O que um farmacêutico faz? Veja as funções em diferentes cargos!

profissional de farmácia

Inscrições para o vestibular do curso de Medicina 2024.2
Desconto nota do Enem

Muitas pessoas sonham em cursar a Faculdade de Farmácia. Contudo, poucos conhecem bem as funções possíveis para aqueles que decidem ingressar na profissão de farmacêutico. A área é muito promissora no Brasil. Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), as oportunidades para aqueles que concluem uma graduação são inúmeras. 

O mesmo órgão destaca ainda que aqueles que se graduam em uma Faculdade de Farmácia poderão se aprofundar em diversas especialidades. Elas estão agrupadas em 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia.

Saiba o que faz um farmacêutico em diferentes cargos  e setores!

O mercado de trabalho para aqueles que optam por uma faculdade de Farmácia é muito versátil. Este profissional pode atuar em até 135 especialidades, conforme descreve o CFF. Por isso, destacamos para você algumas das mais promissoras atribuições de um profissional deste setor. Bora?

O que faz um farmacêutico?

Um farmacêutico tem um ramo muito vasto de atuação. Contudo, entre suas principais atribuições estão o desenvolvimento, a produção, a análise e a manipulação de fármacos que vão resultar na fabricação de medicamentos. Este profissional da área da saúde também atua orientando o consumidor final destes produtos. 

No entanto, além de atuar diretamente na confecção de remédios, o farmacêutico também é essencial na indústria de cosméticos, produtos de higiene pessoal, de alimentos, participando da produção e também da fiscalização dos processos de comercialização dos itens. Diante de tantas especificidades e possibilidades de carreira, para desempenhar algumas funções, os profissionais precisam da graduação e também de uma especialização

O que faz um farmacêutico clínico?

O farmacêutico que ocupa este cargo é amado por todos nós, consumidores. Isso acontece porque, ele é o profissional habilitado que nos atende e nos orienta com competência e gentileza nas drogarias de todo o país. No entanto, aqueles que exercem esta função  também podem atuar na rede hospitalar em geral, em ambulatórios, unidades básicas de saúde, no atendimento a pacientes em instituições geriátricas e no atendimento domiciliar. 

Aqueles que se decidem por este segmento de atuação, se relacionam diretamente com o consumidor. Sendo assim, o farmacêutico clínico indica às pessoas a maneira correta de administrar medicamentos. E isso tudo considerando a dosagem certa, o uso de vários remédios simultaneamente, para que o efeito de cada um seja preservado e evite possíveis efeitos colaterais aos pacientes. O farmacêutico ainda realiza exames rápidos, se responsabiliza pela aplicação de injetáveis e outros procedimentos autorizados pelos órgãos competentes da área.  

O que faz um farmacêutico industrial?

Um farmacêutico industrial pode desempenhar suas atividades em indústrias dos mais variados segmentos. A indústria cosmética, farmoquímica e alimentícia são algumas das que mais oferecem oportunidades para aqueles que se identificam com o cargo. Contudo, a função de farmacêutico industrial ou equivalente exige que o profissional tenha profundos conhecimentos das normas e resoluções da Vigilância Sanitária, e dos conselhos da classe. 

Tour pela prova do Enem

Entre as principais atribuições daqueles que optam pela função estão: o controle de qualidade microbiológica, a supervisão da cadeia de produção, a pesquisa de substâncias e a idealização  de novos compostos, análise da qualidade e desenvolvimento de embalagens em geral, enfim, é deste profissional a incumbência de  criar, gerir, controlar, analisar  e garantir a qualidade dos itens fabricados. Haja preparo!

 O que faz um farmacêutico hospitalar?

Quem busca por uma vaga de emprego desta natureza poderá atuar em clínicas médicas e hospitais supervisionando a atuação de outros profissionais da saúde no tratamento de pacientes que fazem uso de medicamentos. Os farmacêuticos acompanham a evolução dos pacientes, indicam possíveis reações para auxiliar médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem na condução dos tratamentos.

O que faz um farmacêutico fitoterápico?

A fitoterapia é um caminho cada vez mais buscado por clientes e profissionais que se interessam pelo uso e pela criação de medicamentos naturais. Neste ramo, o farmacêutico encontrará a possibilidades de produzir remédios para a cura de algumas doenças, além de auxiliar no tratamento de patologias mais complexas. 

O que faz um farmacêutico docente?

Os graduados em uma faculdade de Farmácia que se identifiquem com a pesquisa acadêmica podem se beneficiar de um nicho de mercado que se destaca por excelentes salários

Para tanto, o profissional precisará dar continuidade a seus estudos empenhando-se em conquistar os títulos de mestre e doutor em áreas específicas da farmácia.

Assim, um docente deste ramo atuará ministrando aulas para estudantes de graduação e pós-graduação, orientando discentes na produção de trabalhos acadêmicos como no TCC, projetos de pesquisa, dissertação de mestrado, tese de doutorado, artigos científicos e outras atribuições do posto.

A Pitágoras te ajuda a realizar o sonho da Faculdade de Farmácia!

Para fazer do sonho de cursar uma Faculdade de Farmácia uma realidade possível, a Pitágoras oferece a seus alunos excelentes condições de formação. São anos de tradição preparando pessoas para atuarem no mercado de trabalho e se tornarem referências em suas áreas. 

Além de toda a infraestrutura oferecida aos alunos que optam por uma graduação presencial, os estudantes que se decidem pelos cursos em uma das modalidades EAD também contam com excelentes condições de ensino, adaptadas à rotina daqueles que não podem escolher pelo ensino convencional.

Tantas vantagens não se encerram por aí. A Pitágoras, consciente de seu papel como instituição de ensino,  ainda oferece aos seus alunos o acesso ao portal Conecta. Por meio desta ferramenta gratuita, os estudantes têm acesso a vagas de estágio, de trabalho e podem dar início à carreira de seus sonhos. Para fazer sua inscrição agora mesmo e dar uma virada em sua vida é só clicar aqui

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados