O curso de Pedagogia é dinâmico e oferece possibilidades diversas para estudantes e profissionais. Além do trabalho como professor em sala de aula na educação básica — o mais conhecido nessa área —, pedagogos também podem atuar em instituições diferentes, como hospitais e empresas.
A Pedagogia Empresarial consiste na atuação do profissional na equipe de gestão de Recursos Humanos de uma empresa. Segundo a Catho, a média salarial do profissional é de R$ 1.726,96, e o seu objetivo é desenvolver estratégias de ensino alinhadas com as necessidades dos funcionários e do negócio. Assim, o pedagogo contribui para o treinamento dos colaboradores e sua ascensão na carreira.
As ações educativas têm efeito direto no bom andamento do trabalho e no aumento da produtividade. Por isso, elas são estratégicas para os empresários. Que tal saber mais sobre o assunto? Neste post, abordaremos os seguintes tópicos.
- Qual é a importância da Pedagogia no âmbito empresarial?
- Quais são os principais desafios da Pedagogia Empresarial?
- Como é a rotina do pedagogo empresarial?
Boa leitura!
Qual é a importância da Pedagogia no âmbito empresarial?
A Pedagogia nas empresas oferece um novo olhar para o cuidado com os Recursos Humanos. As organizações estão cada vez mais se dando conta de que bons funcionários se constituem como vantagem competitiva no mercado. Isso quer dizer que a excelência nos processos de seleção e de gestão de RH traz resultados interessantes.
Então, o objetivo de um negócio não é apenas o de atrair os melhores profissionais para suas vagas. A gestão também deve ter o intuito de ajudar seus colaboradores a crescerem e se desenvolverem. Funcionários valorizados e que contam com o apoio da empresa se sentem mais motivados para continuarem atuando bem no local.
Nesse cenário, a Pedagogia aplicada aos negócios tem um papel importante. Cabe ao pedagogo analisar o contexto da companhia, acompanhar as necessidades dos funcionários e planejar ações que impulsionem o desenvolvimento deles e produza novos conhecimentos. Todos têm a ganhar com essa prática.
Você pode se perguntar: como se dá o trabalho da Pedagogia na gestão de Recursos Humanos, junto a outros profissionais da área? Embora existam formações afins, como a faculdade de Psicologia e o próprio curso de RH, é do pedagogo a especialidade sobre o ensino e a aprendizagem. É ele quem domina os métodos pedagógicos.
Portanto, profissionais da Pedagogia têm muito a contribuir com as equipes de RH. Eles colocam seus conhecimentos em ação para perceber o que os profissionais precisam aprender, entender possíveis dificuldades de aprendizagem e elaborar estratégias formativas adequadas para cada equipe ou colaborador.
Algumas das vantagens da pedagogia empresarial para um negócio são:
- percepção e resolução de problemas;
- melhoria do clima organizacional;
- produção de novos conhecimentos;
- aperfeiçoamento frequente dos colaboradores;
- identificação de pontos em que precisam melhorar;
- gestão da motivação dos funcionários;
- melhoria nos relacionamentos das equipes;
- aumento da produtividade.
Quais são os principais desafios da Pedagogia Empresarial?
Agora você já conhece um pouco mais sobre essa área e viu que as oportunidades para os pedagogos estão além da Pedagogia e BNCC na educação básica. Quem tem interesse na carreira de professor também se prepara durante a faculdade para o trabalho em hospitais ou empresas.
Para isso, é indispensável estudar em uma instituição de qualidade. A Pitágoras oferece a qualidade que os estudantes precisam para aproveitarem todos os campos profissionais da Pedagogia.
Nosso currículo é atualizado, e os professores são capacitados para o desenvolvimento das qualidades necessárias à área junto aos futuros pedagogos. Isso sem falar em benefícios como o Canal Conecta e o Portal do Aluno.
Você tem interesse e pensa em conseguir um emprego ou estágios nos setores públicos e privados? Então, conheça alguns desafios da Pedagogia nos negócios.
Perceber as necessidades formativas da empresa
Uma das maiores funções — e desafios — do pedagogo que trabalha em empresas é identificar as demandas dos negócios e dos colaboradores. Elas podem ter relação com conhecimentos técnicos do cargo ou com habilidades comportamentais, como o trabalho em equipe, a boa comunicação, a automotivação etc.
A Pedagogia Empresarial também deve estar atenta às necessidades da empresa em si. Por exemplo, observando a demanda de intervir junto aos funcionários para reforçar a missão e os valores do negócio ou melhorar o clima organizacional. O pedagogo precisa ter recursos para acompanhar e perceber tais aspectos.
Identificar oportunidades e potenciais não explorados
Muitas vezes, uma empresa precisa se reinventar. Por exemplo, criando novos setores, desenvolvendo estratégias diferentes, promovendo funcionários para cargos de liderança, modificando as funções e transformando equipes. Mudanças como essas se pautam na identificação de oportunidades e potenciais.
Logo, o pedagogo pode ajudar nisso. Ao acompanhar os funcionários e as equipes, ele é capaz de observar possibilidades para novas aprendizagens e resultados diferentes. O negócio é consequência das habilidades de todos que trabalham nele e, por isso, a Pedagogia Empresarial é estratégica.
Lidar com profissionais não tão dispostos a aprender
Apesar da importância do seu trabalho, um dos desafios do pedagogo em empresas é lidar com profissionais que podem não estar tão interessados no aprendizado e no próprio desenvolvimento. Assim como um professor que precisa incentivar os alunos em sala de aula, ele deve colocar seus conhecimentos em prática para mudar a realidade.
Uma das funções do pedagogo é mostrar as vantagens de investir na própria carreira e de aproveitar as oportunidades que a empresa oferece para os colaboradores. Em geral, os funcionários se sentem valorizados com a realização de treinamentos, pois entendem que é um investimento da organização nele.
Como é a rotina do pedagogo empresarial?
Trabalhar com Pedagogia e as tendências de Recursos Humanos faz com que o pedagogo tenha uma rotina muito próxima do setor de RH. Ele pode atuar de maneira conjunta nas diversas atividades realizadas — recrutamento e seleção, organização da entrada de novos colaboradores e treinamentos frequentes.
Ele tem importância especial no acolhimento de funcionários que entram na empresa, pois há um cuidado de integrar essas pessoas e passar conhecimentos importantes sobre o negócio e o cotidiano da organização. Além disso, o pedagogo acompanha as equipes e os funcionários de maneira constante para entender do que eles precisam.
Por causa disso, outra função que faz parte da rotina na Pedagogia Empresarial é a realização ou o acompanhamento de avaliações. O profissional da área precisa saber como os funcionários estão sendo avaliados, a fim de identificar possíveis necessidades de treinamentos específicos.
O pedagogo também é exigido quando há alguma mudança significativa na empresa ou no setor — o lançamento de normas de segurança para indústrias, por exemplo. Nesse caso, ele tem o papel de organizar as novas informações e garantir que os colaboradores recebam orientações adequadas para mantê-los atualizados.
Agora você sabe o que é a Pedagogia Empresarial e como os profissionais atuam nessa função. Essa é apenas uma das possibilidades para quem se forma em Pedagogia na faculdade. Você tem interesse na área? Não se esqueça de procurar a melhor instituição para terminar seu curso!
Nós da faculdade Pitágoras estamos preparados para ofertar alta qualidade de ensino e muito mais. Inscreva-se no vestibular e prepare-se para um futuro de sucesso profissional!