Descubra como encontrar boas referências para trabalhos acadêmicos

encontre as melhores referências para trabalhos acadêmicos

Desconto nota do Enem

É bem possível que você já tenha ouvido falar sobre a má fama dos conteúdos plagiados e como eles são inimigos do bom conceito de profissionalismo. Isso vale para vários tipos de materiais e tem um peso e tanto na elaboração de artigos e de projetos de pesquisa da faculdade. Então, preste bem atenção na forma como você transcreve as informações, assim como nas fontes que utiliza como referências para trabalhos acadêmicos.

A internet, sem dúvidas, é uma biblioteca digital infinita, na qual você encontra absolutamente tudo o que procura. Mas tome muito cuidado, pois nem tudo o que está publicado na web é confiável — na verdade, qualquer pessoa pode lançar a informação que quiser nessa rede sem fronteiras.

Então, chega de conversa e vamos ao que importa? Aprenda agora como colocar boas referências nos trabalhos acadêmicos e garanta a credibilidade dos seus conhecimentos. Afinal, tanto a nota no final do semestre quanto a qualidade da sua formação dependem disso.

3 formas de achar boas referências para trabalho acadêmico

Nada de fake news nos seus trabalhos de faculdade, combinado? Siga nossas dicas e entregue um conteúdo confiável e de alta qualidade!

1. Não abra mão dos livros

É claro que a internet é um campo inesgotável de respostas às nossas dúvidas mais aleatórias. Mas quando se trata de referências para trabalhos acadêmicos, é sempre válido apostar suas fichas em uma maratona de estudos com os bons e velhos livros.

Nos livros, não há dúvidas de que as informações são verídicas e levantadas por estudiosos da área. Então, se você ainda não tem o hábito da leitura, é bom começar a desenvolver.

Tour pela prova do Enem

2. Recorra às bases de dados científicos

Mesmo sendo ampla e acessível a todos os públicos, não significa que a internet seja “uma terra de ninguém”. Tem muito material rico disponível por ali. Prova disso são as plataformas de dados científicos que permitem o acesso a produções acadêmicas de outros pesquisadores.

Uma das mais conhecidas é a Scielo, uma base de artigos científicos de todos os temas e campos de conhecimento. Outra importante fonte de pesquisa para utilizar como referência em seus trabalhos acadêmicos é o Portal de Periódicos CAPES — biblioteca virtual que disponibiliza produções científicas nacionais e internacionais para fomentar o campo de ensino e pesquisa no Brasil.

3. Utilize um mecanismo de busca acadêmico

Como base de referências para os seus trabalhos, você também pode utilizar o Google Acadêmico. Estamos falando de um mecanismo de busca voltado exclusivamente para a pesquisa de materiais como artigos científicos, TCCs, livros, teses e dissertações. As vantagens dessa fonte de pesquisa incluem a variedade de materiais gratuitos e o acesso a diversas bibliotecas universitárias.

Como garantir a qualidade das referências encontradas?

Ok! Você já viu que não faltam opções para encontrar boas referências para trabalhos acadêmicos. Mas aqui temos mais um dilema: como saber se as informações encontradas vão aumentar a qualidade do seu artigo/projeto?

Utilizar teses científicas aprovadas por grandes instituições de ensino e pesquisa é um caminho seguro para garantir a qualidade dos seus trabalhos. Da mesma forma, procure dar preferência para livros e publicações de autores renomados em seu campo de conhecimento.

Viu como não é nenhuma missão impossível encontrar boas referências para trabalhos acadêmicos? Agora você está preparado para mandar bem em mais esse desafio da vida de estudante e conquistar boas notas, além, é claro, de fortalecer o seu conhecimento científico.

Aliás, quais são os métodos que você usa para elaborar seus trabalhos acadêmicos? Conte aqui pra gente, é só deixar seu comentário no post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 34

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados