6 podcasts de vestibular que você precisa acompanhar

podcast vestibular

Desconto nota do Enem

Tem dias em que parece que 24 horas não são suficientes pra dar conta de tudo, né? Com a rotina corrida, a preparação de estudantes1 também precisa ser pra lá de otimizada. Afinal, ninguém tem mais tempo a perder.

Se você faz parte do grupo que busca formas inovadoras de estudar pra valorizar o tempo de lazer, precisa conhecer a categoria podcast de vestibular! Não sabe o que é? Tranquilo. A gente aqui da Pitágoras te explica!

Os podcasts são arquivos em áudio que lembram muito os programas de rádio. Só que, diferentemente deles, ficam disponíveis pra você escutar quando quiser. O conteúdo é criado sob demanda e há opções pra todos os gostos, abordando temas diversos.

A boa notícia é que há diversos programas específicos pra quem quer se preparar para o vestibular. Confira alguns que separamos pra você e comece agora mesmo a estudar!

Dá Ideia

Se você vai fazer vestibular em 2021, o podcast Dá Ideia não pode ficar de fora do seu radar. Entre os temas abordados no programa estão Depressão e Ansiedade; Saúde Pública; Homofobia e Diversidade nas Empresas.

Se você pretende usar sua nota do Enem pra entrar em uma faculdade, é essencial ficar por dentro de assuntos do momento pra se preparar. Afinal, o exame é conhecido por abordar temas discutidos na atualidade em suas provas. Você não pode ficar pra trás, certo?

O legal desse podcast útil para o Enem é que, além do programa, você tem acesso aos links e às referências que são mencionados em cada episódio. Dessa forma, pode aprofundar ainda mais seus estudos com livros e outras fontes.

Cada programa tem, em média, de 45 minutos a 1h de duração. Ou seja, dá pra escutar o episódio enquanto faz uma esteira na academia ou lava a louça, direto do site ou em plataformas como Spotify. Então, não perca tempo e inclua esse podcast no seu material pra vestibular.

Fronteiras da Ciência

Aqui na Pitágoras, preparamos os alunos para o mercado de uma maneira dinâmica e interativa. Você aprende na prática, com casos reais da sua profissão. Estudar pode, sim, ser divertido.

Seguindo essa mesma linha de descomplicar o que pode parecer complicado, o podcast Fronteiras da Ciência trata de temas científicos de forma descontraída, facilitando o entendimento. É interessante não só pra cursos como Biomedicina, que tem disciplinas científicas como obrigatórias, mas paa todas as áreas.

Em sua décima primeira temporada, o programa já tratou de temas como Astroquímica, Mitos da Economia e Formigas-zumbi! Escute no site ou baixe o aplicativo pra Android. A gente aposta que você nunca mais verá a ciência da mesma forma.

30 Minutos

Quer saber como estudar para o vestibular mesmo com pouco tempo disponível? Separe, pelo menos, meia hora por dia pra aprender um tema novo ou revisar aquilo que já estudou.

Uma pedida pra aqueles dias corridos em que você não quer abrir mão de aprender algo é o podcast 30 Minutos, focado em Literatura. Use essa meia hora pra mergulhar no estudo de obras de grandes escritores, como Elena Ferrante, Shakespeare e a contemporânea brasileira Ana Paula Maia.

Tour pela prova do Enem

Os episódios são bem diversificados: há programas sobre a série Bridgerton, queridinha do momento, e até mesmo BBB! Assuntos mais complexos, como a diferença entre fábula e apólogo, também são abordados em programa.

Você pode, ainda, aproveitar os conteúdos extra, como e-books e wallpapers. O podcast está disponível em diferentes plataformas: Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts, entre outras.

Anticast

Entre as dicas de podcast pra vestibular temos ainda o Anticast. Um dos seus diferenciais é que reúne podcasts dos mais diversos temas em uma só página. Facilidade é sempre bom, certo?

Se você tem como meta prestar vestibular online e realizar seu sonho de entrar na faculdade, coloque esse podcast entre suas fontes de consulta. Os temas são atuais e devem ficar no seu radar. Há programas que falam sobre eleições municipais, além do apagão no Amapá e Bolívia. Diversificado, não é?

O Anticast também oferece alguns conteúdos extra que podem ser úteis na hora de estudar, como textos e vídeos. Entre os assuntos, a filosofia do estado islâmico e eleições 2018. Navegue sem medo.

Filosofia Pop

Um dos melhores podcasts pra vestibular mostra que filosofia não precisa ser complicada, nem difícil de entender. O Filosofia Pop, apesar do nome, trata de assuntos diversificados.

Ultrapassando 100 episódios, o programa já falou de Vale do Silício, Brasilidade, Ditadura, Pensamento Chinês e Afropessimismo. Pra ter um bom desempenho no vestibular, é essencial ficar atento aos temas da atualidade. Então, não perca tempo e assine agora mesmo este podcast.

Xadrez Verbal

Política, História, atualidades e um pouco de autoterapia. É assim que se define o podcast Xadrez Verbal. Os programas são interessantes pra quem quer se atualizar sobre o que está acontecendo no mundo enquanto faz outras atividades, como uma caminhada ou cuida da cozinha.

Entre os assuntos abordados nos episódios estão a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; golpe em Mianmar e fórum econômico de Davos. Um dos diferenciais do podcast, que chegou à marca de 250 programas, é que você pode conferir a minutagem dos blocos e, assim, ir direto aos assuntos que mais interessam.

Investir em podcast de vestibular como material de estudo é sob medida pra quem quer estudar diferentes temas em uma linguagem diferente e dinâmica. O mais legal é que você pode escutar os programas enquanto executa atividades do dia a dia, otimizando seu tempo.

Chegou o seu momento!

Agora que você já sabe como é positivo investir em podcast de vestibular pra turbinar os seus estudos. Se já está seguro pra prova, é hora de testar os seus conhecimentos e dar o primeiro passo pra uma carreira de sucesso na área que escolher.

Vem fazer o vestibular aqui da Pitágoras e estudar em uma faculdade cheia de diferenciais pra sua carreira!

Gostou dessa ideia de estudar com a gente e ter o currículo dos sonhos? Então, não perca mais tempo: inscreva-se agora mesmo no vestibular da Pitágoras.

1 G1

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados