Conheça exemplos dos principais perfis profissionais

profissionais trabalhando

Desconto nota do Enem

Qual é o perfil profissional exemplo pra sua área de trabalho? Já pensou a respeito disso? Pois deveria. Afinal, além de investir nos conhecimentos técnicos, também vale a pena conquistar habilidades e atitudes que contribuam para o sucesso da sua carreira.

Quer saber como funcionam os tipos de personalidade profissional e qual deles mais se parece com você? Preparamos este conteúdo pra te falar sobre isso. Vem com a gente!

O que é um perfil profissional exemplo?

Sabe os comportamentos e atitudes que definem o padrão de como uma pessoa participa em suas relações de trabalho? Esse é justamente o perfil profissional.

Um bom exemplo é a referência desse padrão que a gente encontra no ambiente de trabalho, na faculdade ou no mundo dos negócios. Warren Buffett é um investidor bem-sucedido do mercado financeiro, reconhecido mundialmente por sua integridade, perseverança e humildade.

Já pensou em como gostaria que seus colegas de trabalho, gestores e professores da faculdade se referissem a você? Então, que tal conhecer quais são os principais perfis de profissionais e saber qual deles é o mais parecido com o seu estilo e carreira que quer seguir?

Quais são os principais tipos de perfis profissionais?

Então, vamos lá. Antes de tudo, é importante entender que você e todos os profissionais do mercado têm duas ou mais características que marcam um perfil. Mas, na maioria das vezes, uma vai se destacar.

Sabendo disso, também fica fácil entender que as outras podem ser desenvolvidas no curso ideal pra cada perfil, em uma mentoria, em livros e, principalmente, com experiências de aprendizados — desde que você esteja aberto pras lições que a vida e o trabalho vão te oferecer, claro.

Comunicador

O perfil de comunicador é associado a profissões professores, publicitários, marketeiros e artistas. Isso porque eles usam a palavra pra expressar seu conhecimento.

De fato, esse é um perfil alinhado com profissionais da comunicação. Mas também é muito valioso pra quem quer desenvolver algum dos estilos de liderança e conquistar um cargo de gestão. Afinal de contas, um líder precisa conduzir um time e engajar os colaboradores todos os dias.

O perfil comunicador é aquele que:

  • sabe se expressar;
  • consegue trazer informações de forma didática de acordo com o nível de conhecimento do seu público;
  • entende por que é importante ouvir e entender a intenção das pessoas para o papo.

Nem precisa dizer que a turma do curso de Publicidade e Propaganda se encaixa bem nesse perfil de profissional, né? Mas os alunos de Marketing digital e Administração não ficam pra trás.

É isso mesmo: o comunicador sabe falar, mas também é um ótimo ouvinte, colocando todo o seu carisma em jogo pra conquistar a atenção e a simpatia do seu público. Você é assim?

Analista

O perfil analista é típico dos profissionais e cargos que pedem uma dose de concentração. São perfeccionistas, gostam de seguir regras e de ter certeza que estão executando o trabalho da forma ideal.

São ótimos pra demonstrar como aplicar a ética no trabalho, acompanhar processos repetitivos, apontando falhas ou inconsistências que precisam ser corrigidas. Por valorizarem a exatidão e os bons resultados, eles nem sempre lidam bem com a pressão de terminar o trabalho rápido.

Você tem esse tipo de personalidade? Então, alguns cursos podem te interessar, como é o caso da Licenciatura em Letras ou Engenharia de Controle e Automação.

Competitivo

O perfil competitivo é movido pelo desafio e o desejo de fazer mais e melhor. Sua vontade de se destacar nem sempre está relacionada com outras pessoas — ele até sabe trabalhar em equipe. Em vez disso, entende que seus resultados podem ser melhores se tiver dedicação suficiente.

Tour pela prova do Enem

Vendedores na área comercial, profissionais da área de Educação Física e até cientistas de dados na área da tecnologia costumam ter esse perfil. Eles sabem que, quanto melhor forem em seus cargos, maior será a remuneração.

Não é por acaso que o perfil competitivo atrai quem tem interesse nas profissões mais bem-pagas. Afinal de contas, elas quase sempre oferecem remuneração por produção e premiações por meta batida.

Se você se encaixa nesses tipos de personalidade, já pensou em fazer graduação em Administração, Jornalismo ou Direito? Que tal competir por metas, ser o primeiro a dar um furo de reportagem ou convencer o júri com unanimidade?

Procrastinador

Sabe quando você deixa pra amanhã o que poderia muito bem fazer hoje? Esse famoso ditado nada mais é do que a procrastinação. Ao contrário dos preguiçosos, quem tem esse perfil sofre e se sente mal por abandonar suas tarefas.

Assim, não é incomum que as pessoas procrastinem — porque consideram a tarefa difícil ou porque têm dificuldade de relacionamento com outros colegas de trabalho.

Que tal entender o motivo pra resistência de realizar a atividade? Se a sua dificuldade é técnica, a solução é buscar aprendizado. Mas se a relação com algum colega está ruim, pode ser necessário encontrar uma solução para o conflito entre vocês.

Quando isso não acontece, o gestor responsável pela avaliação do profissional pode interpretar essa atitude como desinteresse ou incapacidade. E não é isso que você quer, né?

Esse é um dos tipos de personalidade que podem não se dar tão bem nas profissões acadêmicas. Mas lembra que te contamos que todo mundo tem mais de um perfil? Então, aproveite pra manter esse sob controle enquanto os outros são estimulados, combinado?

Executor

O perfil executor é um dos mais determinados. Ele não mede esforços pra iniciar um trabalho, mesmo que ele pareça grande ou desafiador demais. Compreende muito bem as orientações, é prático e extremamente positivo, além de conseguir engajar a equipe e seus colegas de trabalho.

Esse tipo de profissional agrega muito valor à equipe, mas nem sempre sabe lidar com tomadas de decisões complexas. Seu impulso de resolver as demandas, por vezes, pode ser precipitado. Na dúvida, é melhor respirar antes de agir, certo?

Quer saber um curso ideal pra esse perfil? Então, aqui vão dois: Licenciatura em Matemática ou Ciências Contábeis!

Colaborador

Esse é um dos perfis mais desejados pelas empresas. Afinal de contas, todas elas precisam de profissionais que saibam trabalhar em equipe pra buscar resultados melhores. A área de Ciências Biológicas, em geral, atua dessa maneira. Então, quem vai cursar Fisioterapia ou Enfermagem vai se dar bem com essa personalidade.

Em uma rápida pesquisa por oportunidades de estágio ou trabalho no Canal Conecta (exclusivo dos nossos alunos), é possível perceber que os requisitos para as vagas costumam citar a facilidade de trabalhar em equipe.

Nesse sentido, o perfil colaborador deve ser desenvolvido por todo profissional em busca de oportunidades e crescimento. Se tem engajamento de terceiros, é um perfil que também pode exercer funções de liderança, né? Fazer com que as pessoas trabalhem juntas e valorizar o esforço de cada um são atitudes essenciais de um líder.

Quer descobrir quais desses tipos de personalidades são os seus principais e desenvolver as habilidades corretas? Nossa dica é conversar com especialistas, ver as áreas de conhecimento que mais te agradam e analisar profissionais que você conhece. Você sente que se parece um pouco com eles?

O interessante é que cada perfil profissional exemplo pode ser percebido e desenvolvido nas atividades da faculdade. Trabalhos em grupo, apresentações, escrita de conteúdos e organização das funções dos colegas no projeto são experiências que te ajudam a desenvolver esses comportamentos. Aqui na Pitágoras, você tem tudo isso e consegue sua vaga de graduação com formas de ingresso facilitadas!

Então, agora queremos saber: como anda comunicação escrita? Está precisando aprimorar essa habilidade? Leia sobre os 7 passos pra desenvolver melhor suas ideias em textos e comece agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados