Como atingir uma alta pontuação no Enem? 8 dicas para arrasar

pontuação no Enem

Teste Vocacional Rápido

Atingir uma pontuação alta no Enem é o desejo de todos os vestibulandos. E não é para menos, não é? Estamos falando nada mais, nada menos, do que a maior porta de entrada para o ensino superior em território brasileiro. Anualmente, cerca de 5 milhões de estudantes competem por vagas em faculdades públicas e particulares a partir dessa prova!

Sendo assim, é essencial saber como atingir uma boa pontuação. Quais são as dicas? Os macetes? As regras que devem ser seguidas? Tudo isso é muito pessoal, mas há uma série de fatores que devem fazer parte, sim, de sua preparação para as provas.

Pensando nisso, separamos dicas infalíveis para você, vestibulando que não sabe por onde começar e está morrendo de vontade de iniciar uma faculdade o quanto antes. Vamos lá? Boa leitura!

Leia o edital

O primeiro passo para mandar superbem em qualquer prova é fazer uma leitura minuciosa do edital. Esse documento é indispensável! Nele, estão contidas informações sobre as provas, além das regras que devem ser seguidas no local do exame e os critérios de desclassificação do processo seletivo.

Por isso, se você tem dúvidas sobre quantas questões tem o Enem, quais matérias são cobradas, o que pode ser levado no dia da prova, horário dos exames e muito mais, faça o download do material no site oficial do INEP.

Organize os seus estudos com antecedência

Independentemente do que você vai prestar, seja um vestibular ou o Enem, organize os seus estudos. A melhor maneira de fazer isso é criar um bom cronograma de estudos, o que pode ser um tanto quanto desafiador. Mas vale a pena!

Para começar, separe todos os conteúdos que podem cair na prova. Eles são listados direitinho no edital. Depois, veja quanto tempo de estudo você terá por dia e distribua esses assuntos pelos dias de sua semana. Assim, você não se perde e evita a procrastinação, algo muito comum nesse período.

Preste atenção nos seus pontos fracos

Para a composição de um bom cronograma, é importante que você fique de olho nos seus pontos fracos. Quais são as matérias que trazem mais dificuldade para você? Bom, é exatamente nelas que você deve focar!

Para atingir a nota mínima do Enem ou a nota de corte de seu curso, é fundamental que você se destaque. E é justamente nas matérias mais difíceis que você encontrará o diferencial para superar os concorrentes. Intercale essas disciplinas com as mais fáceis e de que você mais gosta para que o dia seja mais produtivo.

Priorize uma rotina equilibrada

Depois, é hora de focar na organização de sua rotina. Não seja muito duro consigo mesmo, afinal, imprevistos acontecem, e é natural que você não consiga seguir o cronograma eventualmente. Mas não deixe que isso vire uma regra para o seu dia a dia!

Outra recomendação importante é ter horários para fazer as principais atividades do dia. Uma hora programada para estudar é fundamental, mas também é interessante organizar a rotina de sono, por exemplo. Tudo isso vai colaborar para que o seu desempenho nos estudos seja muito melhor.

Inclua a resolução de questões e de simulados no cronograma

Ainda falando sobre o cronograma, não menospreze a realização de muitas questões sobre os temas estudados. Uma rotina de estudos apenas com a teoria não é tão eficiente. Exercícios são fundamentais para que você possa fixar a matéria em seu cérebro e entender melhor a aplicação teórica do conteúdo.

Além disso, sempre que possível, faça simulados ou resolva provas antigas. Eles ajudam você a entender o “jeitão” das questões e são uma ferramenta muito importante para quem quer atingir uma alta pontuação no Enem. Escolha a frequência que preferir — uma vez ao mês, bimestralmente ou a cada três meses, por exemplo.

Treine muito a redação

A redação do Enem é um dos principais cadernos de toda a prova. Valendo de 0 a 1.000, ela pode ser o seu ingresso para a faculdade de seus sonhos. Por isso, é imprescindível que você a treine o tanto quanto puder, além de também compreender, teoricamente, o que a prova quer de você.

Estude as competências da redação no Enem, veja videoaulas sobre o tema, leia textos nota 1.000 de anos anteriores (a fim de identificar, neles, as dicas vistas nas aulas) e escreva. Pegue temas variados e produza os seus próprios textos. Assim, na hora, tudo fluirá muito mais tranquilamente.

Mantenha o seu corpo e a sua mente saudáveis

Quem disse que a preparação para alcançar uma pontuação alta no Enem envolve apenas cálculos, teorias, hipóteses e textos? Nada disso! Também é fundamental cuidar muito bem de seu próprio corpo e, claro, da mente.

Para isso, respeite os seus limites. Estudar exageradamente não é interessante, já que deixará você cansado e muito mais propenso a desanimar. Vá aos poucos e não se esqueça: descansar também é importante. Tire um tempinho para fazer coisas de que gosta e ficar com as pessoas que ama. Divirta-se!

Saiba como controlar a ansiedade no dia da prova

Por fim, preparar-se para o dia da prova também é importante para ter uma pontuação boa. As dicas para conseguir isso são:

  • organize tudo no dia anterior;
  • deixe os livros de lado na véspera e use o tempo para descansar e se distrair;
  • priorize lanches com os quais você já está acostumado, evitando surpresas;
  • caso se sinta nervoso, respire fundo várias vezes, inspirando pelo nariz e expirando pela boca;
  • se não resolver, peça licença para ir ao banheiro, lave o rosto e fique pronto para recomeçar.

Ficar nervoso é normal, mas não deixe que isso domine. Tenha em mente que você estudou muito e que seu esforço vai valer a pena, ainda que você não passe esse ano. Foi um período muito produtivo, no qual muito conhecimento foi adquirido — nada de desanimar!

É hora de mandar ver!

Agora que você já sabe como atingir uma alta pontuação no Enem, é hora de mandar ver nos estudos. Assim, o seu ingresso na faculdade será muito mais rápido! Quem sabe ela não é, inclusive, a Pitágoras? Aceitamos a nota do Enem como forma de ingresso e concedemos bolsas exclusivas para quem manda bem nesse exame.

Para ajudar a se organizar, separamos um material imperdível: um plano de estudos interativo para Medicina! Mesmo que esse não seja o seu curso, dê uma conferida e adapte o cronograma às suas necessidades. Esperamos que goste!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content