras acessarem o sistema.

Como as ações estão concentradas nesse portal, preparamos este artigo para explicar como o SisFIES funciona na prática. Assim, você não terá dúvidas com relação ao seu funcionamento. Continue lendo para conhecer melhor esse sistema, o que pode ser realizado por meio dele e como usar esse portal.

O que dá para fazer por meio do SisFIES?

O SisFIES é o sistema informatizado do financiamento estudantil desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia do Ministério da Educação. O objetivo foi sistematizar todos os processos do FIES para facilitar as operações realizadas pelos candidatos e pelas entidades mantenedoras.

Por meio do SisFIES, é possível fazer pesquisas e realizar diversas ações totalmente online, como:

  • inscrição;
  • simulação de financiamento;
  • renegociação;
  • aditamento de contrato;
  • consulta à legislação;
  • análise de condições de financiamento;
  • verificação da lista de instituições participantes e de cursos disponíveis.

A seguir, explicamos com mais detalhes sobre as principais opções que você tem à sua disposição no sistema online do FIES. Veja!

Inscrição

Ao cadastrar-se no site do FIES, antes de receber o benefício, seu perfil será analisado. Caso seja selecionado, então, é no sistema online do FIES que você realmente fará a sua inscrição, gerando o comprovante para comparecimento na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da faculdade que vai cursar.

Simulação de financiamento

No sistema, você também conta com uma ferramenta para simular o FIES e conferir todos os detalhes de como ficaria o financiamento. Nesse simulador, é possível verificar como será a sua dívida no futuro e o valor mensal que precisará dispor para esse financiamento. Para fazer a simulação, é preciso entrar com os seguintes dados:

  • semestre no qual fará inscrição no programa;
  • quantidade de semestres do curso;
  • quantidade de semestres já concluídos (se for o caso);
  • tipo de bolsa do Prouni (se bolsista);
  • porcentagem desejada para o financiamento;
  • valor da semestralidade;
  • dia de vencimento da mensalidade.

Depois, é só clicar em “Simular” para ter uma noção de como ficará o financiamento. Lembrando que esse é apenas um exemplo e não exatamente as condições que constarão no contrato.

Renegociação

Caso o estudante tenha atrasado o boleto do FIES e, por qualquer motivo, não esteja conseguindo cumprir com seus compromissos, ele também pode acessar o sistema online. O objetivo é fazer a renegociação da sua dívida, a fim de conseguir quitar o seu saldo devedor.

Aditamento de contrato

O contrato do FIES é referente a apenas um semestre; por isso, se o aluno desejar ser beneficiado pelo financiamento no semestre seguinte, ele precisa fazer o aditamento do contrato. Lembrando que isso também tem um prazo estabelecido que, se não for cumprido, pode fazer o estudante perder o seu benefício.

Tour pela prova do Enem

Abatimentos

O abatimento é mais uma vantagem oferecida pelo FIES, mas destinado apenas para aqueles que se formaram como médicos ou professores utilizando o programa. Para eles, é possível acessar o SisFIES e solicitar um abatimento de 1% mensal no saldo devedor.

Absorção por morte ou invalidez

Enquanto beneficiário do FIES, caso o estudante venha a óbito ou sofra invalidez permanente, ele pode recorrer ao SisFIES para pedir a absorção do saldo devedor. Isso significa que nem o estudante nem a sua família terão mais obrigações financeiras com o financiamento, e a dívida deixa de existir, em função do seguro contratado.

Como usar o SisFIES?

Por ser um sistema muito completo, ele é composto por três sites disponibilizados para públicos diferentes. O Portal SisFIES é o mais generalizado e completo, no qual você pode tirar todas as suas dúvidas sobre os processos do FIES. Ele é destinado para o público de um modo geral e para os candidatos que foram pré-selecionados pelo financiamento.

Tanto os estudantes quanto as entidades mantenedoras podem acessar o Portal SisFIES e realizar algumas ações por meio dele. No entanto, dependendo do que precisa ser feito, o usuário será direcionado para um dos dois outros sites que compõem o sistema: o SisFIES aluno e o SisFIES mantenedor.

SisFIES aluno

Esse site é restrito para os estudantes já cadastrados, uma vez que precisa de dados pessoais para ser acessado.

SisFIES mantenedora

É de acesso exclusivo às entidades que são mantenedores do financiamento estudantil e também das instituições de ensino que participam do programa, caso aqui da Pitágoras.

É importante saber que o processo de financiamento não inicia no SisFIES. Primeiro, é preciso cadastrar-se no site do FIES para que seu perfil seja analisado. Caso você seja pré-selecionado, então, será liberado para acessar o SisFIES e finalizar a sua inscrição para concorrer a uma vaga.

Portanto, você apenas poderá utilizar o sistema online do FIES se passar na primeira seleção. Dessa forma, deve seguir os passos registrando informações referentes ao valor da semestralidade do curso, dados da agência onde fará o financiamento, a modalidade da fiança e a adesão ao seguro.

Depois, sempre que precisar acessar o sistema do FIES para cumprir uma das ações que citamos, será necessário preencher os dados para fazer login: o número do seu CPF, a senha registrada e uma verificação do código informado na página.

É importante estar atento na hora de fazer o seu cadastro no SisFIES porque, uma vez que você for pré-selecionado, tem um prazo para finalizar o seu cadastro no sistema. Portanto, acompanhe os resultados e mantenha seus dados de contato atualizados, para que não acabe perdendo sua vaga.

Ficou mais claro o que é o SisFIES? Ele facilita muito a vida do aluno possibilitando realizar processos pela internet, sem restrições de horário. No entanto, tenha cuidado para não perder prazos de solicitação de cadastro e pagamentos. Assim, você aproveita essa oportunidade de fazer o seu curso superior sem preocupações financeiras.

Saiba mais sobre o financiamento estudantil e outras opções de bolsas de estudos. Faça o nosso quiz para descobrir qual é a melhor  opção para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados