O que faz um Reumatologista? Conheça as principais funções desse especialista!

A reumatologia é uma das muitas especializações possíveis para os bacharéis em Medicina e está bastante em alta atualmente. Você já pensou em construir uma carreira nela? Caso a resposta seja sim, o ideal é saber desde agora o que esse profissional faz no seu dia a dia para não ter nenhuma surpresa desagradável. 

Para te ajudar com isso, preparamos o artigo a seguir. Nele você descobrirá as atribuições do médico reumatologista de maneira geral e ainda nas principais áreas de atuação dele dentro desse campo. 

O que faz um reumatologista no geral?

Um médico reumatologista é aquele que, escolheu fazer sua residência na área de clínica médica e reumatologia após concluir o bacharelado em Medicina. Ele fica responsável por cuidar de problemas de saúde, sejam eles crônicos ou inflamatórios, que afetem o sistema locomotor, o que inclui músculos, ossos, tendões e ligamentos. 

Portanto, esse é o profissional que diagnostica, acompanha e trata doenças como osteoartrose, gota, tendinite, artrite, fibromialgia e muitas outras. Para auxiliar com isso, ele pode solicitar exames e fazer indicações de medicamentos e terapias complementares. 

Eles, porém, não realizam cirurgias, pois essa área é reservada para quem fez residência em ortopedia, que é focada nesse tipo de procedimento. 

Dentro dessa área, ele pode optar por se especializar ainda mais e atuar em campos mais restritos. Alguns deles são:

  • reumatologia pediátrica; 
  • na indústria farmacêutica; 
  • reumatologia geriátrica. 

Função do médico reumatologista em diferentes cargos e setores

Como falamos no tópico anterior, de maneira geral, um reumatologista cuida de pessoas que apresentem algum problema no aparelho locomotor e pode atuar em várias áreas. A seguir, você verá o que ele faz em três das principais. 

Reumatologista pediátrico

O metabolismo das crianças não funciona da mesma maneira que o de uma pessoa adulta. Portanto, as doenças costumam afetá-las de maneiras diferentes e elas necessitam de um profissional especializado para lidar com seus tratamentos. Por isso, existe a reumatologia pediátrica.

Nessa área, o profissional cuida de crianças e adolescentes até 18 anos e geralmente trabalha com uma equipe multidisciplinar. Ou seja, formada por pessoas de diversas áreas, para garantir um tratamento mais eficaz. 

Reumatologista na indústria farmacêutica

O trabalho de um reumatologista não se resume apenas ao atendimento em consultórios. Isso porque ele pode atuar diretamente com a indústria farmacêutica, na área de pesquisas sobre o modo de evolução das doenças, da eficácia dos tratamentos e até mesmo dos efeitos deles no organismo. 

Esse profissional também pode trabalhar na criação de novos medicamentos, que sejam mais seguros e eficazes, sendo esse um campo muito importante. 

Reumatologista geriátrico 

Os idosos são um grupo que está, naturalmente, mais vulnerável a problemas no sistema locomotor e, por isso, também precisam de um médico especializado no cuidado com a saúde deles. 

As atribuições de um reumatologista geriátrico são muito parecidas com as de um médico que atende a população geral. Porém, são focadas no cuidado com um organismo mais velho e que necessitam de atenção especial.

Além do mais, o médico voltado para esse grupo, precisa estar frequentemente a doenças que mais os atingem, como diabetes e hipertensão, e que podem servir de agravantes ou até sofrerem complicações com o uso de medicamentos. 

Venha para a Pitágoras e realize seu sonho de estudar Medicina!

Agora que descobriu o que faz um reumatologista, pensa em seguir essa carreira no futuro? Então dê o primeiro passo e venha estudar Medicina na Pitágoras

Nós contamos com uma infraestrutura completa e equipada com tudo o que há de mais moderno, além de professores altamente qualificados, tudo para garantir que você tenha uma formação completa. 

Ainda por cima, na Pitágoras você conta com a possibilidade de ter visitas à unidades de saúde e um sistema de avaliação inovador. Isso pagando mensalidades com preços justos e podendo conseguir bolsas de estudos. 

E aí, vai perder tempo esperando o quê? Faça hoje mesmo sua inscrição no nosso vestibular e tire seu sonho do papel!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Artigos relacionados