6 desafios que todo recém-formado enfrenta 👩‍🎓

estudante recém-formada

Desconto nota do Enem

O mercado de trabalho e a economia do país estão diretamente ligados, já reparou? Se o país está crescendo, várias ofertas de emprego surgem, mas, se a crise chega, as oportunidades diminuem. Nesse vai e vem, o recém-formado fica na dúvida se vai conseguir iniciar uma carreira de sucesso.

Sabe quais são os principais desafios para o recém-formado na faculdade? Pior que lidar com eles é a situação de quem não investe numa graduação ou no seu desenvolvimento contínuo. Então, que tal buscar um caminho menos tortuoso e que só vai fortalecer seu currículo?

Existem dicas eficientes pra você driblar todos esses desafios. Curtiu? A gente te conta tudo neste post!

Construir um networking

Construir um networking profissional é essencial pra qualquer carreira. Mas quando você está apenas engatinhando na área, parece um desafio grandioso.

Não basta sair pedindo conexões com qualquer pessoa pra fazer networking nas redes sociais. Isso só vai trazer números para o seu perfil, o que nem sempre significa muita coisa.

Pra que a rede de contatos se torne valiosa, é preciso que os profissionais que façam parte dele percebam o valor da troca de conhecimento, experiências e relacionamentos. É aí que entra outra dúvida do recém-formado. Como fazer com que sua conexão seja relevante para outros profissionais, certo?

A resposta está nas suas relações atuais, com colegas da faculdade ou mesmo seus professores. Durante debates e trabalhos, é preciso trazer conhecimento, perspectivas e ideias. Ao participar com qualidade desses momentos, vai demonstrar seu valor e o porquê eles devem se conectar e indicar você pra outros profissionais.

Conquistar oportunidades ainda recém-formado

Outra dificuldade do recém-formado é conquistar um emprego que esteja alinhada com sua graduação e áreas de interesse. É aí que estão algumas vantagens do Canal Conecta Pitágoras.

Nele, as empresas participantes buscam profissionais que tenham graduado ou estejam graduando em faculdades de qualidade, com formações direcionadas para o mercado de trabalho.

O Canal Conecta, que tem parceria exclusiva com a gente aqui da Pitágoras, vai trazer oportunidades de emprego em empresas confiáveis, com grandes chances de aprendizado e crescimento pra estágios ou empregos efetivos. Esse benefício vale pra estudantes de qualquer modalidade de ensino!

Mesmo que seja difícil conquistar essas vagas como recém-formado, dá pra encontrar ferramentas que filtram ofertas de emprego e alinham os interesses dos contratantes e contratados. Nada melhor do que uma relação em que todo mundo sai satisfeito, né?

Montar um currículo de qualidade

Por falar em satisfação de necessidades, outro ponto que é um grande desafio para os recém-formados é construir um currículo de qualidade. Afinal, é preciso concorrer às vagas ofertadas pelo mercado de trabalho com outros profissionais que também estão em busca de oportunidades.

Pra superar esse desafio, uma boa dica é investir em conhecimentos que estão relacionados com a área ou possam complementar a sua atuação. Ter fluência no inglês, demonstrar certificados de conclusão em cursos de liderança, desenvolvimento pessoal, comunicação escrita, dentro outros, contam pontos e vantagens competitivas.

Tour pela prova do Enem

É bom lembrar que aqueles profissionais que se mostram resilientes, prontos pra se adaptar e assumir novos desafios são muito valorizados pelo mercado. Essas características podem ser desenvolvidas com treinamentos, leituras, cursos de inteligência interpessoal e desenvolvimento pessoal.

Ser efetivado no estágio

Vamos supor que você esteja no último ano de gestão e faz estágios de Administração. Certamente também passa pela ansiedade: será que rola uma vaga efetiva ou não?

Os contratos de estágio, como provavelmente já sabe, só podem ser prolongados enquanto você ainda estiver cursando a faculdade. Depois da conclusão, precisa ser desligado do programa pra dar lugar a outro estudante ou ser efetivado.

Mas durante esse período, você vai perceber se existem oportunidades de efetivação. Mais importante, pode justificar sua contratação ao mostrar que tem um perfil profissional diferenciado, com potencial de crescimento e inovação.

Mostrar um bom trabalho também pode gerar indicações pra parceiros ou o interesse de fornecedores e clientes que você teve contato durante sua experiência de estágio. Ou seja, existem várias formas de conseguir a sonhada efetivação.

Manter-se atualizado na área de atuação

Como já deu pra perceber, no fim do curso, você vai competir com os profissionais que já estavam no mercado e têm experiências que conquistaram ao longo de suas carreiras. Mas isso não deve te intimidar.

Pesquise sobre o mercado, veja quais são suas tendências e necessidades. A partir daí, invista em cursos, palestras, e-books e eventos que tragam conhecimentos atualizados e desejados pelos contratantes.

A ideia é nunca parar de aprender, mesmo que você seja um recém-formado no ensino superior. Afinal de contas, pra conseguir isso, basta estar aberto às as experiências dentro do ambiente de trabalho e buscar novos conhecimentos formais nas instituições de ensino especializadas.

Não desanimar por causa dos desafios enfrentados

Quando você for recém-formado, também vai ter que lidar com suas emoções, receios e derrotas. Afinal de contas, eventualmente elas vão acontecer. Muita calma nessa hora! É preciso pensar que a perseverança é um traço que todo profissional deve desenvolver pra continuar buscando seus objetivos.

Por isso, não desanime se não souber o que fazer após a formatura. Se você estiver dedicando ao seu desenvolvimento profissional, aprendendo novas ferramentas e se conectando com as pessoas certas, sua oportunidade ainda vai chegar.

Enquanto isso, continue investindo no seu aprendizado. Reflita que, se o mercado já está competitivo pra quem é recém-formado, imagine pra aqueles que estão com a formação de ensino mínima, né?

Então, busque o que é melhor pra você. Escolha a faculdade Pitágoras pra conquistar um aprendizado de qualidade e valorizado pelo mercado — tanto na sua primeira graduação quanto pra continuar seu desenvolvimento. A Licenciatura e a formação pedagógica podem abrir novas portas, sabia?

Além disso, na Pitágoras, você vai ter os melhores professores, métodos de ensino, infraestrutura. E adivinha só? Tudo isso vai te fazer um profissional melhor e mais desejado no mercado. As vagas para recém-formados esperam por você!

Acesse o site da faculdade Pitágoras pra saber mais sobre seus cursos e formas de ingresso. Vem se graduar com a gente! Faça a inscrição no vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados