Plano de carreira: o que é e como montar um?

profissional vendo plano de carreira

Desconto nota do Enem

Se você quer sucesso profissional, saiba que o primeiro passo pra conquistar esse objetivo é o planejamento. Afinal de contas, mesmo que já tenha em mente aonde pretende chegar e qual é o cargo dos sonhos, por exemplo, tirar essas ideias da cabeça e colocá-las em ação sem nenhum tipo de preparação é bem arriscado. Por isso, o plano de carreira deve ser o seu principal aliado!

Pra evitar que você saia do foco e se perca no meio do caminho rumo aos seus objetivos profissionais, ele vai servir como um verdadeiro guia pra definição de metas e prazos pra cumprir cada uma. Tudo isso com bastante organização, claro. Ficou interessado e quer aprender a fazer o seu? Então, continue com a gente na leitura do post e saiba mais sobre o assunto!

O que é plano de carreira?

Como a gente falou, o plano de carreira é um guia pra te direcionar a chegar aonde deseja. Pra isso, o documento reúne um conjunto de metas, prazos, etapas e planos de ação para o alcance dos seus objetivos no tempo estipulado.

Ainda que seja um caminho eficaz pra crescer profissionalmente e ocupar posições alinhadas àquilo que você planeja pra sua trajetória, a execução do plano de carreira pede uma boa dose de disciplina, persistência, foco e paciência.

Isso porque se trata de um processo gradativo. Ou seja, com resultados pra médio e longo prazo, sem falar nos possíveis obstáculos a serem superados ao decorrer do percurso.

Qual é a sua importância?

Todo mundo tem — ou ao menos deveria ter — suas próprias ambições. No âmbito profissional, isso não poderia ser diferente, né? Desde aqueles que estão dando seus primeiros passos no mercado até os que já têm anos de experiência nas melhores profissões pretendem conquistar algo: seja atingir um cargo C-Level, seja empreender e abrir um negócio, ter uma posição estável e sólida, e por aí vai.

Independentemente de qual for essa ambição, as chances de que você acabe se perdendo no meio do trajeto ou até mesmo se esquecendo de seus sonhos em meio às adversidades do mercado são bastante altas quando não há um planejamento concreto. Por outro lado, com um plano de carreira, dá pra direcionar todo o foco, esforços e recursos naquilo que realmente importa.

Como montar um bom plano de carreira?

Que tal saber como fazer um plano de carreira e assumir o controle daquilo que você pretende conquistar profissionalmente? Assim como montar um currículo de sucesso, elaborar um bom planejamento requer um passo a passo, além de bastante cuidado e atenção. Pra isso, siga as etapas baixo!

Trace os seus objetivos

A gente já falou bastante sobre alcançar objetivos ao longo do post, né? Sendo assim, o primeiro passo pra montar um plano de carreira –– na empresa ou fora dela –– só poderia ser a definição deles. Conquistar o primeiro emprego ou uma certificação profissional, ser promovido no trabalho: esses são alguns exemplos que podem ser incluídos no seu planejamento. O mais importante é entender onde quer chegar.

Tour pela prova do Enem

A dica é começar pelos mais amplos, relacionados com as suas expectativas, e depois partir para os específicos — qual tipo de cargo pretende ocupar, a remuneração esperada etc. Vale destacar que, por mais importante que seja sonhar alto, é fundamental que seus objetivos condigam com a realidade.

Nem sempre a posição mais alta numa empresa ou um salário exorbitante, por exemplo, é o que realmente traz satisfação na sua área. Por isso, o próximo passo pra montar um plano de carreira é se conhecer bem.

Trabalhe o autoconhecimento

Se conhecer de verdade te ajuda a enxergar os seus objetivos com clareza, o que faz do seu plano de carreira o mais alinhado possível. Pra isso, comece analisando a sua situação atual. Pense nos seus pontos fortes e fracos, gostos pessoais, habilidades que precisa desenvolver ou aperfeiçoar, em seus valores e visões etc.

Aqui, um exercício que vale a pena colocar em prática é fazer algumas perguntas pra você mesmo.

  • Com o que eu realmente me vejo trabalhando?
  • Com o que eu não me vejo trabalhando de jeito algum?
  • Do que eu não abriria mão na construção da minha carreira?
  • Quais são as minhas habilidades mais estratégicas?
  • Quais habilidades preciso desenvolver pra trabalhar com o que quero?

Tenha metas e prazos definidos

Vimos que são uma parte importante pra elaborar um plano de carreira. Afinal, é a partir deles que você pode traçar um plano de ação pra cumprir com o que foi definido. Vamos supor que um de seus objetivos seja atingir um cargo de liderança. Pra isso, algumas de suas metas e prazos incluem:

  • concluir uma formação acadêmica pra adquirir os conhecimentos necessários e desenvolver habilidades pra ter destaque e sucesso como líder. Prazo: 5 anos;
  • participar de um programa de estágio pra enriquecer o currículo e obter experiência. Ao escolher a Pitágoras pra sua formação, você tem acesso ao Canal Conecta, nosso portal exclusivo de vagas. Prazo: 1 ano;
  • aperfeiçoar conhecimentos numa segunda língua. Prazo: 3 anos.

Aposte na educação

Hoje, é impossível falar sobre sucesso profissional sem abordar a importância da educação, não acha? Pra não ficar sempre atrás da concorrência — que, cá entre nós, é bem acirrada — e conseguir cumprir com o seu plano de carreira, invista num curso de graduação.

Não importa quais objetivos façam parte do seu planejamento: o mercado de trabalho continua competitivo e exigente. Por isso, um diploma de nível superior não só abre portas e potencializa a empregabilidade, como também fornecem o conhecimento necessário pra que você saiba lidar com todas as demandas da sua área de atuação.

Aqui na Pitágoras, o Canal Conecta não é a única vantagem, viu? Temos um quadro de docentes atualizado e altamente qualificado, uma infraestrutura completa, avaliação continuada e apoio personalizado. Você pode ter tudo isso com excelente custo-benefício e formas de ingresso facilitadas!

Como vimos, o plano de carreira deve ser um dos principais aliados de qualquer profissional. Agora que você já sabe como montar o seu, não deixe de colocar em prática as dicas do post e, assim, impedir que a falta de planejamento afete o seu sucesso. Por fim, não se esqueça da importância que um diploma de nível superior tem na conquista de boas posições no mercado. Por isso, invista numa graduação e aposte na educação continuada, combinado?

Se você gostou do conteúdo, aproveite sua visita no blog e entenda sobre outro assunto relevante pra carreira. Acesse nosso próximo post e veja como criar um plano de networking profissional. A gente te espera lá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados