O que faz um Veterinário? Conheça as funções em diferentes cargos!

Quanto custa uma faculdade de Medicina Veterinária

Desconto nota do Enem

Quando você é criança e é apaixonado por animais, um dia já sonhou em ser veterinário. Para muitos estudantes, o desejo de cursar a faculdade de  Medicina Veterinária permanece na vida adulta. Logo, se você está identificado com temas relacionados à área das Ciências Biológicas e principalmente, está disposto a realizar o seu sonho da infância é só acompanhar este post. 

Vamos te contar um pouco mais a respeito das possibilidades de atuação do médico veterinário no mercado de trabalho, para que você possa avaliar se a profissão é a escolha certa para sua carreira. 

Saiba o que faz um veterinário em diferentes cargos  e setores!

Engana-se quem pensa que as funções de um veterinário se restringem ao atendimento em consultórios ou clínicas para animais domésticos. As oportunidades no campo da Medicina Veterinária são inúmeras. O graduado pode optar por funções no setor industrial, comercial,  no serviço público, empreendedorismo, e até na carreira acadêmica.

Após sua graduação, o veterinário pode se especializar. Assim, além de conquistar melhores salários, também poderá optar pela área em que tem maior identificação.

O veterinário é um profissional bem versátil! Logo, para que você conheça alguns cargos, setores e  atribuições deste médico de animais listamos algumas possibilidades de atuação. Confira:
 

  • Veterinário Generalista;
  • Cirurgião Veterinário;
  • Veterinário Anestesiologista;
  • Veterinário Sanitarista;
  • Veterinário Especialista em Reprodução Animal;
  • Veterinário em Medicina Esportiva.

O que faz um Veterinário Generalista?

O veterinário generalista é o profissional que se graduou em Medicina Veterinária. O médico atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças em animais de diferentes espécies. Cabe a ele prescrever medicações, sugerir tratamentos, operar equipamentos que auxiliam na investigação de doenças e até realizar pequenos procedimentos cirúrgicos, como a castração, por exemplo. Entre outras tarefas, ele se capacita para orientar tutores e proprietários de  animais em consultórios, clínicas e Pet Shops de forma a promover a saúde e o bem estar animal.

O que faz um Cirurgião Veterinário ?

Assim como na Medicina Humana, na Medicina Veterinária, o médico também precisa de uma especialização para realizar procedimentos cirúrgicos de maior complexidade. Os animais precisam do trabalho deste profissional  para que possam ser submetidos a pequenas intervenções, cirurgias cardíacas, remoção de tumores, reparação de fraturas, entre outros procedimentos.

O que faz um Veterinário Anestesiologista? 

Em alguns casos um procedimento cirúrgico é inevitável. Dessa forma, o mais importante é que a intervenção seja realizada com a máxima segurança.  O veterinário anestesiologista, avalia as condições clínicas do animal antes do procedimento cirúrgico e administra a anestesia, promovendo a inconsciência, o relaxamento muscular e a analgesia dos animais. Assim, o veterinário consegue trabalhar de forma segura, priorizando o bem estar do animal.

Tour pela prova do Enem

O que faz um Veterinário Sanitarista? 

O veterinário Sanitarista cumpre um importante papel na sociedade, Entre suas atribuições está a imcumbencia de atestar a qualidade dos produtos de origem animal comercializados para consumo. O especialista avalia as condições de higiene empregadas na produção industrial.

O trabalho é de extrema importância, sobretudo porque sua atuação pode prevenir o surgimento e a propagação de doenças entre espécies, cuidando também para que as zoonoses  detectadas em animais não sejam transmitidas aos humanos.

O que faz um Veterinário Especialista em Reprodução Animal?

Grandes produtores e criadores de animais investem pesado na área de reprodução animal. Eles contratam os especialistas com o objetivo de ter melhores resultados na cadeia produtiva. Logo, por meio de técnicas e procedimentos, os veterinários atuam no melhoramento genético de  bovinos, equinos e animais de pequeno porte.  

O que faz um veterinário em Medicina Esportiva?

O veterinário que atua na área de esportes é responsável pelo bem estar dos animais que participam de competições. Eles atuam no pré e pós prova. Preparam os animais para alcançarem um bom desempenho e também avaliam a necessidade de tratamentos de reabilitação. Os cuidados com a alimentação, hidratação, rotinas dermatológicas e  fortalecimento muscular, são alguns exemplos das tarefas exercidas por  esse profissional.

A Pitágoras te ajuda a realizar o sonho da  Faculdade de Veterinária!

Para fazer do seu sonho de se tornar um médico veterinário realidade, a Pitágoras oferece inúmeras modalidades de bolsas e financiamentos estudantis. Facilitamos o ingresso de nossos alunos, e ainda oferecemos a infraestrutura necessária para a formação de profissionais qualificados.

Nosso corpo docente, composto por professores mestres e doutores, prepara os alunos para enfrentarem o dia a dia da profissão. Conscientes de nosso papel como instituição de ensino, oferecemos aos nossos estudantes o acesso gratuito ao portal Conecta. A plataforma aproxima nossos graduandos das vagas efetivas e oportunidade de estágios. 

Essas são apenas algumas das vantagens em se tornar um aluno da Pitagoras. Então, não perca mais tempo. Comece a transformar a sua vida agora mesmo. Faça sua inscrição em nosso vestibular e dê aquele start em sua carreira. Clique aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados