Saiu o resultado do FIES, e agora? Veja o que fazer!

resultado do fies

Após longas jornadas de estudo, muitas preparação e uma grande mistura de sentimentos, chegou o seu momento: saiu o resultado do FIES! Mas e agora? É muito comum que estudantes fiquem perdidos após toda a empolgação e alegria que acompanham a verificação do nome na lista de aprovados do curso de seus sonhos.

Saiba que manter a calma e a clareza, nesse momento, é fundamental. Afinal, isso evita uma série de problemas burocráticos, que podem provocar erros na hora da apresentação dos documentos e da matrícula, gerando até mesmo a perda da vaga conquistada.

Por isso, preparamos um post com o objetivo de ajudá-lo a saber exatamente o que fazer após a aprovação no processo seletivo do FIES. Assim, você terá uma espécie de “checklist” para guiá-lo, além de minimizar consideravelmente os riscos de que algo dê errado nesse momento tão importante!

Qual é a importância de estar atento ao cronograma do FIES?

Quando estamos participando — ou pensando em participar — de um processo seletivo, precisamos priorizar sempre a compreensão do cronograma. Imagine, então, quando falamos sobre algo tão concorrido quanto o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior!

O FIES é repleto de detalhes que fazem toda a diferença. Por isso, é fundamental estar sempre ligado nas datas, que são todas disponibilizadas no site oficial do Ministério da Educação (MEC). Além disso, a leitura dos editais é recomendada, pois neles estão dispostos todos os detalhes referentes ao processo.

Ter esse cuidado é essencial para evitar a perda de prazos e datas importantes. O FIES não abre exceções para ninguém e, por isso, você tem que estar com tudo pronto assim que for solicitado. Isso vale tanto para o preenchimento da inscrição quanto para, em caso de aprovação, o período de matrículas.

Como consultar o resultado do FIES?

Bom, certo: é importante estar atento ao cronograma, a fim de não perder nenhum episódio do processo seletivo. Mas, afinal, como podemos consultar o resultado do FIES? Há duas alternativas: a primeira é verificando no próprio site do FIES, no mesmo local onde você fez a sua inscrição. A outra é entrar em contato com a faculdade — seja por telefone ou pelo site — e verificar a lista.

É importante ressaltar que o resultado não sai imediatamente após o término do processo. Alguns dias são necessários para que tudo seja checado e as listas, elaboradas. A data de divulgação dos aprovados também é devidamente listada no cronograma de cada edição do FIES. Fique de olho!

Como funciona a matrícula do FIES para quem foi selecionado?

Se o resultado foi positivo, e você conquistou a sua vaga na faculdade a partir do FIES, agora é a hora de se preparar para o momento da matrícula! O primeiro passo é separar todos os seus documentos — a respeito dos quais falaremos logo em seguida, no próximo tópico. No entanto, isso não é tudo.

É importante saber que a matrícula será feita na instituição de ensino escolhida, na data determinada pela própria faculdade. Sendo assim, é muito importante que você fique atento aos canais de comunicação informados por você no momento da inscrição, como telefone e e-mail. É por meio deles que você será atualizado. Mas uma alternativa é sempre consultar o site da faculdade.

Quais são os documentos comprobatórios necessários?

A lista de documentos para que você possa comprovar a situação financeira de sua família e mostrar, por exemplo, quais são as pessoas que compõem o seu núcleo familiar, está disponibilizada — assim como todas as outras informações — no site oficial do programa.

Mas para facilitar, vamos dizer agora mesmo quais são alguns dos documentos que podem ser solicitados pelo profissional que avaliará o seu caso. Ele comparará os dados fornecidos no ato da inscrição com toda a papelada que será apresentada a ele na hora da matrícula. Vamos lá?

Os principais documentos solicitados são:

  • RG de todos os membros de seu núcleo familiar;
  • CPF de todos os membros do núcleo familiar;
  • Holerites ou comprovantes de renda de todos os membros do núcleo familiar;
  • Comprovante de residência;
  • Declarações de autônomo, isenção de imposto de renda, de aposentadoria, entre outros.

É importante dizer que cada pessoa terá uma lista de documentos personalizada, de acordo com a realidade de sua família. Por isso, consulte a lista oficial e separe o quanto antes toda a documentação solicitada. Isso evitará correrias e possíveis esquecimentos.

Não estou na lista do FIES! O que fazer?

Não ver seu nome da lista de aprovados pode ser um grande baque! Mas tire alguns minutos para absorver essa tristeza, coma uma grande barra de chocolate e sacuda a poeira, pois ainda há muitas oportunidades para que você dê a volta por cima.

Não ser aprovado no FIES não é o fim do mundo. Na verdade, há grandes chances de você, mesmo assim, conseguir começar o seu tão sonhado curso superior. Algumas das alternativas existentes incluem:

  • bolsas de estudos concedidas pela própria faculdade;
  • Prouni — que, normalmente, acontece antes do FIES, mas nada te impede de tentar novamente no próximo semestre;
  • financiamentos bancários ou créditos estudantis.

São variadas opções, não é mesmo? Saiba qual a melhor para você! Faça o nosso quiz abaixo e descubra qual opção se encaixa no seu perfil!

Agora você já sabe o que fazer quando sair o resultado do FIES! Ter esse tipo de informação é fundamental para que o seu momento de alegria não se transforme em um verdadeiro pesadelo. E lembre-se: não ser aprovado não é quer dizer que tudo está perdido, combinado? Há várias opções que podem fazer com que você comece a sua faculdade o quanto antes!

Para saber direitinho como funciona o ingresso na Pitágoras pelo FIES, confira o nosso post sobre o assunto! Assim, você poderá fazer parte de nossos alunos e aproveitar benefícios como o canal Conecta. Não deixe de conhecer!

* Sujeito à alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content