O que fazer depois do ensino médio? Veja 5 coisas

estudantes do ensino médio

Tomar decisões pode ser bem difícil, né? E não é pra menos: algumas delas moldam todo o nosso futuro. É o caso de saber o que fazer depois do ensino médio, uma escolha que não pode ser feita de qualquer jeito.

A dica que a gente te dá logo de cara é a seguinte: escolha algo que você goste de fazer. Considere que essa vai ser, possivelmente, sua profissão pelo resto da vida — ainda que nada impeça que novos rumos sejam tomados no futuro. É fundamental que traga alegria e prazer ao seu dia a dia.

Mas e aí? Esse é o fim da linha? Não! Além de decidir pela carreira de acordo com suas preferências, é preciso saber quais são as suas opções. Isso porque há muitas coisas que podem ser feitas por alguém depois da conclusão da escola. A seguir, a gente aqui da Pitágoras vai falar sobre as principais alternativas. Veja só!

O que podemos fazer depois do ensino médio?

Pra começar a nossa conversa, veremos algumas opções de atitudes que podemos tomar após concluirmos os nossos estudos na escola. Vamos lá?

Buscar um emprego

Finalmente, acabei o ensino médio! E agora? Bom, o caminho seguido por muitas pessoas é a busca imediata por um emprego. Afinal, nada melhor do que ter o próprio dinheirinho e encarar a vida adulta de frente. Certo? Depende.

Ainda que procurar uma ocupação no mercado seja uma opção válida, ela pode ser um tanto quanto complicada pra alguém que acabou de sair da escola. É muito comum encontrar pessoas que relatam “quero trabalhar, mas não consigo um emprego!”. Isso acontece por uma razão bem simples: falta de experiência e qualificações.

O mercado de trabalho busca pessoas qualificadas, com vasta experiência e que saibam lidar com o dia a dia profissional. Isso faz com que o primeiro emprego seja um desafio pra muitos jovens. Então, o ideal é investir numa qualificação antes de sair em busca da vaga de seus sonhos.

Fazer um intercâmbio

Uma das maneiras mais divertidas de conseguir a sua qualificação depois do final do ensino médio é fazer um intercâmbio. Essa é uma estratégia que não faz bem só para o currículo, mas também para o amadurecimento pessoal –– algo que beneficia a vida profissional no futuro.

Com o intercâmbio, você passa a conhecer outros idiomas e aprende a se virar sozinho num lugar completamente novo. Dá pra fazer amigos, desenvolver uma rede de contatos profissional e ter experiências únicas, que apenas a vivência num país diferente do seu pode proporcionar.

O intercâmbio pode ser feito de maneira autônoma ou com a ajuda de uma agência especializada. Esta última é a forma mais segura, já que você conta com todo o suporte dos profissionais nesse novo ambiente. Pra saber mais, não deixe de conferir os melhores países pra morar!

Prestar um concurso público

Uma alternativa do que fazer depois do ensino médio é investir em concursos públicos. Eles são famosos por trazer estabilidade profissional e garantir remunerações atraentes aos candidatos aprovados.

Mas tem um detalhe que não pode ficar de fora: as melhores vagas são reservadas apenas aos que têm um diploma de ensino superior. Além disso, os concursos no Brasil pra nível médio costumam ser muito concorridos e de ingresso dificultado.

Por essa razão, mais uma vez, investir numa qualificação pode ser uma ótima alternativa de longo prazo se você tiver o desejo de se dedicar aos concursos. Assim, sua carreira vai ser bem promissora e com melhores chances de crescimento na esfera pública!

Fazer um curso Técnico

Os cursos Técnicos também são válidos pra quem terminou o ensino médio. Populares por conta da rápida qualificação e os preços mais baixos, costumam ser bastante atraentes. Mas, antes de fazer esse tipo de investimento, é necessário pensar no futuro e decidir o que você quer pra sua carreira.

É importante fazer esse tipo de análise porque, ainda que bem relevantes no mercado de trabalho, os cursos Técnicos são um tanto quanto limitantes. Ou seja, com eles, fica mais difícil crescer na carreira, e a vida profissional se torna mais linear, sem muitas perspectivas de mudança.

Ingressar numa graduação seria o mais interessante. A gente vai falar sobre isso logo a seguir! Mas, antes, uma observação fundamental: não devemos confundir os cursos Técnicos com os Tecnólogos, que são de nível superior, ok?

Ingressar numa faculdade

A nossa última dica de hoje é, sem dúvidas, a mais importante: o ingresso numa faculdade. O ensino superior no Brasil está mudando, e começar uma graduação é bem mais fácil do que era observado há poucas décadas. Além disso, esse é um passo quase que obrigatório no caminho para o desenvolvimento profissional.

A formação acadêmica possibilita o acesso às melhores vagas (públicas ou privadas), facilitando o seu crescimento profissional. Além disso, durante a graduação, é possível conseguir experiência com a ajuda de estágios e de atividades extracurriculares. Então, esse é o caminho que leva a todos os outros mencionados no nosso texto!

Qual é a importância dessa escolha para o meu futuro?

Escolher o que vamos fazer após a formatura do ensino médio é um grande desafio. Mas, também, é necessário. Afinal, não podemos ficar parados observando a mudança das páginas do calendário pra sempre.

É impossível dizer qual será a melhor escolha pra você. É preciso que você verifique quais são os seus objetivos em longo prazo e, claro, a sua situação no presente momento de sua vida.

No entanto, sabemos que, muitas vezes, a solução mais rápida não é necessariamente a melhor. Investir em um curso mais curto pode ser bom, mas também pode representar uma grande dificuldade em ingressar no mercado de trabalho por conta do nível de qualificação.

Além disso, é um pouco complicado conciliar os estudos com alguns trabalhos. Por isso, depois, pode ser mais difícil mudar de carreira após você já estar trabalhando em um emprego de nível técnico.

Isso também é válido para os concursos públicos. Muitas vezes, eles exigem uma longa preparação de estudos pra que você possa passar, ou não são tão bem-remunerados quando o assunto é o nível médio de ensino. E então? O que é melhor? Estudar para o vestibular ou para esse tipo de processo seletivo?

Leve esses pontos em consideração na hora de fazer a sua escolha. Às vezes, é mais vantajoso demorar um pouco pra ter um retorno, mas ter a certeza de que ele será muito mais recompensador. É uma bela economia de tempo e dinheiro!

Como escolher o melhor curso superior?

Agora que já vimos todas as opções, percebemos que investir em um curso superior é uma das melhores pedidas pra quem acabou de terminar o ensino médio. E, claro, pra pessoas que se encontram em outras fases da vida também.

Mas, afinal, como escolher o melhor curso pra chamar de meu?

Bom, essa é uma pergunta para a qual não temos uma resposta concreta. Afinal, a escolha do curso superior é muito particular e leva inúmeros fatores em consideração. Alguns deles são:

  • gostos particulares;
  • objetivos e plano de carreira;
  • remuneração que você almeja receber;
  • local ou país em que você deseja atuar no futuro;
  • mercado de trabalho pra cada área.

E muito mais!

Tente refletir sobre o lugar em que você se vê daqui a 10 anos. O que você gostaria de ter conquistado? Essa é uma boa forma de começar a pensar sobre o curso que você deve escolher.

Como escolher a melhor instituição pra dar esse passo?

Com tantas as vantagens do curso superior, que tal fazer parte da faculdade Pitágoras?

Somos uma instituição com tradição no mercado e sempre comprometidos com a inovação no ensino e, claro, a qualificação constante de nossos estudantes.

Alguns dos diferenciais da Pitágoras são:

  • Aula Destaque: aulas 100% online com profissionais que são referência em suas áreas de atuação em todo o Brasil;
  • Trilhas de Carreira: cursos pra fazer ao longo da graduação e obter certificados que tornam o currículo mais atraente para os empregadores;
  • Habilidades Digitais: desenvolvimento de competências fundamentais pra a empregabilidade por meio de aulas 100% online;
  • Canal Conecta: portal de empregabilidade com parceria com as maiores empresas de sua região, facilitando o ingresso no mercado de trabalho e a conquista de bons estágios em sua área.

E, claro, não podemos deixar de mencionar a nossa infraestrutura moderna e tecnológica, o corpo docente altamente qualificado e a preocupação em sempre atualizar a grade curricular de todos os cursos com as principais tendências dos setores!

Confira os preços dos cursos de graduação e inscreva-se para o vestibular online! Aqui com a gente, você vai ter acesso aos melhores professores, a uma metodologia imbatível e ao Canal Conecta, que é exclusivo dos nossos alunos e te deixa frente a frente com as melhores colocações disponíveis na sua área.

Isso sem falar que você pode estudar tanto na modalidade de ensino presencial quanto na EAD, que pode ser 100% online ou semipresencial. Dá pra conciliar sua formação com outros compromissos sem problemas e com o apoio personalizado dos nossos profissionais.

Agora é com você!

Como vimos, há muitas alternativas do que fazer depois do ensino médio. O pós-escola não se resume à busca por um emprego e à acomodação nesse ofício. Dá pra alçar voos e conquistar coisas que você nem imaginava. Sonhe alto e corra atrás de seus objetivos com a ajuda da Pitágoras!

Por isso, não perca mais tempo: inscreva-se agora mesmo para o nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 88

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.