Como funciona o processo seletivo para entrar na faculdade?

Processo seletivo faculdades

Teste Vocacional Rápido

Fazer um curso superior é um grande passo na construção da sua carreira, já que um diploma de graduação faz total diferença no currículo. Agora, para conquistar esse diferencial, o primeiro passo é conhecer o processo seletivo das faculdades, não é?

Acontece que os vestibulares e o Enem podem deixar muita gente apreensiva: afinal, como funcionam essas provas? Todos os vestibulares são iguais? O que fazer para conseguir um bom resultado? Se você tem dúvidas como essas, está no lugar certo! Continue a leitura e saiba tudo sobre as diversas portas de entrada para a graduação!

Como funciona o processo seletivo das faculdades?

O processo seletivo das faculdades consiste em uma avaliação de conhecimentos próprios do ensino médio. Ela pode ser feita por meio de vestibulares, que são provas elaboradas pelas instituições de ensino, ou por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de iniciativa governamental.

Abaixo, nós explicamos melhor como são essas avaliações em cada caso. Olha só!

Formas de ingresso direto pela instituição de ensino

Em geral, cada instituição de ensino desenvolve o seu próprio vestibular, que pode ter diferentes fases, número de questões, estilo de prova etc. Por isso, o ideal é que você consulte as informações específicas antes da inscrição no vestibular.

Ainda, vale a pena conhecer a diferença entre os diversos tipos de vestibular para faculdade. Veja abaixo!

Tradicional

No vestibular tradicional, o estudante precisa comparecer à faculdade presencialmente para realizar a prova, em dias e horários predeterminados. Essa é a forma típica de processo seletivo das faculdades públicas. Já nas faculdades particulares, esse é o meio de ingresso de alguns cursos mais concorridos, como no caso do vestibular de Medicina.

Agendado

O vestibular agendado só existe nas faculdades particulares. Nele, o estudante pode escolher o melhor dia e horário para realizar a prova, entre as possibilidades disponibilizadas pela instituição de ensino. Aqui na Pitágoras, você pode agendar seu horário e realizar a prova no polo mais próximo de você.

Normalmente, o vestibular consiste em questões de múltipla escolha sobre conteúdos próprios do ensino médio e em uma redação dissertativo-argumentativa.

Online

Como o próprio nome indica, o vestibular online acontece 100% virtualmente, incluindo desde as inscrições até a realização da prova. A avaliação tem um tempo limite para sua conclusão e, normalmente, o candidato tem mais de uma chance de concluir o exame, para caso ocorram imprevistos como a queda na conexão.

Aqui na Pitágoras, o tempo para realização do vestibular online é de 60 minutos, e os candidatos têm até 5 chances para concluir a avaliação. Depois do envio das respostas, o resultado é divulgado também virtualmente, em um prazo de 2 a 4 dias. Muito prático, não é?

Formas de ingresso sem vestibular

Além dos vestibulares, também é possível entrar na faculdade pelo Enem, que se tornou uma das principais portas de entrada para o ensino superior nos últimos anos. A grande vantagem é que você realiza uma única prova e, com ela, pode concorrer a vagas em diversas instituições de ensino.

Para realizar o Enem, você deve realizar a inscrição na Página do Participante no período indicado no edital — as inscrições acontecem anualmente. O Exame consiste em 4 cadernos referentes às áreas de conhecimento da matriz curricular do ensino médio, cada um com 45 questões de múltipla escolha. Além disso, há uma redação dissertativo-argumentativa.

Depois de realizar as provas, basta aguardar a divulgação dos resultados para conferir seu boletim e, com ele, utilizar sua nota do Enem para entrar aqui na Pitágoras. Você pode utilizar sua nota dos últimos 3 anos para substituir o vestibular, desde que ela seja superior a 200 pontos na prova de conhecimentos gerais e na redação.

Como arrasar no processo seletivo para entrar na faculdade?

Agora, confira só algumas dicas práticas para se dar bem no processo seletivo das faculdades e começar sua graduação o quanto antes!

Faça a inscrição corretamente

Para ingressar na faculdade, você deve realizar sua inscrição na Pitágoras. Basta preencher seus dados, escolher o seu curso (incluindo o polo de oferecimento e a modalidade de ensino) e concordar com os termos de inscrição.

Nessa página, você verá a opção de utilizar a sua nota do Enem e, então, deverá enviar seu boletim para análise. Caso prefira ingressar pelo vestibular, escolha o local, a data e a hora para realização da prova.

Prepare um cronograma de estudos

Depois de se inscrever, prepare um cronograma de estudos e, a partir disso, separe seus materiais de estudo para ter um bom resultado. Faça uma revisão dos principais conteúdos do ensino médio e treine bastante sua habilidade de escrita para arrasar na redação.

Faça uma boa gestão de tempo durante a prova

Durante a prova, não se esqueça de manter a calma e gerir bem o seu tempo. Para não correr o risco de perder o prazo de realização da prova por ficar preso em alguma questão, a dica é começar pelos conteúdos mais fáceis e, só então, trabalhar naqueles em que você tem maior dificuldade.

Fique de olho nos resultados

É essencial que você tenha cuidado com as datas: isso vale tanto para as inscrições e as provas do Enem como para a divulgação de resultados em todas as formas de ingresso. Isso porque, depois da sua aprovação, geralmente há um prazo para que você compareça à unidade da instituição de ensino para efetivar a sua matrícula.

Efetive sua matrícula

Por último, basta reunir a documentação solicitada e efetivar sua matrícula. E o melhor: o ingresso por meio dos vestibulares ou da nota do Enem pode garantir bolsas e descontos na Pitágoras. Então, não deixe de conferir os regulamentos vigentes no seu polo, ok?

Garanta sua vaga!

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o processo seletivo das faculdades? Como você viu, existem muitas possibilidades para que você tenha mais chances de entrar na graduação. Então, basta escolher aquela que for melhor para você e se planejar para começar essa nova etapa de estudos.

Agora que você já sabe as principais formas de ingressar na faculdade, aproveite e baixe gratuitamente nosso guia prático para você organizar suas finanças e pagar sua faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content