O que faz um oncologista? Conheça as principais funções desse especialista!

A hora do vestibular é repleta de dúvidas e desafios para o estudante. Por isso, realizar uma pesquisa educacional sobre a faculdade que se quer estudar, a grade curricular do curso, o salário do profissional e demais itens faz parte desse momento. E quem optou pela Faculdade de Medicina ainda pode conhecer mais e melhor sobre as áreas de atuação dentro do campo médico.

Nesse post, vamos conhecer tudo sobre o que faz um médico especialista em Oncologia, ou simplesmente um oncologista. A Oncologia é o ramo da medicina que estuda e trata quadros de câncer. Dessa forma, os pacientes que apresentam incidência de tumores malignos sólidos são o alvo dessa especialidade médica. Essa área lida com todos os tipos de câncer, exceto os que possuem origem hematológica. A residência em Oncologia depende da realização de residência em clínica médica anteriormente.

Saiba mais sobre a atuação de um Oncologista em diferentes cargos e áreas!

O que faz um oncologista?

Como já pudemos observar, o oncologista é o especialista em clínica médica direcionada para o tratamento de câncer. Ou seja, é o médico que vai ter as atribuições de cuidar de pacientes que apresentam tumores malignos em seu organismo. Normalmente, o oncologista coordena o tratamento desses pacientes com outros profissionais da área médica, realizando uma junta multidisciplinar. Dessa forma, esse é o profissional capacitado para dirigir a ação medicamentosa necessária e atuar na clínica médica.

O que faz um oncologista pediátrico?

O profissional capacitado para cuidar de casos de câncer infantil é o oncologista pediátrico. Dessa forma, esse é um profissional que realizou a especialização em Pediatria e depois em Oncologia Pediátrica. Assim, é o médico responsável por atender na clínica médica os casos de câncer que incidem em crianças e adolescentes. Sua rotina basicamente se resume nos atendimentos ambulatoriais ou em plantões em setores de quimioterapia nos centros médicos e hospitais.

O que faz um oncologista em Radioterapia?

O oncologista que se especializa também em Radioterapia pode desenvolver as suas funções focadas no tratamento de pacientes que requerem esse tipo de abordagem terapêutica. Dessa forma, essa área vai além da clínica médica, e se expande para a realização de procedimentos de radioterapia nos pacientes. A residência médica em radioterapia é de acesso direto, porém pode ser realizada após a residência em Oncologia.

O que faz um oncologista em Medicina Nuclear?

Já o oncologista que se especializa também em Medicina Nuclear pode participar mais ativamente dos processos terapêuticos de seus pacientes, ministrando procedimentos nessa modalidade de medicina, com o fim de detectar ou tratar alguns tipos de câncer. A sua rotina se divide, portanto, entre o diagnóstico e as terapias. A residência médica em Medicina Nuclear é de acesso direto, mas para trabalhar com a Oncologia Clínica é preciso realizar a residência também nessa área.

O que faz um oncologista cirúrgico?

O trabalho de um oncologista não se restringe a clínica médica ou ao manejo de terapias diversas, mas também pode ser encontrado na área cirúrgica. Desse modo, é preciso que o profissional médico realize uma residência em Oncologia Cirúrgica para atender casos de câncer e realizar cirurgias nos seus pacientes. Normalmente, os procedimentos cirúrgicos em pacientes com câncer visam realizar biópsias e também a retirada de tumores malignos do organismo.

O que faz um oncologista em cuidados paliativos?

Os cuidados paliativos são focados na qualidade de vida do paciente e não na duração da sua vida. Portanto, é possível que um oncologista direcione a sua atuação para pacientes que estejam estabelecidos nos cuidados paliativos, normalmente em estado grave e avançado de câncer. Dessa forma, esses pacientes são cuidados em um tipo de clínica médica mais dirigida para aumentar a sua qualidade de vida nesse momento. Assim, um oncologista pode especializar-se em cuidados paliativos.

Fazer Medicina na Pitágoras é a escolha correta para você se tornar um oncologista!

A Pitágoras é um grande centro universitário, reconhecido pela qualidade do ensino e pela tradição de uma marca consagrada no campo educacional. Por isso, fazer Medicina na Pitágoras é a escolha certa para quem decide estar entre os melhores desde já! 

Nessa faculdade, os alunos acessam a melhor infraestrutura e os melhores laboratórios, que são fundamentais para a boa formação em medicina. Além disso, a Pitágoras possui um time super qualificado de professores, mestres e doutores, que estão à disposição dos alunos para realizar a transmissão do ensino da melhor maneira possível.

Por essas razões, não perca tempo e dinheiro e invista no seu futuro profissional agora mesmo, fazendo medicina na Pitágoras! Clique aqui para fazer a sua inscrição no processo seletivo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Artigos relacionados