7 séries de médicos para te inspirar a se tornar um 👨‍⚕️

mulher assistindo séries

Desconto nota do Enem

Grey’s Anatomy talvez seja a mais icônica série médica da TV, mas existem várias outros dramas fictícios — inclusive um nacional — que têm como pano de fundo o ambiente hospitalar e a rotina de enfermeiros e, claro, de médicos.

Essas séries conquistam fãs por todo o mundo e são capazes de despertar nos estudantes a vontade de fazer um curso de Medicina pra viver aquela rotina mostrada nos episódios. Mas não pense que os dramas são exclusivos de quem escolhe essa graduação, porque todos os episódios garantem uma boa dose de inspiração ara qualquer profissão, tratando de temas como vulnerabilidade, liderança, companheirismo e ética.

Então, se você gosta da área de Saúde e acha que a orientação profissional te leva pra esse caminho, não perca a lista de séries de médicos preparada pela Pitágoras!

Grey’s Anatomy

A mais querida e inspiradora das séries dramáticas de médicos é A Anatomia de Grey. Ellen Pompeo dá vida à personagem Meredith Grey, que inicia a narrativa como residente no Hospital Seattle Grace ao lado de seus companheiros Alex Karev, Cristina Yang, Izzie Stevens e George O’Malley.

Há um enredo que se estende pelas 16 temporadas, e vai além dos dramas de saúde dos pacientes apresentados a cada episódio. O fio da narrativa envolve a família e os relacionamentos amorosos e profissionais de Mer. Quem assiste à série pode ver que o crescimento profissional da protagonista se deve a muitas horas de estudo, pesquisas e comprometimento com a carreira de quem escolhe conhecer tudo sobre Medicina.

Onde assistir

Grey’s Anatomy é exibida no Brasil pelo canal Sony e pode ser vista também na plataforma Netflix e pelo Globoplay. Mas há negociações em curso pra entrada da 16ª temporada na Amazon Prime.

The Good Doctor

Shaum Murphy é o médico protagonista da série. O que ele tem de diferente, e que poderia ser um empecilho pra carreira, se torna motivo de seu sucesso profissional. O Bom Doutor conta as dificuldades pelas quais passa esse jovem cirurgião que convive com autismo e savantismo.

No Hospital San Jose St. Bonaventure, na Califórnia, Shaum não só supera suas dificuldades cognitivas como faz uso delas em prol da sua profissão, se destacando como um excelente médico.

Onde assistir

No Brasil, os episódios das três primeiras temporadas de The Good Doctor estão disponíveis pra assinantes do Globoplay, além de serem exibidos pelo Sony.

Dr. House

Essa é mais uma das principais séries de médicos que levam o nome de seu protagonista, que foi exibida de 2004 a 2012. Dr. Gregory House tem uma forma peculiar de estabelecer diagnósticos aos seus pacientes no Princeton-Plainsboro Teaching Hospital. Muitas vezes incompreendido por seus colegas, ele é o tipo de profissional inovador, que pensa “fora da caixa”.

E é justamente por isso que trava as maiores batalhas em busca de comprovar suas teorias. Mas tem um tipo de personalidade difícil, com toques de arrogância, que o faz parecer o “dono da verdade”. Essas são características a serem repensadas pelos futuros médicos da vida real.

Onde assistir

São séries de médicos disponíveis no Globoplay e no Amazon Prime, além do canal pago Universal TV. Ao todo, são 8 temporadas.

Scrubs

Scrubs é uma sitcom médica, ou seja, mais voltada pra comédia com críticas. Tem 9 temporadas que mostram o trabalho dos profissionais no Sacred Heart. A estrutura narrativa é bem interessante, passada ao telespectador do ponto de vista do personagem John Dorian (JD). Detalhe: a série foi filmada com apenas uma câmera!

As 3 primeiras temporadas foram bem avaliadas pelo público, que gostou de ver a área médica retratada de outra forma.

Onde assistir

Na Fox, a série se chamava Médicos e Estagiários. Também já passou no Sony.

Tour pela prova do Enem

Sob Pressão

A brasileirinha da lista recebeu prêmios não só aqui, mas também na França. E a atriz Marjorie Estiano foi indicada ao Emmy Internacional em 2019 pelo papel de Drª. Carolina. O nome da série já indica que o ambiente é tenso, e agravado pelas precárias condições do hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro.

Ao longo das 3 temporadas, os protagonistas enfrentam problemas da realidade do país, como o tráfico organizado e as milícias do Rio, as condições de atendimento no SAMU e até a pandemia provocada pelo novo coronavírus, retratada no especial Plantão Covid.

Essa é uma série mais realista, que mostra como os profissionais da Medicina têm que lidar com fatores externos (administrativos, por exemplo) pra realizar seu trabalho da melhor forma.

Onde assistir

Veja Sob Pressão na Globo aberta e no Globoplay.

Code Black

Code Black é a caçula das séries médicas norte-americanas, e já tem uma tendência em mostrar um ambiente mais real, assim como Sob Pressão no Brasil.

No Angels Memorial Hospital (LA County), os residentes enfrentam momentos de crise, com superlotação e falta de suprimentos e recursos. Daí o nome da série, Código Negro, situação em que o hospital não consegue mais atender à demanda de pacientes.

Infelizmente, a série foi suspensa pela CBS depois da terceira temporada.

Onde assistir

No canal Sony e na Netflix.

ER

A gente vai fechar a lista com a clássica ER (Emergency Room). Em português, a série que lançou George Clooney como Dr. Doug Ross ganhou o nome de Plantão Médico. Foram 15 temporadas –– a mais longa da história até Grey´s bater a marca.

O drama médico se passa em Chicago, num hospital chamado County. São 322 episódios em que os médicos alternam problemas na vida pessoal e atendimento na sala de emergência.

Ao contrário de Grey’s, que acompanha a vida da personagem que dá nome à série, ER foca na sala de emergência. Não há um protagonista, mas vários personagens que trabalharam naquele local ao longo das temporadas. Outra diferença bem legal é que o enredo acompanha os principais acontecimentos da História, como a Guerra do Iraque.

Onde assistir

A série fez tanto sucesso e ganhou tantos prêmios que foi lançada em DVD! Também já foi exibida pela Globo, SBT e Sony.

Por todos estes títulos da nossa lista, dá pra perceber que os médicos amam o que fazem e se dedicam de corpo e alma ao trabalho e à profissão. A rotina de atuação é retratada, às vezes, de forma romantizada (é ficção, né?). Mas nem por isso deixa de mostrar os desafios que médicos e enfermeiros encaram dia a dia.

Se você se sentiu inspirado a seguir essa profissão, descubra como conquistar a vaga pra tão sonhada faculdade de Medicina! Faça um cursinho online e ingresse nesse universo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados