Afinal, quanto ganha um enfermeiro?

quanto ganha um enfermeiro

A área da Enfermagem é uma das mais bonitas e completas. Esse profissional é responsável direto pela manutenção da saúde e pelos cuidados com a vida dos pacientes, sendo indispensável e insubstituível em nossa sociedade. Mas, afinal, quanto ganha um enfermeiro, em média, no Brasil?

Além da preocupação com o lado ético do trabalho, é essencial (e completamente natural) que o futuro enfermeiro também se preocupe com a sua remuneração. No entanto, a resposta para essa questão depende de uma variedade de fatores.

Pensando nisso, elaboramos um artigo que tem como objetivo tentar responder a essa pergunta. Ao fim de nossa conversa, falaremos também sobre algumas maneiras de melhorar ainda mais o salário recebido ao ser um enfermeiro. Boa leitura!

O que faz um enfermeiro?

O primeiro passo para compreendermos bem quanto se ganha na profissão é conhecer as principais funções e atribuições da rotina de trabalho do enfermeiro. Assim, conseguimos observar a importância desse profissional e valorizar a essa profissão.

Na área da Enfermagem, podemos citar alguns tipos de profissionais. Temos o Técnico em Enfermagem, o Auxiliar de Enfermagem e o Enfermeiro propriamente dito. Todos esses indivíduos estão responsáveis pela saúde de seus pacientes de forma muito direta, mas com algumas diferenças entre cada cargo.

O Enfermeiro — ou seja, aquele que passou por uma graduação em Enfermagem —, está encarregado de:

  • acompanhar a evolução de pacientes;
  • realizar alguns procedimentos;
  • solicitar exames;
  • realizar consulta de Enfermagem;
  • auxiliar na prestação de atendimento de urgência;
  • participar de projetos variados;
  • planejar e executar programas de saúde;
  • gerenciar, supervisionar e chefiar a equipe de Enfermagem.

Além disso, o Enfermeiro pode trabalhar em muitas áreas distintas, como veremos a seguir!

Quais são os possíveis campos de atuação desse profissional?

Agora, falaremos brevemente sobre os possíveis campos de atuação desse profissional. Cada uma dessas áreas traz remunerações muito diversas. Por isso, conhecê-las é bastante importante para que possamos identificar as possíveis flutuações no salário de cada enfermeiro.

Algumas das possíveis áreas de atuação do enfermeiro são:

  • atendimento hospitalar (clínico e cirúrgico);
  • atendimento emergencial;
  • atendimento de resgates;
  • atendimento domiciliar;
  • gestão hospitalar;
  • enfermagem forense;
  • pesquisa;
  • área acadêmica.

Além disso, é claro, há uma série de especializações que o enfermeiro pode fazer para tornar o seu currículo ainda mais interessante. Assim como na Medicina, áreas distintas envolvem pós-graduações e cursos específicos para a qualificação profissional.

Quanto ganha um enfermeiro?

Como vimos, há muitas áreas diferentes de atuação para os enfermeiros. Esse é um profissional muito completo, que pode lidar com as mais diversas situações dentro da carreira. Isso, no entanto, causa algumas disparidades no salário de cada um desses profissionais.

Outro fator que faz com que existam flutuações de um salário para o outro é a falta de um piso salarial nacional para a carreira. No entanto, de modo geral, a média salarial para essa carreira no Brasil é de cerca de R$ 3.000,00. Com mais experiência, no entanto, o salário tende a subir consideravelmente, já que muitos fatores influenciam nessa remuneração.

Com especializações, o salário do enfermeiro clínico e cirúrgico também cresce bastante. Além disso, outras áreas — como a acadêmica e a de gestão hospitalar — têm médias salariais mais elevadas, que podem beirar os R$ 7.000,00.

Como aumentar o potencial de ganho na profissão?

Agora, para fechar o nosso bate-papo, mostraremos algumas dicas para elevar o potencial de remuneração em sua carreira. Confira maneiras de tornar o seu currículo muito mais atraente e conseguir, assim, as melhores oportunidades profissionais na Enfermagem.

Faça uma pós-graduação

O primeiro grande passo para melhorar o seu currículo e, assim, conquistar as melhores vagas do mercado de enfermagem, é investir em uma pós-graduação. Seja ela presencial, seja ela distância, uma coisa é fato: esse tipo de investimento renderá ótimos frutos para a sua carreira, tanto em remuneração quanto em possibilidades profissionais e conhecimento em sua área.

Invista em cursos de especialização

Se uma pós-graduação não é exatamente o que você deseja para a sua carreira, não se preocupe: ainda há a possibilidade de fazer uma especialização e ainda assim obter muitos benefícios em sua carreira. Especializar-se, nos dias de hoje, é quase imprescindível para garantir diferencial competitivo e destaque em meio aos outros profissionais de sua área.

Envolva-se em projetos variados

Essa vai para os que ainda estão na faculdade de Enfermagem e, claro, também para os que já a concluíram: sempre que possível, envolva-se em projetos variados. Sejam remunerados, sejam completamente voluntários, diferentes atividades têm o poder de nos ajudar a desenvolver habilidades e competências essenciais para a carreira de um enfermeiro, agregando valor à sua força de trabalho e trazendo mais profissionalismo ao dia a dia.

Capriche no networking

Nenhum homem é uma ilha e, portanto, investir no networking é sempre uma atitude acertada. Durante a faculdade e fora dela, busque sempre dialogar com os seus colegas de profissão e, claro, com profissionais de outras áreas.

Isso fará com que a sua rede de contatos seja mais trabalhada e, certamente, renderá alguma vantagem no momento de obter aquela vaga. Nesse sentido, aqui na Pitágoras, os alunos contam com o Canal Conecta, no qual você tem acesso exclusivo às vagas na área de Enfermagem adequadas ao seu perfil.

Abra a sua mente para novas possibilidades

Por fim, uma dica que podemos oferecer é esta: abra bem a sua mente sempre que possível. Evitar deixar a cabeça muito fechada em certas opções de carreira em Enfermagem é uma ótima maneira de conseguir remunerações mais atraentes.

Afinal, nem sempre nossa carreira segue os rumos que desejamos, mas isso não é necessariamente negativo: o trabalho de seus sonhos pode surgir justamente a partir de uma oportunidade “fora da curva”.

Agora que você já sabe quanto ganha um enfermeiro e conhece algumas maneiras de receber uma remuneração mensal ainda maior, não perca mais tempo: comece quanto antes a se especializar e se qualificar cada vez mais. Com isso, você só tem a ganhar, tanto em dinheiro quanto em diferenciais para a sua profissão.

Gostaria de saber mais sobre a carreira em Enfermagem? Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Então, entre em contato com a gente e converse com um dos membros da equipe da Faculdade Pitágoras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content