O que se aprende em Design de Moda? Conheça o curso

Design de Moda

Teste Vocacional Rápido

Escolher um curso pode não ser uma tarefa tão fácil, mas conhecer a grade curricular ajuda (e muito) a tomar uma decisão. Sem contar que também mostra quais são as demandas do mercado, bem como as áreas de atuação. Uma das áreas que geram dúvidas é a de Design de Moda. O que se aprende no curso, afinal?

Para ajudar você, futuro profissional da moda, preparamos este post sobre a faculdade de Design de Moda na Pitágoras e as matérias que fazem parte do currículo do curso. Assim, o seu preparo será muito mais fácil em direção a uma carreira bem-sucedida. Confira!

Como é a grade curricular no Design de Moda?

Conhecer a fundo as áreas do seu curso é essencial para conquistar uma vaga no mercado fashion e se destacar. Além do conhecimento de moda, também é importante contar com um curso que ofereça uma formação sólida a fim de atender às demandas.

Com o curso de Design de Moda da Pitágoras, nossos alunos desenvolvem o lado criativo da profissão para planejar, desenvolver e gerenciar projetos de moda. Além de roupas, acessórios e figurinos, as aulas — na modalidade EAD — incluem a parte de gestão de negócios.

Assim, os futuros profissionais podem diagnosticar as demandas do mercado a fim de propor as melhores soluções. E, para isso, levam em conta fatores como tendências de comportamento, cores, texturas, viabilidade técnica, entre outros. Vamos ver, a seguir, as principais matérias do Design de Moda.

Cultura e Consumo de Moda

Como o próprio nome indica, a disciplina de Cultura e Consumo de Moda é a base de uma carreira no mercado fashion. Afinal, são as tendências de comportamento e consumo que moldam a indústria. Por isso, antes de propor novas peças, temas de coleções, cores ou texturas, é importante se aprofundar no tema para entender as demandas.

Desenho de Moda

Na disciplina Desenho de Moda, entra a parte mais criativa da profissão. É aqui que os alunos da Pitágoras aprendem a desenhar croquis à mão. Os desenhos são representações visuais do caimento, do volume e da padronagem de cada roupa ou acessório. Podem ser feitos com base em fotos ou a partir da observação de peças reais.

Projeto de Coleção Autoral

Aliás, o desenho é o ponto de partida para a disciplina de Projeto de Coleção Autoral. Os alunos começam o curso buscando inspiração em peças já existentes. Mas, para desenvolver o seu lado criativo, eles também têm a oportunidade de planejar uma coleção autoral. O objetivo é deixar a criatividade tomar conta, considerando o comportamento de consumo.

Materiais e Tecnologia Têxtil

Antes de desenvolver uma coleção, é preciso saber quais são os insumos disponíveis no mercado para dar vida às peças. Por isso, a disciplina Materiais Têxteis mergulha no universo dos tecidos. Afinal, a escolha certa faz a diferença no acabamento que você quer dar a uma roupa — brilho ou fosco, toque macio ou áspero, com ou sem caimento.

Projeto de Coleção Funcional

Além da coleção autoral, nossos alunos são convidados a elaborar um Projeto de Coleção Funcional. A proposta é desenvolver peças tendo em vista a funcionalidade, não apenas o caráter estético. Por exemplo, roupas para melhor performance no esporte são confeccionadas com tecidos que oferecem maior respiro e aderência.

Negócios e Marketing de Moda

Um bom profissional também domina o campo de gestão. De olho nisso, a faculdade de Design de Moda inclui em seu currículo a disciplina Negócios e Marketing de Moda. Durante as aulas, os alunos da Pitágoras desenvolvem habilidades para planejar o lançamento de uma coleção, coordenar a produção e definir estratégias para alcançar os melhores resultados.

Desenho Técnico

Depois de passar pela fase criativa, você tem acesso à disciplina de Desenho Técnico. Ela ajuda a criar uma representação gráfica de uma roupa em seus mínimos detalhes. É quase como uma ficha técnica, incluindo informações como dimensões, proporções, costura, prega, bolsos, botões. Enfim, cada detalhe conta.

Ilustração de Moda

Diferentemente do Desenho de Moda, a disciplina de Ilustração de Moda foca o aspecto artístico de uma roupa. Aqui, a criatividade volta com força total. Ou seja, você pode ilustrar a sua ideia sem restrições e com liberdade artística para criar as suas ilustrações.

Técnicas de Criação

Por fim, a disciplina de Técnicas de Criação tem como intuito aprimorar as habilidades técnicas dos alunos durante o curso de Design de Moda. Conhecimento técnico faz parte do processo criativo e ajuda no desenvolvimento profissional para atender às demandas do mercado.

Estas são as principais áreas de conhecimento do Design de Moda. Na Pitágoras, a grade do curso inclui ainda as disciplinas:

  • Comunicação de Moda;
  • Criação em Design;
  • Desenho de Observação;
  • Gestão da Inovação;
  • História da Arte;
  • História da Indumentária e da Moda;
  • Informática Aplicada à Moda;
  • Moda e Mercado;
  • Modelagem Avançada e Bidimensional;
  • Processo de Criatividade;
  • Produção de Moda e Estilo.

Por que estudar Design de Moda na Pitágoras?

Escolher um bom curso é essencial para a sua formação. Quem faz a matrícula na Pitágoras para o Tecnólogo em Design de Moda tem acesso 100% online. Contar com a opção de cursos EAD ajuda a otimizar o aprendizado de acordo com o tempo que você tem.

Para isso, a faculdade apresenta uma plataforma própria, que pode ser acessada do computador, tablet ou celular. Com duração de três semestres, a grade curricular traz temas atualizados conforme as últimas demandas do mercado fashion.

Além disso, as aulas com conteúdo prático têm simuladores para melhorar a experiência dos alunos. E os futuros profissionais ganham acesso ao Canal Conecta, que reúne as melhores vagas em empresas de todo o Brasil.

Faça Design de Moda na Pitágoras!

Seja como for, ao conhecer a grade curricular do curso de Design de Moda, fica mais fácil escolher a faculdade que fará parte da sua formação profissional. Na Pitágoras, o objetivo é capacitar os alunos para que eles possam atuar nas mais diferentes áreas do mercado fashion. Desde a modelagem até a gestão da produção ou até mesmo consultoria, o curso visa extrair o melhor dos futuros profissionais da moda.

O que achou do currículo do curso? Aproveite para se inscrever e comece a trilhar a sua carreira no mercado fashion.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

[E-BOOK] Guia de áreas e salários: conheça as profissões mais bem-pagas hoje

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content