Orientação profissional: o que é e quando buscar?

Escolher uma carreira pra seguir pode ser um dilema pra qualquer pessoa, seja qual for a etapa da vida em que ela estiver. No geral, quem quer saber o que fazer depois do ensino médio ou tenta entrar com êxito no mercado de trabalho se vê diante de muitos caminhos possíveis. Nesse momento, é normal surgirem dúvidas, e com elas a necessidade de orientação.

Uma boa notícia é que essa jornada se torna mais simples e eficiente com o uso de um acompanhamento especializado. Considerando diferentes critérios da sua personalidade e vida, o processo de orientação profissional pode te ajudar a fazer uma escolha promissora.

É muito importante considerar esse tipo de ajuda pra reduzir a chance de uma decisão equivocada. O desgaste pode ser cansativo e envolver frustração, exigindo que o rito do vestibular e da faculdade seja refeito desde o início.

Neste post, você encontra um guia sobre o que é orientação profissional e quando buscar essa ajuda. Continue a leitura e aprenda a fazer a escolha certa pra sua carreira!

O que é orientação profissional?

Como o nome sugere, orientação profissional é o processo de aconselhamento pra uma pessoa que precisa tomar decisões relacionadas com a profissão. O caso mais comum é a escolha de um curso superior. A partir de um acompanhamento breve, mas bem focado, ela pode te ajudar a descobrir a oportunidade de carreira mais acertada pra seguir.

É fundamental ter em mente que a orientação profissional segue uma dinâmica séria, conduzida por um especialista de Pedagogia ou Psicologia. Com base em vários parâmetros, ele busca reconhecer as carreiras mais adequadas ao seu perfil e, ao mesmo tempo, solucionar as dúvidas existentes.

Desse modo, a pessoa que está sendo orientada consegue tomar sua decisão de uma maneira consciente. Além das informações variadas sobre os cursos e as profissões, os salários e o mercado de trabalho, você adquire uma compreensão aguçada dos seus próprios desejos e talentos. Legal, né?

Essa dimensão de autoconhecimento é importante, tendo em vista que muitas das dúvidas que aparecem estão relacionadas com a falta de reflexão sobre nós mesmos. Se você conseguir entender melhor quais são os seus interesses, aptidões e metas, com certeza vai ter menos dificuldade em planejar seu futuro.

A orientação profissional não é uma fórmula mágica pra resolver o seu destino, viu? Quando é realizada de maneira comprometida, ela te dá um direcionamento pessoal e profissional. Afinal de contas, cada detalhe pode fazer a diferença na hora de decidir.

Por que buscar orientação profissional é importante?

A importância da orientação profissional está ligada aos inúmeros benefícios que ela traz pra uma pessoa que precisa planejar seu trajeto no mercado. Pense, por exemplo, que ela te ajuda a resolver dúvidas sobre as áreas de trabalho e fortalecer o seu conhecimento de si mesmo.

É difícil mensurar os ganhos da orientação, porque eles vão afetar toda a vida de uma pessoa a partir da entrada na faculdade. Por aumentar as suas chances de sucesso profissional, o processo influencia até mesmo as progressões e promoções.

Veja só algumas das vantagens mais evidentes!

Auxiliar na escolha da profissão

A grande tarefa da orientação profissional é te ajudar a fazer a melhor escolha em determinado momento da sua vida. Trazendo informações relevantes sobre o mercado e cada área, o especialista te incentiva a formar uma visão ampla pra um bom plano de carreira.

Proporcionar autoconhecimento

“Conhece-te a ti mesmo”, costumava dizer o sábio Sócrates, um dos primeiros filósofos que viveu na antiga Grécia. Na atualidade, a quantidade de informações e saberes exigidos de um estudante muitas vezes atrapalham a realizar uma reflexão desse tipo.

A orientação profissional pode ser muito útil pra te impulsionar a “olhar pra dentro”. Conhecendo a fundo seus interesses, objetivos e habilidades, você fica mais preparado pra escolher uma profissão que possa te trazer felicidade.

Alavancar a carreira

Vale lembrar que a orientação profissional pode ser usada em qualquer etapa da carreira. Assim, é útil até mesmo pra quem se encontra no mercado de trabalho há muitos anos, pra que tome decisões que possibilitem a impulsionar a carreira.

Maiores chances de sucesso no mercado

Por todos os fatores que a gente falou, a orientação profissional fortalece a sua bagagem pra ser bem-sucedido naquilo que faz. Por maximizar sua afinidade com a profissão escolhida e ampliar seu autoconhecimento, ela aumenta também as chances de encontrar sucesso no mercado.

Quando buscar a orientação profissional?

A orientação profissional é especialmente útil quando você precisa escolher entre possibilidades diversas de atuação no mercado de trabalho. Por exemplo, se está terminando o ensino médio e não sabe qual faculdade fazer ou não tem noção das suas habilidades técnicas.

Nesses casos, saber como buscar orientação profissional na hora certa pode ser decisivo pra que você possa traçar o seu caminho de maneira consciente. O grande risco que existe de não receber suporte adequado é tomar uma decisão equivocada e ficar frustrado em algum momento no futuro.

A escolha de uma profissão não é nada banal, e envolve equilibrar uma série de fatores, desde os talentos pessoais até as expectativas de salário. Por mais que, em alguns casos, você tenha liberdade de “experimentar”, é sempre desejável pensar bem antes de bater o martelo.

Vale lembrar que não são apenas candidatos ao vestibular que podem se beneficiar dos recursos dessa prática. O estudante de ensino superior, o recém-formado ou trabalhador que desejam avançar na carreira também pode buscar a ajuda da orientação profissional.

Aqui na Pitágoras, você recebe todo o suporte necessário pra obter uma inserção privilegiada no mercado de trabalho. A partir de práticas de estágio e do acesso exclusivo ao Canal Conecta, uma plataforma para busca de vagas, vai conseguir encontrar aquela vaga que é a sua cara antes mesmo de ter o diploma nas mãos!

Somando todos os aspectos que a gente mencionou neste artigo post, fica fácil perceber que a orientação profissional é muito importante pra guiar sua carreira com qualidade. A partir de uma condução especializada, você aumenta suas chances de encontrar o emprego dos sonhos e alcançar realização no trabalho.

E aí, viu como é crucial contar com acompanhamentos consistentes pra desenvolver sua posição profissional? Aproveite pra conhecer as Trilhas de Carreira, uma novidade da Pitágoras pra você se tornar o profissional que o mercado procura!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content