Pedagogia: devo fazer Licenciatura ou Bacharelado?

pedagogia licenciatura ou bacharelado

Teste Vocacional Rápido

Muitas pessoas têm dúvidas se é melhor fazer o curso de Pedagogia de Licenciatura ou Bacharelado. A primeira é uma graduação mais comum e está presente em diversas instituições de ensino, mas também é possível escolher a segunda opção em alguns casos. 

Para descobrir a escolha certa, precisamos conhecer as características dos dois tipos de graduação. Você sabe o que é uma Licenciatura em Pedagogia? E um Bacharelado? Pois é, saber disso fará toda a diferença para tirar as suas dúvidas.

Logo abaixo, explicamos quais são as diferenças entre os cursos e qual é a melhor opção em termos de empregabilidade. Continue a leitura e fique por dentro do assunto! 

Qual é a diferença entre Bacharelado e Licenciatura no curso de Pedagogia?

A Pedagogia de Licenciatura ou Bacharelado é um curso voltado para estudar os processos de educação e aprendizado: métodos de ensino, gestão educacional, Psicopedagogia etc. No primeiro caso, o foco é habilitar professores para as escolas, enquanto o segundo busca o mercado da educação de maneira ampla.

As semelhanças entre Licenciatura e Bacharelado

Os cursos de Pedagogia de Licenciatura ou Bacharelado partem das mesmas disciplinas nos primeiros períodos de faculdade, abordando temas como Filosofia, História, Psicologia, Didática e outros temas ligados à educação em geral. 

Licenciatura em Pedagogia 

Na Licenciatura, você tem contato com as matérias voltadas para a habilitação para ser professor. Essa certificação específica permite que o profissional dê aulas em três áreas:

  • educação infantil;
  • séries iniciais do ensino fundamental;
  • educação de jovens e adultos.

Para conquistar a Licenciatura em Pedagogia, o profissional precisa cumprir horas de estágio curricular nessas áreas de atuação e de aulas sobre como lecionar, entre outros temas. Assim, o foco do curso se transforma.

Bacharelado em Pedagogia

O Bacharelado em Pedagogia não vai buscar a habilitação para dar aulas, focando na expansão do mercado de trabalho. Temas relacionados com a Pedagogia no ambiente de trabalho, nos hospitais e em cursos livres são abordados mais a fundo nesse tipo de graduação.

Além disso, o estágio curricular pode ser realizado em outras áreas, uma vez que não é preciso cumprir as horas requeridas pela Licenciatura. Resumidamente, do meio para o final, o curso deixa de priorizar a educação infantil, as séries iniciais do ensino fundamental e a educação de jovens e adultos.

A melhor opção entre Pedagogia de Licenciatura ou Bacharelado 

Então, a diferença entre os cursos está na parte específica, em que o profissional precisa escolher entre se aprofundar na área escolar ou aprender mais sobre as demais aplicações da Pedagogia. Mas qual é a melhor opção?

Atualmente, a Licenciatura tem sido mais vantajosa, a ponto de as instituições de ensino dificilmente oferecerem o Bacharelado. Também não é comum que os empregadores façam distinção entre os dois diplomas ao abrirem uma vaga de trabalho.

Sem contar que os assuntos vistos no Bacharelado podem ser estudados posteriormente em cursos livres e pós-graduações. Por outro lado, você só vai obter uma Licenciatura a partir do Bacharelado se realizar uma complementação pedagógica, que é um tipo de segunda graduação — o que exige a realização dos estágios e aulas práticas.

Ah! Se você ainda tem dúvidas sobre como é a Licenciatura, recomendamos o conteúdo com tudo sobre Pedagogia.

Quais são as vantagens de investir no curso de Licenciatura em Pedagogia?

Então, será que Pedagogia, vale a pena? Agora que você já conhece a diferença entre Licenciatura e Bacharelado, podemos conversar um pouco sobre as vantagens do curso. Confira!

Mercado constantemente aquecido

A Licenciatura em Pedagogia abre diversas oportunidades, e o sistema de ensino tem uma demanda constante de profissionais da área. Além disso, você encontrará cada vez mais as empresas preocupadas com o treinamento dos funcionários.

De janeiro a abril de 2021, por exemplo, o CAGED já registra a contratação de 38.173 professores de educação infantil e ensino fundamental. O saldo de vagas (contratações – demissões) corresponde a 14.727. 

Desse total, a maioria das vagas pode ser ocupada por professores com diploma de Licenciatura em Pedagogia:

  • 18.681 contratações para o ensino fundamental de primeira a quarta séries, com saldo de 6.841;
  • 9.925 contratações para educação infantil com saldo de 3.838.

O mercado, portanto, vem se recuperando do fechamento das escolas, causado pela pandemia do covid-19.

Desenvolvimento de habilidades

A Licenciatura em Pedagogia é um curso que obrigatoriamente alia teoria e prática. Você terá aulas sobre como ensinar, manter a disciplina em sala de aula, fazer a gestão de estabelecimentos educacionais etc.

Além disso, a faculdade é a oportunidade de realizar os estágios curriculares, com tarefas reais e simuladas no ambiente de trabalho. Por isso, você desenvolve diversas habilidades, como comunicação, gestão de pessoas e didática.

Bom custo-benefício

A faculdade de Pedagogia apresenta um excelente custo-benefício. Essa Licenciatura está entre as graduações mais em conta, em relação a mensalidade e materiais didáticos, e os custos são ainda menores no EAD. 

Portanto, é uma boa opção, considerando a remuneração do graduado. O Pedagogo tem média salarial de R$ 2.741,48*, e o salário pode aumentar com experiência profissional e especializações realizadas ao longo da carreira.

Logicamente, para alcançar as melhores oportunidades, você precisa fazer uma boa faculdade. Mas não se preocupe: a Pitágoras está aqui pra que você tenha uma excelente formação.

Nosso curso de Pedagogia conta com os melhores professores e infraestrutura, que são continuamente avaliadas pelo MEC. Além disso, trazemos diferenciais pra ajudar a sua qualificação profissional:

  • curso adequado a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular);
  • Trilhas de Carreira pra desenvolver competências de liderança, inovação e gestão de pessoas;
  • orientações sobre mercado de trabalho e acesso a processos seletivos pelo Canal Conecta.

Você também conta com flexibilidade de horários pra estudar. Se puder frequentar as aulas todos os dias, pode optar pelo ensino presencial. Se não, existem as modalidades de ensino EAD, que são o semipresencial e o 100% online.

Faça Pedagogia na Pitágoras!

Então, agora que você já conhece a diferença entre fazer Pedagogia de Licenciatura ou Bacharelado, é hora de escolher a melhor faculdade para se graduar. Nosso curso é completo e fornece o desenvolvimento que você precisa para alcançar as melhores oportunidades. Faça a inscrição no vestibular online e estude com a gente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

E-BOOK] Tecnólogo, Licenciatura e Bacharelado

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.