Quais faculdades de medicina aceitam a nota do Enem?

quais faculdades de medicina aceitam a nota do enem

Teste Vocacional Rápido

Cursar Medicina é o sonho de muita gente. E não é pra menos, né? Esse é um curso engrandecedor, que permite ajudar as pessoas de forma direta e mudar suas vidas. Além disso, ele traz muito retorno financeiro e é altamente valorizado pelo mercado de trabalho, o que significa que o médico não fica sem boas vagas à disposição.

Mas o curso de Medicina também costuma ser caro, o que o deixa fora da realidade financeira de muita gente. Por isso, utilizar a nota do Enem pra ingressar nessa faculdade é uma alternativa utilizada pra diminuir ou até mesmo excluir completamente os gastos com a educação.

E quais faculdades de Medicina aceitam a nota do Enem? A seguir, a gente responde essa pergunta e mostra alternativas pra que você possa realizar o seu grande sonho sem que isso pese tanto em seu orçamento. Boa leitura!

Guia das áreas de atuação para Medicina

Quais faculdades de Medicina aceitam a nota do Enem?

Sem mais delongas, veja quais são as faculdades que aceitam a nota do Enem pra ingresso em Medicina!

Instituições públicas

A maioria das faculdades públicas — estaduais ou federais — oferece o curso de Medicina. É possível ingressar utilizando a nota do Enem, mas esse é um caminho complicado, já que a concorrência pra esse tipo de curso é extremamente alta.

Toda essa concorrência se deve ao número limitado de vagas e ao interesse massivo dos vestibulandos no curso de Medicina. Como resultado, temos notas de corte bem altas, o que dificulta bastante todo o processo.

Instituições privadas

Felizmente, há também ótimas faculdades particulares — e que não deixam nada a desejar em qualidade de ensino e infraestrutura! — que oferecem o curso de Medicina e possibilitam o ingresso com a nota do Enem. Confira, a seguir, algumas delas!

Pitágoras

O curso de Medicina na Pitágoras (Eunápolis, Bahia) é oferecido na modalidade presencial com metodologia PBL, que é focada na resolução de problemas e prepara o estudante ao dia a dia da profissão desde o começo da faculdade.

Alguns dos diferenciais dessa graduação são:

  • convênio com o programa Mais Médicos;
  • acesso à policlínica municipal;
  • visitas regulares às UBS (Unidades Básicas de Saúde).

E muito mais!

Uniderp

O curso de Medicina da Uniderp (Campo Grande, Mato Grosso do Sul) também é oferecido na metodologia PBL, que confere autonomia para os estudantes e os prepara para o mercado de trabalho desde o primeiro dia de aula.

Os diferenciais desse curso são:

  • infraestrutura de destaque;
  • convênios com grandes hospitais da região;
  • centro de especialidades integrado que presta serviços à comunidade.

Unime

Outra graduação com a modalidade PBL, o curso de Medicina da Unime (Lauro de Freitas, Bahia) é uma ótima alternativa para quem quer ter contato com um ensino humanizado e que realmente prepara o estudante para os desafios da profissão.

Alguns dos diferenciais encontrados nessa instituição são:

  • convênios com clínicas e hospitais da região;
  • laboratórios altamente equipados e especializados;
  • ampla oferta de estágios para alunos da graduação.

Como funciona o curso de Medicina?

O curso de Medicina é ministrado na modalidade presencial. Ele é um Bacharelado com duração de 6 anos. Em boa parte das instituições, os 2 últimos são dedicados ao internato, uma espécie de estágio obrigatório para os estudantes dessa graduação.

Outra metodologia muito comum é PBL, que vem do inglês problem based learning, ou seja, aprendizagem baseada em problemas. Ela é utilizada na Pitágoras e traz ótimos resultados, preparando o futuro médico para o dia a dia de trabalho desde o comecinho da faculdade e apresentando a ele as diversas áreas da Medicina.

Ao longo do curso, o estudante entra em contato com disciplinas como:

  • Introdução ao Estudo da Medicina;
  • Funções Biológicas;
  • Metabolismo;
  • Abrangência das Ações de Saúde;
  • Mecanismo de Agressão e Defesa;
  • Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento;
  • Saúde da Mulher, Sexualidade Humana e Planejamento Familiar;
  • Processo de Envelhecimento;
  • Proliferação Celular;
  • Febre, Inflamação e Infecção;
  • Fadiga, Perda de Peso e Anemias;
  • Dispnéia, Dor Torácica e Edemas;
  • Distúrbios Sensoriais, Motores e da Consciência;
  • Desordens Nutricionais e Metabólicas;
  • Emergências.

Por isso, é muito importante que a faculdade escolhida tenha a infraestrutura necessária pra que seu aprendizado possa acontecer sem qualquer interrupção. Alguns dos elementos que favorecem esse cenário são laboratórios, como o de microscopia e de habilidades médicas, todos presentes na Pitágoras!

Além disso, uma ótima preparação para as provas faz toda a diferença, já que estamos falando de um curso bem concorrido. Nesse caso, conte com a ajuda do portal Trilha do Enem, totalmente gratuito e cheio de qualidade!

Como entrar na faculdade de Medicina usando o Enem?

Descubra quais são as suas principais opções a seguir e conheça também as notas de corte para Medicina!

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é a escolha pra quem deseja ingressar em uma faculdade pública de Medicina com a nota do Enem. Ele é um sistema do Governo Federal que utiliza a média obtida pelos estudantes pra conquista em vagas em instituições estaduais e federais e todo o Brasil.

As notas de corte para esse curso são bastante altas pelo Sisu. Em alguns casos, podem chegar a 850 pontos. A média pode ser obtida com a soma de todos os cadernos (incluindo o de Redação) e a divisão por 5. Algumas faculdades, porém, utilizam pesos diferentes para cada disciplina. O cálculo é feito automaticamente pelo sistema.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo para os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Ele consiste no parcelamento dos valores da faculdade a juros baixos, que só serão pagos pelo estudante após a conquista de seu diploma.

Na Pitágoras, as notas de corte variam ano após ano. No entanto, elas giram em torno de 700 pontos, sendo 788 uma média mais alta e 662 a mais baixa. Tudo isso aliado a concorrências mais baixas e muita qualidade no ensino!

Prouni

Se você não pode arcar com os custos de uma faculdade de Medicina, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é o certo pra você! Essa opção concede bolsas de 100% ou 50% pra estudantes de baixa renda. Caso não consiga o abono total, é possível financiar o restante com a ajuda do FIES.

As notas de corte, em média, giram em torno dos 700 pontos. É possível encontrar pontuações mais altas e mais baixas de acordo com a instituição pretendida e, claro, com o desempenho dos estudantes no Enem no ano vigente do concurso.

Substituição do vestibular tradicional

Em algumas faculdades, a nota do Enem também pode ser utilizada como substituta ao vestibular de Medicina. Por isso, se você mandou bem no Exame Nacional do Ensino Médio, essa é outra possibilidade de ingresso em um curso renomeado!

Por aqui, você pode conquistar a sua vaga com uma pontuação de cerca de 700 pontos. Vale a pena lembrar que esse valor muda de acordo com a nota obtida pelos candidatos a cada ano. Mesmo assim, já dá pra ter uma boa ideia de que é possível alcançar esse sonho utilizando o Enem para uma faculdade particular de Medicina, né?

O que você está esperando?

Agora é com você! Chegou a hora de começar a seguir o seu grande sonho e, assim, se tornar um médico renomado e de muito sucesso. Nada de deixar para depois. Então, vem fazer parte do time Pitágoras!

Para isso, basta se inscrever no vestibular para Medicina, escolher a forma de ingresso que você preferir e correr para o abraço! Não se esqueça que a sua nota do Enem pode ser utilizada de várias maneiras diferentes, otimizando ainda mais as suas chances de ser aprovado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content