O que faz um Psicólogo: Veja as principais atribuições desse profissional!

mulher e criança representando psicologia infantil

Desconto nota do Enem

Muitos estudantes têm o sonho de se tornarem psicólogos, contudo, ainda possuem dúvidas a respeito das possibilidades de atuação na área da psicologia. A carreira deste profissional não se limita aos atendimentos em consultórios, como muitas pessoas imaginam. O campo de atuação é extremamente vasto e os salários bem atrativos.

Então, para te ajudar a entender de vez as principais atribuições desse profissional, e avaliar se a Faculdade de Psicologia é a melhor escolha para você, é só continuar conosco nesta leitura. 

Saiba o que faz um psicólogo em diferentes cargos  e setores!

Como já afirmamos, a carreira de um psicólogo é muito promissora. Os bacharéis, ao término de sua graduação, podem optar por se especializarem e assim atuarem nas áreas de maior identificação profissional. Segundo o Conselho Federal de Psicologia as especialidades possíveis são: Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia; Psicologia em Saúde; Avaliação Psicológica. 

Entre tantas opções, vamos apresentar a você algumas das atribuições do profissional que se forma em Psicologia e das possíveis funções que ele pode desempenhar ao se aprimorar na carreira.

O psicólogo é um profundo conhecedor do comportamento humano. Logo, este profissional é capaz de avaliar o perfil emocional, os valores morais, os sentimentos e mecanismos mentais que movem as ações humanas. Assim, o especialista consegue prevenir, diagnosticar e auxiliar no tratamento de doenças mentais, transtornos de personalidade e distúrbios emocionais.
 

O que faz um psicólogo educacional ? 

A presença de um psicólogo na área educacional é fundamental. O profissional atua no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, auxilia na criação de estratégias pedagógicas mais assertivas e no tratamento de alunos com distúrbios emocionais. Assim, por meio desse acolhimento da instituição, os estudantes conseguem melhorar seu desempenho o que se reflete em toda a dinâmica escolar. 

Tour pela prova do Enem

O que faz um psicólogo organizacional?

As empresas têm se mostrado cada vez mais preocupadas com a qualidade de vida de seus colaboradores. Esse cuidado se reflete na presença cada vez mais constante de psicólogos no meio corporativo. Este especialista atua no recrutamento dos colaboradores, na promoção da cultura organizacional, na mediação de conflitos e também no processo de desenvolvimento da carreira dos profissionais. 

O que faz um  psicólogo esportivo?

O desempenho dos atletas é fruto do trabalho de uma equipe multiprofissional. Além da preparação física dos esportistas, o bem estar mental é essencial para uma carreira de sucesso. Por esta razão, a atuação de um psicólogo neste meio tem sido decisiva para a performance de atletas e equipes esportivas.

O que faz um psicólogo clínico/hospitalar? 

Este profissional presta atendimento psicológico a toda a comunidade. Ele atua nas instituições de saúde, tais como: hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de assistência e consultórios particulares, geralmente em parceria com médicos psiquiatras. A psicoterapia é indicada pelos médicos para auxiliar no tratamento de doenças mentais e distúrbios do comportamento. 

Os psicólogos que seguem esta carreira costumam se enveredar pelo ramo da pesquisa acadêmica. Logo, estes estudiosos se dedicam a compreender a conexão entre o cérebro e o comportamento humano. Eles atuam na recuperação de pacientes que sofreram algum dano cerebral em virtude de acidentes com lesões traumáticas,  e cuidam de aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais na reabilitação dessas pessoas

A Pitágoras te ajuda a realizar o sonho da Faculdade de Psicologia!

A Pitágoras é uma instituição de ensino que se preocupa em oferecer boas condições de formação aos alunos.  A infraestrutura da faculdade, somada ao seu cuidado com a escolha do corpo de docentes e todo o suporte educacional ofertados em todas as modalidades de ensino, tornam esta faculdade uma excelente escolha para aqueles que não abrem mão da qualidade em sua formação. Por meio de bolsas de estudos, e outras políticas de incentivo, a instituição oferece aos estudantes a possibilidade de realizar o sonho do nível superior.

Nossos polos de ensino se espalham por todo o território nacional e atendem a alunos de todo o país. Mas não é só isso. Ainda nos comprometemos com a empregabilidade de nossos egressos. Sendo assim, oferecemos aos nossos estudantes o contato com as oportunidades de estágio e empregos por meio do portal Conecta.

Portanto, não adie mais o seu ingresso na Faculdade de Psicologia. Prepare-se para ser um psicólogo e contribuir com o bem estar emocional das pessoas.  Este profissional é fundamental para a saúde da população. Por todas essas razões, não perca mais tempo e faça agora mesmo a sua inscrição. Clique aqui e dê aquele start em sua carreira. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados