O que faz um ginecologista obstetra? Conheça as principais funções desse especialista!

tipos de medicina

A Ginecologia e Obstetrícia fazem parte de uma área de atuação na medicina. É por meio de uma especialização após a Faculdade de Medicina que o profissional consegue se tornar um ginecologista obstetra. Nesse campo, o médico irá tratar de problemas relacionados ao aparelho reprodutor feminino, bem como acompanhar o processo de gestação, desde o pré-natal até o momento do parto.

Conhecer as áreas da medicina é fundamental para quem pretende se tornar um médico. Já que é por meio das especializações que esse profissional irá focar a sua atuação. Por isso, além de conhecer sobre a grade curricular do curso, o salário médio da profissão, bolsas de estudo, entre outros, é possível saber mais sobre as funções e atribuições de um médico especialista. Aqui, vamos ver tudo sobre o que faz um ginecologista obstetra.

Saiba o que faz o ginecologista obstetra em diferentes especialidades!

O que faz um ginecologista obstetra?

Como já pontuamos, o médico ginecologista obstetra é quem irá tratar de problemas relacionados ao aparelho reprodutor feminino, bem como acompanhar o processo de gestação das mulheres grávidas desde o pré-natal. Esse profissional deve ter ainda qualificação médica na clínica e na cirúrgica para se especializar em GO, como é conhecida a Ginecologia e Obstetrícia.

O que faz um ginecologista obstetra em Endocrinologia?

O profissional responsável por atuar em Endocrinologia Ginecológica deverá ser um especialista em Ginecologia Obstetrícia, capaz de tratar problemas relacionados aos aspectos fisiológicos, em especial hormonais e reprodutivos, do corpo feminino.

Por focar na questão hormonal e metabólica, essa especialidade aliada à Ginecologia é uma subespecialidade para que um profissional médico possa focar a sua atuação.

O que faz um ginecologista obstetra em Infecção Genital?

O ginecologista obstetra também poderá se especializar no ramo da Infectologia, e como a sua área de atuação é o aparelho reprodutor feminino, essa especialidade se firma na infecção genital.

Dessa forma, esse profissional irá trabalhar para tratar todos os problemas infecciosos que possam acometer o aparelho reprodutor feminino, bem como trabalhar com a prevenção dessas infecções.

O que faz um ginecologista obstetra em Medicina Fetal?

Também conhecida como perinatologia, a medicina fetal é uma especialidade dentro da Ginecologia e Obstetrícia. Nessa área, o profissional se dedica ao acompanhamento e tratamento de distúrbios durante a gravidez, como em gestações de alto risco. 

Essa especialidade também é responsável pela verificação e acompanhamento do feto, de defeitos congênitos, de distúrbios genéticos, monitoria do trabalho de partor, entre outras funções.

O que faz um ginecologista obstetra em Climatério?

O climatério é o período fisiológico de transição entre a fase reprodutiva da mulher e a menopausa, quando se encerra a sua fase reprodutiva. Daí a importância dessa especialização dentro da ginecologia, já que a fase do climatério costuma estar relacionada com o surgimento de algumas doenças.

Por isso, o ginecologista obstetra especialista em climatério irá tratar essas possíveis doenças e acompanhar o processo de transição reprodutiva das suas pacientes.

O que faz um ginecologista obstetra em Oncologia?

Ainda, um médico ginecologista obstetra poderá atuar na área da Oncologia. Dessa maneira, irá tratar de pacientes que tenham o diagnóstico de câncer que incida no aparelho reprodutor feminino.

A Oncologia clínica e cirúrgica aparece como uma das possibilidades de atuação profissional para os médicos ginecologistas, já que os problemas de câncer relacionados com o aparelho reprodutor feminino surgem em grandes quantidades todos os anos.

A Pitágoras está pronta para te receber, futuro médico!

A Pitágoras é um reconhecido centro universitário, que une a tradição do ensino de qualidade com uma infraestrutura de ponta. Além disso, oferece um time qualificado de professores, mestres e doutores, que estão à disposição dos alunos para transmitir o ensino da melhor forma possível. Por isso, a Pitágoras está realmente pronta para receber os alunos que querem realizar o sonho do diploma de Medicina.

Ainda, na Pitágoras os alunos têm acesso a uma plataforma digital de ensino de última geração. É por meio dela que muitos materiais didáticos digitais e exclusivos podem ser acessados. Portanto, comece a investir no seu sonho desde já e não perca tempo tentando outras universidades. Já que na Pitágoras você encontra a melhor estrutura para fazer o curso de medicina.

Inscreva-se agora mesmo no vestibular de Medicina da Pitágoras! Clique aqui para acessar a área de inscrição do vestibular.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Artigos relacionados