Como é o mercado de trabalho na área de Serviço Social?

profissional de serviço social e criança

Desconto nota do Enem

Se você quer ser assistente social pra trabalhar pelos direitos da coletividade, deve ter um montão de perguntas sobre o mercado de trabalho no Serviço Social. O interessante de fazer esse curso é justamente contar com oportunidades em áreas públicas, privadas e também no terceiro setor.

Então, se você escolher essa faculdade não vai ficar perdido na hora de procurar um trampo. Duvida? Pra explicar direitinho as perspectivas dessa profissão, a gente preparou este post. Se liga nas informações a seguir, porque tem tudo sobre o curso de Serviço Social, as funções do profissional e se é tranquilo ou não arrumar um bom emprego na carreira!

Como é o curso de Serviço Social?

É uma faculdade que dura 4 anos, do tipo Bacharelado. Aqui na Pitágoras, dá pra cursar nas modalidades de ensino semipresencial e 100% online. Vale lembrar que é uma formação diferente da Sociologia e Ciências Sociais.

Com as disciplinas do curso de Serviço Social, você fica craque em entender a realidade da sociedade e aprende a como intervir nelas. Assim, pode trabalhar pra integração dos indivíduos, principalmente aqueles que ficam à margem, quer dizer, em situação de vulnerabilidade. Vai estar pronto pra planejar e colocar em prática programas sociais e políticas públicas voltadas para o bem-estar coletivo.

Se você é daqueles que não aguenta ver injustiças e quer lutar pelos outros, esse curso é a sua cara. O trabalho é bem dinâmico, sendo possível lidar com diferentes grupos, como moradores de rua, refugiados, pessoas de baixa renda, presidiários, dependentes químicos, entre outros. Vai ajudar em aspectos como educação, saúde, moradia, emprego, auxiliando-os a conquistarem seus direitos e terem uma vida mais digna.

Bacana, né? Aqui na Faculdade Pitágoras, as formas de ingresso incluem o vestibular online e o uso da nota do Enem. A ideia é que você comece a construir seu futuro profissional sem complicação.

Quais são as características dessa faculdade?

Ficou animado pra fazer essa faculdade? Então, se prepare pra acompanhar diferentes temas, entre eles:

  • Administração e Planejamento de Serviço Social;
  • Classes e Movimentos Sociais;
  • Direito e Legislação Social;
  • Direitos Humanos;
  • Ética, Política e Cidadania;
  • Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social;
  • Gestão Social;
  • Políticas Sociais no Brasil;
  • Psicologia Social;
  • Serviço Social e Processo de Trabalho;
  • Serviço Social e Terceiro Setor;
  • Serviço Social na Área da Assistência Social;
  • Serviço Social na Área da Educação;
  • Serviço Social na Área da Saúde e Previdência Social.

Além de acompanhar as matérias, você vai precisar ainda desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e também cumprir as horas do estágio supervisionado. Essa é uma experiência muito legal, porque dá pra conhecer como é a real rotina nessa carreira.

Assim, se você quer entender sobre políticas sociais, direitos humanos, desenvolvendo uma visão crítica e questionadora da realidade, comece a se planejar pra cursar a faculdade de Serviço Social.

Quais são as perspectivas de trabalho?

Gostou de entender como é esse curso aqui na Pitágoras? Mas a gente aposta que você ainda quer saber: no Serviço Social, o mercado de trabalho é bom? Pode ficar tranquilo, porque com o diploma e registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de seu estado você encontra diversas oportunidades. É só dar uma espiada em portais de vagas pra ver que a área oferece um tanto de opção. Inclusive, a gente tem uma parceria exclusiva com o Canal Conecta, sabia?

Tour pela prova do Enem

E não pense que é só em cidades grandes, porque todo lugar, mesmo os municípios menores, precisa de assistentes sociais, principalmente no setor público.

Sem contar que, no Brasil, o que pega é a desigualdade social, então tem uma galera sem acesso a direitos básicos. Isso abre bastante espaço para o trabalho desse profissional. Além de fazer carreira pública, dá pra se destacar também em empresas privadas e aproveitar as oportunidades no terceiro setor.

Não dá pra falar de Serviço Social e mercado de trabalho sem colocar a remuneração do profissional, né? Vamos lá: a média salarial do assistente social é de R$ 2.533,74*, de acordo com o site de recrutamento Catho.

Quais são as funções que o assistente social exerce?

A gente já fez um resumão sobre o que é Serviço Social, mas ainda não explicou as funções desse profissional. Ele é quem trabalha com o planejamento, execução e avaliação de projetos sociais e políticas públicas. Está preparado ainda pra fazer perícias técnicas, estudos socioeconômicos, vistorias e pareceres pra organizações públicas e privadas.

Quem passa em concursos no Brasil, por exemplo, pode atuar nas esferas municipais, estaduais e federais, em que é possível trabalhar em diferentes áreas do Serviço Social, como:

  • assistência social, atuando em centros de acolhimento de jovens e crianças ou de referência especializados que atendem a população;
  • segurança, podendo trabalhar em presídios e unidades de atendimento socioeducativo;
  • educação, encontrando espaço em escolas, centros técnicos, universidades e secretarias da área;
  • saúde, com um campo amplo de atuação em hospitais, unidades básicas de saúde e outros locais de atendimento da população;
  • judiciário, atuando na área técnica em setores que envolvem a infância, idoso e violência doméstica;
  • previdência social, auxiliando na resolução de problemas que possam surgir na hora de o cidadão requerer algum benefício.

Quer fazer a faculdade de Serviço Social, mas acha que a carreira pública não é pra você? Calma, porque dá pra trabalhar em organizações privadas, como escolas, faculdades e hospitais.

O trabalho em Serviço Social pode ocorrer ainda em empresas, especialmente aquelas do ramo de mineração e de grandes empreendimentos. Elas costumam buscar o profissional pra fazer estudos de impacto social antes de começarem a explorar alguma área. Nesse caso, você vai elaborar e coordenar projetos voltados, por exemplo, pra transferência de famílias e garantir seu bem-estar físico, psicológico e social.

Por último tem ainda as entidades sociais e fundações que sempre oferecem vagas pra quem tem o diploma de Serviço Social e se identifica com o terceiro setor. Há espaço pra diferentes perfis profissionais.

Viu como só tem coisa boa quando se fala no mercado de trabalho em Serviço Social? É uma carreira que permite muito crescimento, sem contar que você vai ter uma atuação gratificante, transformando pra melhor a vida de muitas pessoas.

E aí? Está atrás de uma instituição de ensino nota 10 pra fazer o curso de Serviço Social? Conte com a gente! Aqui na Pitágoras, você pode realizar o vestibular online: não perca tempo e faça sua inscrição!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 107

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados