O que faz um oftalmologista? Conheça as principais funções desse especialista!

Você já se perguntou o que, exatamente, faz um oftalmologista? Pois saiba que essa é uma dúvida bastante comum, uma vez que essa é uma das especialidades mais procuradas por jovens médicos no Brasil. 

Neste artigo nós falamos sobre as atribuições desse profissional de maneira geral e ainda explicamos sobre o que ele faz nas principais subespecialidades dessa área. Não perca tempo e confira!

O que faz um oftalmologista em geral?

Oftalmologista é o nome pelo qual é chamado um médico que se especializou em cuidar da saúde dos olhos. Inclusive, essa é uma das residências mais concorridas do Brasil e de extrema importância. 

Nela, os profissionais são responsáveis por diagnosticar, tratar, acompanhar e prevenir problemas oculares, como tumores, catarata, astigmatismo, miopia, retinopatia diabética e muitas outras. Para identificar isso, ele pode realizar exames periódicos e até alguns procedimentos de urgência. 

Dentro dessa especialidade ainda existem algumas subespecialidades, que cuidam de questões específicas da região dos olhos. Algumas das mais comuns são: 

  • Neuro-oftalmologista; 
  • Oncologista ocular; 
  • Oftalmologista pediátrico. 

Função do médico oftalmologista em diferentes setores

Como você viu no tópico anterior, além de se especializar em oftalmologia, esse profissional pode aprofundar ainda mais os seus conhecimentos para atuar em alguma das subespecialidades disponíveis para essa área. Dito isso, veja a seguir algumas das funções do oftalmologista em cada uma delas!

Neuro-oftalmologista 

A área de neuro-oftalmologia é a que cuida de doenças oculares que sejam causadas por problemas do nervo óptico e outras que estão ligadas diretamente com alguma alteração no cérebro, que pode prejudicar o envio de informações para a região dos olhos, como as neurites, que são doenças inflamatórias que atingem esse nervo. 

Esse profissional pode desde solicitar exames para realizar um diagnóstico preciso, até mesmo indicar tratamentos e acompanhar o desenvolvimento do problema. 

Oncologista ocular 

Já a oncologia ocular é a área que cuida de problemas como tumores e cânceres que afetam tudo o que está relacionado com a região dos olhos. As atribuições dele vão desde o diagnóstico inicial, passam pelo tratamento completo (incluindo cirurgias, quando necessário) e chegam até o acompanhamento periódico para prevenir o retorno da doença. 

Oftalmologista pediatra

Não é nenhuma novidade que o metabolismo das crianças é diferente dos adultos, por isso, os problemas de saúde costumam afetá-las de maneira diferente. Dessa forma, é necessário que o oftalmologista pediatra leve em consideração a idade dos seus pacientes antes de realizar qualquer diagnóstico ou indicar os tratamentos necessários. 

A Pitágoras te ajuda a tirar do papel o sonho da Faculdade de Medicina, confira como!

Depois de aprender o que faz um oftalmologista, você ficou com vontade de seguir essa carreira? Então dê o primeiro passo e venha estudar Medicina em uma das melhores faculdades do Brasil, a Pitágoras!

Nela, você aprenderá sob a tutela de professores altamente qualificados e terá acesso a laboratórios e outras áreas de ensino completas e equipadas com o que há de mais moderno, para que você se prepare para ingressar de cabeça no mercado de trabalho após formado. 

Fora isso, a Pitágoras conta com um sistema avaliativo inovador e os estudantes de medicina fazem visitas a unidades de saúde, para já irem aprendendo como é o dia a dia dentro de um hospital. 

Com tudo isso fica até fácil estudar, não é mesmo? Então não perca mais tempo, clique aqui, faça hoje mesmo a sua inscrição no nosso vestibular e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Artigos relacionados