Produção multimídia: o que é e como atuar nessa área?

estudante do curso de produção multimídia

Já reparou na alta dos vídeos? De acordo com a pesquisa Video Viewers, do Think with Google, o consumo desse tipo de conteúdo na web teve um crescimento de 135% em 4 anos. E olha que essa é apenas uma das áreas em que um profissional de produção multimídia pode atuar. 

Isso significa que o mercado de trabalho está cheio de oportunidades para quem quer investir na carreira. Existem diversos cursos de graduação, Tecnólogo e especialização, além de um mercado de trabalho bem versátil — tudo isso com uma média salarial de R$ 2.699.

Quer saber mais sobre a profissão? Neste post, vamos conferir:

  • como é o mercado de produção multimídia;
  • quais faculdades permitem atuar nessa área;
  • o que é preciso fazer para conquistar as melhores vagas.

Boa leitura!

Como é o mercado de produção multimídia?

A cada dia, estamos mais conectados, não é? Antes, o consumo de notícias era basicamente de jornais impressos. Agora, vamos além e buscamos informações, geralmente na internet, que complementem os textos, como fotos, áudios e vídeos. Nesse sentido, o conteúdo visual ganhou um papel importante, assim como o mercado de produção multimídia.

Impulsionados pela transformação digital, os avanços tecnológicos abriram espaço para os profissionais com conhecimento em diversas mídias. Nesse cenário, o que as melhores empresas buscam em um profissional? A resposta é simples: novas formas de gerar visibilidade e captar a atenção das pessoas — o que reforça o fato de as habilidades em multimídia estarem em alta. 

Uma das vantagens das vagas em produção multimídia é a versatilidade de opções. Há oportunidade em departamentos de comunicação e marketing, agências, produtoras de vídeo, veículos de comunicação, desenvolvedoras de aplicativos e muito mais.

Comunicação e marketing

Basicamente, todas as empresas contam com um departamento com as áreas do marketing e da comunicação, que pode ser independente ou integrado. Produtores multimídia atuam no planejamento de ações e na publicação de conteúdo nos mais variados canais digitais.

Agências de publicidade

Com diversas contas para gerenciar, as agências trabalham com formatos diferenciados para atender seus clientes. Um profissional especializado entra para usar os recursos multimídia a seu favor, levando em consideração a usabilidade e a interatividade.

Produtoras de vídeo

Com o foco voltado para a produção de vídeos, você será uma das mentes criativas por trás da elaboração de roteiros, descrição das cenas e escolha de takes. Além disso, acompanhará todas as demais etapas que envolvem o processo audiovisual. 

Veículos de comunicação

Sabemos que a comunicação visual é importante para os meios digitais. Por isso, trabalhar com produção multimídia em veículos como TV, rádio e jornal equivale a atualizar seus respectivos portais e websites, tratar imagens, criar animações e editar vídeos.

Desenvolvedoras de apps

O mercado de desenvolvimento de aplicativos mobile também está a pleno vapor. Isso porque mudamos nossa forma de pedir comida, usar o transporte ou até mesmo entrar em contato com bancos e outras instituições financeiras. O sucesso profissional vem da possibilidade de prestar consultorias, criar ilustrações 2D ou 3D, jogos digitais ou até mesmo os próprios aplicativos.

Entre as áreas de atuação, também poderá trabalhar em instituições que produzem conteúdo para ensino a distância, escritórios de arquitetura ou estúdios de fotografia. Há uma infinidade de coisas para fazer no mercado de produção multimídia:

  • planejar e desenvolver conteúdo para os mais diferentes canais digitais;
  • avaliar os formatos para cada tipo de mídia, usando a tecnologia como apoio;
  • criar projetos multimídia e audiovisuais;
  • roteirizar peças de comunicação e conduzir campanhas de marketing;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • oferecer consultoria para as mais diversas áreas;
  • empreender e montar seu próprio negócio.

O mercado de comunicação e marketing se expande a cada dia por meio da inovação, a fim de acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores. Portanto, se você quer seguir uma carreira multimídia, o momento é agora.

Quais faculdades permitem atuar nessa área?

Outra vantagem para quem quer trabalhar com produção multimídia é a oferta de cursos de graduação. A qualificação profissional pode vir do Bacharelado, Tecnólogo e também de uma especialização posterior. Vamos ver cada uma delas de forma mais detalhada.

Bacharelado

Essa talvez seja a modalidade mais comum entre as três. Para atuar na área e abrir o leque de oportunidades no mercado a outras vagas, você pode buscar formações mais amplas. Procure instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC e com um currículo atrativo. 

Uma das possibilidades é o curso de Publicidade e Propaganda, além do Jornalismo e outros campos relacionados às áreas de Comunicação. O tempo de duração leva, em média, 4 anos. Você pode encontrá-los aqui na Pitágoras nas modalidades presencial e semipresencial.

Tecnólogo

Nesse formato, o curso também tem validade de nível superior e é reconhecido pelo MEC. Uma das maiores diferenças, quando comparado à graduação, é o tempo menor para se formar, que varia de dois a três anos. Além disso, o Tecnólogo é mais focado na parte prática e, por isso, conta com disciplinas mais específicas.

Na Pitágoras, oferecemos o Tecnólogo em Marketing e Marketing Digital, que são excelentes opções para quem deseja conquistar sua vaga de emprego mais rápido — mas com a mesma excelência no conteúdo programático, na infraestrutura e na escolha do corpo docente.

Especialização

Se você já passou pela conquista de um diploma ou está prestes a se formar, pode procurar por uma especialização dentro da sua área. Se o objetivo for seguir carreira em produção multimídia, há opções de pós-graduação bem específicas. A duração mínima é de 360 horas.

O que é preciso para conquistar as melhores vagas?

Entrar no mercado de trabalho é o primeiro passo após se especializar. Aliás, o que é produção multimídia senão uma expertise com tanta demanda graças aos avanços tecnológicos, não é? Para conquistar as melhores vagas, é importante ingressar em faculdades de qualidade, com um bom currículo e professores experientes.

Além disso, invista no networking profissional para aumentar as oportunidades, acompanhe as novidades tecnológicas e busque atualizações na área de forma constante. Aproveite também os recursos ao seu dispor, como o Canal Conecta, que é exclusivo para estudantes da Pitágoras e une os candidatos às vagas ideias. 

Quando falamos em perfil, vale destacar algumas características. Por ser uma área versátil, o profissional deve seguir na mesma linha e se adaptar às demandas que surgirem. Também precisa ser comunicativo, curioso e estar conectado para acompanhar as tendências.

Em suma, trabalhar com produção multimídia é entrar em um mercado cheio de oportunidades para quem investe em conhecimento especializado. Esse profissional tende a ser cada vez mais requisitado em diversos segmentos. Enquanto uma formação genérica abrirá mais portas, a especialização será um diferencial indispensável. 

O que achou da área? Aproveite para conhecer como será o marketing do futuro e de que maneira se preparar para a demanda.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.