Odontologia estética: conheça essa área em alta

mulher numa clínica odontológica sorrindo

Desconto nota do Enem

Você já deve ter ouvido a expressão de que um sorriso bonito é seu cartão de visitas, né? E o ditado faz todo sentido. Manter os dentes bem cuidados faz uma diferença gigante não só no rosto, mas também na nossa autoestima.

Não por acaso, muitas pessoas têm buscado cada vez mais recursos pra deixar a saúde e a beleza bucal em dia. Isso fez com que a carreira em Odontologia Estética se tornasse bastante promissora, por isso ela é buscada por muita gente que faz o curso de Odontologia.

Neste post que a gente preparou pra você, vamos falar sobre essa área, possibilidades de salário de Odontologia e um monte de coisa interessante. Quer saber mais? Vem descobrir como é o dia a dia desse profissional!

O que é Odontologia Estética?

A Odontologia Estética é uma área que trabalha pra melhorar a aparência dos dentes e do sorriso de uma pessoa. E não pense que isso está restrito apenas ao clareamento ou às lentes de contato, que ficaram tão famosas nos últimos tempos. O setor vai bem além.

O dentista especialista nessa área também é responsável por restaurar e recuperar os dentes, melhorar a saúde bucal dos pacientes, corrigir a mordida, entre outras ações pra garantir a harmonia entre o sorriso.

Com o passar dos anos, a gente viu que novas tecnologias foram desenvolvidas, o que permitiu realização de procedimentos menos invasivos e com um resultado mais natural, que atenda às expectativas dos pacientes. Legal, né?

Como está o mercado de trabalho pra essa profissão?

A gente vê que, nos últimos anos, as pessoas passaram a ter uma preocupação maior com a aparência –– prova disso é o mercado de beleza que cresce bastante. A saúde bucal e estética do sorriso fizeram que o setor de Odonto crescesse. Com isso, a busca por serviços especializados também aumentou.

Só pra você ter uma ideia, o mercado movimenta cerca de R$ 38 bilhões por ano, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO). A área da Estética é uma das principais responsáveis por essa maior procura das pessoas.

A média salarial do dentista é de R$ 3.951,94*. Bons rendimentos, né? E saiba que esse valor pode ser bem maior, justamente por esses serviços estéticos que os profissionais oferecem, que prometem um bom retorno financeiro.

Por isso, uma coisa que a gente sempre reforça na Pitágoras com os nossos alunos é a importância de se capacitar e se preparar pra atender às necessidades dos pacientes e construir uma carreira promissora.

O nosso foco é formar profissionais competentes que atuem em qualquer área. Tanto é que temos o Canal Conecta, plataforma exclusiva em que nossos alunos podem encontrar oportunidades de estágio e entender mais sobre a rotina de um dentista.

Quais são as vantagens de trabalhar com Odontologia Estética?

Depois de ter aprendido um pouquinho sobre o que é e como está o mercado na área, é hora de conhecer as vantagens da Odontologia Estética, né? Veja só a lista dos principais benefícios que a gente preparou!

Conciliar saúde e beleza

Saúde e beleza andam juntas quando se trata da Odontologia. Por trás de cada um dos tratamentos pra deixar os dentes mais bonitos, existe todo um cuidado e preocupação com o bem-estar geral do paciente.

Tour pela prova do Enem

Muitas vezes, é necessário fazer um tratamento dentário antes do procedimento estético e vice-versa. E isso é o mais legal, porque permite que o paciente conquiste não só o seu objetivo, mas também garanta a saúde dos seus dentes.

Grande demanda pelo atendimento

O profissional de Odontologia especializado em Estética tem visto um crescimento da procura pelos serviços nos últimos tempos. Como a gente explicou, as pessoas estão mais preocupadas com a questão da estética do sorriso, mas também com a harmonização facial e a melhora da sua autoestima, o que tem tudo a ver.

Com a modernidade, as pessoas também têm perdido aquele medo de ir ao dentista –– até mesmo porque as intervenções feitas são cada vez mais modernas e tecnológicas, focando o maior conforto na hora do tratamento.

Variedade de procedimentos

A especialidade em Odontologia Estética permite ao profissional oferecer uma série de serviços aos seus pacientes. Podemos colocar aqui como exemplo:

  • implante dentário;
  • facetas e lentes de contato dentárias;
  • clareamento dental;
  • plástica gengival;
  • bichectomia e outras cirurgias.

Agora também dá pra atuar na área de harmonização orofacial. O dentista pode realizar procedimentos como microagulhamento, rinomodelação, lipo de papada e até mesmo fazer a aplicação do famoso botox pra diferentes finalidades no rosto. Bem amplas as possibilidades de serviços, né?

Popularização dos serviços nessa área

Outra vantagem que também vale a pena destacar é que os serviços de Odonto estão acessíveis à população. Com isso, os profissionais têm a chance de atender muito mais pessoas.

Principalmente nessa área estética, a gente tem visto que a melhora nas técnicas e a especialização de novos profissionais. Isso faz com que o preço cobrado pelo serviço esteja disponível pra muito mais pessoas.

Como atuar em Odontologia Estética?

Respondendo à pergunta sobre como trabalhar com Odontologia Estética, a primeira coisa é saber tudo sobre Odontologia. Quem quer ser especialista precisa antes passar pela faculdade. Pra conquistar sua vaga aqui na Pitágoras, você encontra várias formas de ingresso. O nosso curso é dividido em duas partes:

  • ciclo básico: que foca matérias gerais, pra que você conheça a técnica. Então, vai estudar dos princípios da Biologia até a forma como o sistema de saúde do Brasil funciona;
  • ciclo profissionalizante: nessa segunda parte, chegam as matérias mais técnicas, em que você vai se preparar pra atuar em diferentes cenários, desde a reabilitação oral até Ortodontia.

Depois de se formar no curso de Odontologia da Pitágoras, você recebe o título de cirurgiã-dentista. Pra seguir na área Estética, é muito importante buscar especializações, como profissionalizantes e pós-graduação. São eles que vão te dar aquela base pra oferecer serviços.

Por exemplo, pra fazer uma harmonização orofacial, você precisa conhecer bem os músculos do rosto, os tipos de preenchimento com botox, a própria composição da toxina botulínica e outras coisas.

A área de Odontologia Estética é bem promissora, como a gente mostrou neste post. Pra se destacar e alcançar o sucesso profissional, é importante estudar muito e buscar sempre especializações. Cada vez mais oportunidades têm surgido na área de clínicas especializadas ao consultório próprio.

Se você quer trabalhar como dentista na área de Estética, que tal dar o primeiro passo rumo ao seu sonho? Se inscreva já no vestibular da Pitágoras, estamos te esperando!

* Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados