Como funcionam os projetos na área de Engenharia Mecânica?

projetos de engenharia mecânica

Desconto nota do Enem

Os projetos de Engenharia Mecânica são desenhos técnicos que simulam objetos, peças, máquinas ou sistemas que ainda serão criados. Desse modo, esses esquemas e símbolos são produzidos em softwares específicos pra dar suporte à inovação.

Além disso, o conjunto de atividades envolvido no desenvolvimento desses produtos também costuma ser chamado de “setor ou área de projetos”. Dessa maneira, o engenheiro mecânico pode atuar em “projetos” pra diversos segmentos.

Ou seja, na fabricação de máquinas, de componentes, de sistemas de refrigeração, de equipamentos pra petrolíferas, farmacêuticas, empresas geradoras de energia e muito mais.

Se você quer uma profissão que garanta estabilidade financeira e crescimento, então, fique de olho na área de projetos. Neste post, vamos falar sobre como o curso de Engenharia Mecânica pode te colocar nesse mercado de sucesso. Confira! 

O que são os projetos de Engenharia Mecânica?

Pra entender, de fato, o que são projetos de Engenharia Mecânica, é preciso ter em mente que a expressão apresenta dois significados. Assim, o termo remete aos desenhos, cálculos e projeções que são reunidas em um documento — quase sempre digitalizado — ao qual damos o nome de projeto.

Projetos também são a área dentro da Engenharia que planeja e executa novos produtos e processos. Esse setor está em expansão, mas traz incontáveis desafios, como a afinidade do profissional com as novas tecnologias.

Por esse motivo, antes de tomar a decisão de seguir nessa carreira, tente descobrir tudo sobre Engenharia Mecânica nas melhores faculdades. Assim, você vai ter uma ideia melhor da vida acadêmica e da carreira.

Por falar nisso, muitos alunos ficam na dúvida entre Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica justamente por causa do avanço tecnológico.

Isso porque existe um pensamento equivocado de que a Engenharia Mecânica estaria defasada por causa da automação nas indústrias. Mas não é bem assim. A profissão se renovou e está alinhada com os mais avançados processos de modernização. 

Qual o perfil do Engenheiro Mecânico que trabalha com projetos?

Agora que você já sabe o que são projetos de Engenharia Mecânica, será interessante descobrir qual é o perfil pra atuar nesse nicho. Nesse contexto, tenha em mente que a experiência e o conhecimento técnico são essenciais.

Mas essas qualidades não são mais suficientes. Assim, o mercado quer atributos comportamentais.

Apesar da importância dos números e cálculos em um projeto, eles também exigem a participação coordenada e harmoniosa de pessoas. Muitas vezes, essa parte de relacionamentos é mais complexa do que a aplicação das teorias mecânicas em si. Confira as dicas a seguir.

Bom relacionamento interpessoal

O engenheiro mecânico deve ser bom em relacionamentos profissionais. Afinal, em um projeto, ele vai lidar com clientes, com colaboradores, fornecedores, terceirizados etc.

Capacidade pra liderar

Mais um desafio: manter as relações harmoniosas sem perder a autoridade. Afinal, geralmente, o engenheiro coordena a execução dos projetos, o que exige saber estimular, corrigir, delegar tarefas de forma estratégica e orientar os subordinados. 

Organização e calma

Os projetos na área de Engenharia Mecânica envolvem elevadas somas de dinheiro. Por esse motivo, há muito rigor em relação ao cumprimento dos prazos.

Nesse sentido, o profissional precisa ter muita calma e, ao mesmo tempo, não perder o pique pra entregar tudo em dia.

Como funcionam as etapas dos projetos de Engenharia Mecânica?

Existem algumas fases que subdividem a realização de projetos de Engenharia Mecânica. Dessa forma, esses ciclos devem ser respeitados pra que não haja falhas na confecção do novo produto ou maquinário. Observe cada um desses estágios!

Análise

O primeiro passo do projeto é a análise de viabilidade e concepção. Desse modo, trata-se de um estudo prévio de uma problemática com o apontamento das possíveis soluções.

Assim, ao final desse ciclo, será elaborada a concepção mais elementar do projeto mecânico, uma espécie de esboço ou rascunho.

Desenvolvimento

Já a segunda fase do projeto consiste no desenvolvimento. Assim, haverá a escolha de insumos, a divisão de tarefas e esforços, os cálculos de Engenharia Mecânica necessários, entre outros procedimentos.

Tour pela prova do Enem

Por isso, dizemos que, na parte do desenvolvimento, o novo equipamento já começa a ganhar forma.

Desenho técnico e Modelagem 3D

Com os layouts, medidas e pesos definidos e as principais mensurações concluídas, chega a hora de fazer o desenho técnico e a modelagem em 3D.

Assim, nessa etapa, os detalhes das peças e do mecanismo devem ser registrados. Com a representação digital e tridimensional, já é possível enxergar uma simulação muito fiel de como será o produto em elaboração.

Prototipagem

Por fim, a prototipagem é o último passo de como fazer projetos de Engenharia Mecânica. Assim, todas as ideias serão retiradas do papel com a produção de um ou mais protótipos pra testes.

Com esses modelos, será viável conferir a eficácia da máquina, componente ou sistema. Aqui, também se realizam as correções necessárias. Desse modo, se tudo estiver em ordem, o produto pode ser encaminhado ao mercado ou entregue ao cliente.

Como é o mercado de trabalho em projetos de Engenharia Mecânica?

Indústrias dos mais variados segmentos buscam engenheiros mecânicos pra projetar e desenvolver novidades. Dessa maneira, podemos ver projetos de Engenharia Mecânica em quase todos os aspectos da vida atual.

Assim, eles estão na ampliação de aeroportos, em novos modelos de automóveis, na construção naval e aérea, no ramo de tubulações, energia, refrigeração, aquecimento e muitos outros.

Desse modo, com o diploma de engenheiro mecânico, o estudante se torna apto pra criar equipamentos, veículos e ferramentas pra uma infinidade de aplicações.

Pra se ter uma ideia do tamanho desse mercado, estão entre as empresas de Engenharia Mecânica gigantes como a Votorantim, a Embraer e a Eletrobras. Ou seja, sempre que companhias como essas precisarem inovar, elas vão abrir vagas pra esse profissional.

Geralmente, o engenheiro coordenador de projetos recebe vencimentos iniciais de R$ 6.984,00*, mas essa remuneração pode chegar a R$ 11.158,00*.

Em outras palavras, são muitas as oportunidades e com bons salários. Aliás, o setor de projetos é um dos motivos pra acreditar que investir em Engenharia Mecânica vale a pena mesmo!

Por que a escolha da faculdade é importante?

Pra se tornar um coordenador de projetos mecânicos, primeiro será preciso obter o diploma de bacharel em Engenharia Mecânica. Porém, não basta só o famoso canudo: o conhecimento técnico e a capacidade de cálculos são cruciais pra ingressar nessa carreira.

Ou seja, você vai precisar de uma formação de qualidade. Nesse contexto, a faculdade Pitágoras o prepara pra desenvolver projetos e pra prestar consultorias nesse ramo da Engenharia.

Dessa forma, você poderá atuar em projetos pra confeccionar dispositivos mecânicos, hidráulicos e térmicos. Mais uma dúvida bastante comum: quantos anos dura o curso de Engenharia Mecânica? São necessários pelo menos 5 anos de preparo, divididos em 10 semestres.

Com uma boa instituição de ensino como a Pitágoras, você poderá aproveitar nossos laboratórios, professores e estrutura pra treinar seus projetos de Engenharia Mecânica na faculdade.

Assim, estará mais preparado pra ocupar uma vaga nesse setor ao se formar. Veja as várias possibilidades de atuação:

  • construção de peças, equipamentos e criação de sistemas industriais;
  • elaboração de máquinas e peças que facilitem os processos nas fábricas e afins;
  • criação de instrumentos pra ajudar na pesquisa e no desenvolvimento;
  • participação nas vendas técnicas de produtos que estão sendo projetados.

Agora é com você!

E aí? Conseguiu entender os projetos de Engenharia Mecânica? Se interessou pela área? Realmente, se você ama números, adora a tecnologia e quer uma carreira com bom retorno financeiro, essa pode ser a chance da sua vida.

Que tal dar um passo a mais em direção a um novo futuro? É muito fácil: inscreva-se no vestibular da Pitágoras!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados