Descubra já como emitir a Segunda Via FIES!

como emitir a segunda via fies

Precisa emitir a segunda via FIES ou quer saber como fazer isso caso precise? Você chegou ao post certo! Porém, antes de passarmos ao passo a passo, é importante saber que essa via é necessária não só se você atrasar o pagamento, mas também se o boleto do programa não chegar ao seu endereço. Entendido?

Portanto, fique atento aos prazos de pagamento para, na hipótese de ele “não aparecer”, você não se esquecer de pagá-lo e, por consequência, ter problemas com o programa. Sabendo disso, veja agora os procedimentos para emitir a 2ª via do FIES!

Emissão pela Caixa Econômica Federal (CEF)

A seguir, veja o procedimento de emissão da segunda via do boleto do FIES pela Caixa Econômica Federal!

Acesse o site da CEF e selecione FIES

Primeiramente, acesse o site da Caixa Econômica Federal e, no segundo menu superior — há um com menos destaque, mais acima, e outro com maior destaque, um pouco abaixo do primeiro (é nesse!) —, clique em “Benefícios e Programas”. Em seguida, escolha a opção “FIES”. Embora esteja escrito assim, você será redirecionado à página do Novo FIES!

Acesse a seção Boletos

Deslize a página para baixo até encontrar a opção “Boletos”, em que estão descritos os procedimentos para emissão da 2° via do FIES. Também é possível ir direto até a seção “Boletos” por meio do menu do conteúdo, localizado abaixo da imagem que ilustra o programa.

Ligue no número informado e escolha a opção 8

Existem duas formas de emitir a 2ª via do FIES. Uma é ligando no número informado da Central de Atendimento, ou seja, no 0800 726 8068. Após ligar, selecione a opção 8 em seu telefone e espere ser atendido. E a outra? Veja no tópico a seguir.

Cadastre-se no sistema da Caixa

Outra forma de emitir a segunda via FIES é por meio do SIFESWEB. Nele, você precisará ir em “CONTRATO FIES”, depois em “CONTRATO” e, na sequência, em “BOLETO(S) EM ABERTO” para emitir a via desejada. No entanto, é preciso se cadastrar no sistema!

Ainda na seção “Boleto”, da página do Novo FIES, é possível clicar em “Emissão do Boleto”. Em seguida, você poderá digitar seu CPF para prosseguir com a operação. Caso não tenha cadastro na Caixa, poderá fazê-lo na sequência.

Faça a emissão pelo WhatsApp

A Caixa também possibilita a emissão da 2° via do FIES por meio do WhatsApp, pelo número 0800 726 0505. Basta mandar uma mensagem que será exibido um menu com as alternativas disponíveis, em que você poderá escolher a emissão da segunda via do boleto. Porém, esse serviço pode não estar disponível para todo o Brasil.

Use o débito automático

Se você tiver conta na Caixa, dá para simplificar o processo de pagamento dos boletos do FIES ao optar pelo débito em conta. Dessa forma, você elimina as chances de ficar inadimplente por ter esquecido de pagar o boleto ou por ele não ter chegado até você!

Emissão pelo Banco do Brasil (BB)

Se você emite o boleto do FIES pelo Banco do Brasil e não o pagou dentro do prazo, ou ele não chegou em seu endereço de recebimento, então precisará ir até uma agência solicitar a segunda via.

Também é possível entrar em contato com a equipe do banco pelo telefone de Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 729 0722. Lembrando que o Banco do Brasil também oferece a opção de débito automático do FIES para correntistas ou para quem tem poupança nele.

Emissão da 2° via em outros bancos

A emissão da 2° via do FIES pode variar de banco para banco, como visto nos casos da CEF e do BB. Por isso, caso tenha feito o financiamento por meio de outra instituição bancária, é importante você avaliar os procedimentos da instituição escolhida para a emissão do boleto.

Acesse o site do banco, entre em contato com sua equipe ou faça uma pesquisa nos motores de buscas, como o próprio Google, para obter essa informação, ok?

Lembre-se de observar bem as regras do FIES em relação a multas, a juros e a outros encargos que possam incidir sobre o valor em atraso para você não ter problemas na hora de pagar a segunda via.

Por fim, com o passo a passo acima, caso tenha algum problema de boleto com o FIES 2020 que ocasione a necessidade de emitir a segunda via nos bancos citados, você já saberá como proceder!

Quer entender melhor como funciona o FIES? Preparamos um post especial sobre o programa. Não deixe de conferir!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    gostaria de sabe sobre o 1 acesso no portal digital do aluno tentei entrar varias vezes hoje e nao esta acessando para me cadastrar

      Olá, Taislane! Vamos tentar te ajudar. Para o seu primeiro acesso no Portal do Aluno, é necessário inserir o CPF, clicar em ”primeiro acesso” e preencher os dados! Caso já tenha feito isso, é ideal inserir o CPF como login e redefinir a senha. Se o erro persistir, que normalmente é o ” não encontramos dados cadastrados ”, é necessário comparecer na unidade ou polo, para que eles atualizem os seus dados lá. Esperamos que ajude! 🙂

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.