O que faz um ortopedista? Conheça as principais funções desse especialista!

As áreas de medicina são inúmeras, assim sendo, quem escolhe cursar essa faculdade pode optar por uma série de especialidades médicas. E quem ainda está com dúvidas sobre qual campo médico seguir, pode realizar uma pesquisa educacional antes. São dados, como grade curricular, salário do especialista, funções em determinado cargo, entre outros. Nesse post, vamos te contar tudo sobre o que faz um ortopedista.

A Ortopedia é uma especialidade da medicina. Por isso, para se tornar um ortopedista é preciso fazer o Curso de Medicina anteriormente. Ainda, a residência dessa área, que normalmente está associada à Traumatologia é de acesso direto. Ou seja, não é necessário ter realizado qualquer residência médica antes. A Ortopedia e Traumatologia tratam de lesões e problemas nas regiões ósseas e musculares do corpo humano.

Conheça o que faz o ortopedista em diferentes especialidades!

O que faz um ortopedista?

Como já colocamos anteriormente, a área da Ortopedia é responsável pelo tratamento de problemas relacionados com lesões nas regiões ósseas e musculares. Por isso, um ortopedista vai atuar focado para corrigir essas lesões, orientando o seu paciente para tratamentos direcionados. Poderá atuar com outros profissionais da área da saúde dependendo do caso que é atendido.

O que faz um ortopedista clínico?

Como o nome já diz, o ortopedista clínico trabalha na clínica médica, orientando e coordenando tratamentos ortopédicos para pacientes que apresentam problemas nas áreas ósseas e musculares. Nesse atendimento específico, o médico ortopedista irá trabalhar com a correção de postura, deformidades, pisadas, além do restabelecimento de funções ósseas e musculares e alívio de dores.

O que faz um ortopedista cirúrgico?

A realização da especialidade em Ortopedia também está atrelada com a cirurgia ortopédica. Dessa forma, um especialista nessa área poderá trabalhar focado nos centros cirúrgicos ou em pronto atendimento que necessite de um cirurgião no plantão médico. Assim, o ortopedista cirúrgico vai trabalhar nos casos que necessitem de uma intervenção cirúrgica, podendo ser um caso de emergência ou não.

O que faz um ortopedista em traumatologia?

Enquanto a Ortopedia Geral possui um caráter mais voltado aos tratamentos, preservação e restabelecimento de funções dos ossos, músculos, articulações e ligamentos, a traumatologia tem uma função mais ligada com emergências e com o atendimento de traumas causados por acidentes. Nessas atribuições específicas, o médico vai atender principalmente os pacientes que procuram as emergências e que necessitam de intervenção cirúrgica e prescrição de medicamentos para a melhora do quadro.

O que faz um ortopedista em Medicina Esportiva?

Para atuar na área do esporte, um ortopedista pode realizar uma especialização em Medicina Esportiva e direcionar o seu atendimento apenas para atletas e esportistas. Assim, poderá trabalhar em grandes clubes e agremiações esportivas, realizando atendimento clínico ou emergencial para os atletas dessas instituições. Ainda, poderá atuar junto a outros profissionais, como fisioterapeutas, para coordenar tratamentos específicos nessa área de atuação.

O que faz um ortopedista oncológico?

A Onco-ortopedia é uma área dentro da medicina. E para atuar nesse campo, o médico ortopedista precisa fazer uma especialização também em Oncologia. Dessa maneira, poderá atrelar à clínica médica duas especialidades e realizar atendimentos específicos para pacientes que apresentam tumores malignos nas estruturas ósseas ou musculares. Ainda, esse profissional poderá trabalhar em juntas médicas e realizar cirurgias dentro da área da oncologia em parceria com os oncologistas cirurgiões.

Na Pitágoras você consegue realizar o sonho de se tornar um ortopedista!

Quer fazer a faculdade de Medicina para se tornar um ortopedista? A Pitágoras é o lugar certo para você investir na sua carreira de médico! A primeira e mais importante escolha de todo estudante é a instituição que vai cursar. Por isso, escolha uma universidade que esteja comprometida com a excelência do ensino e que possa oferecer uma infraestrutura e laboratórios de ponta, como é o caso da Pitágoras.

Além disso, na Pitágoras você encontra um corpo docente super qualificado, composto por mestres e doutores. Para ter a melhor transmissão do ensino é fundamental ter acesso a professores que possuem larga experiência profissional e que podem garantir o bom andamento da produção de conhecimento. É na Pitágoras que você pode ter à disposição um corpo docente desse tipo.

Enfim, só existem vantagens para aqueles que optam pela medicina na Pitágoras. Por isso, não perca mais tempo e dinheiro tentando outras universidades e comece agora mesmo a investir em uma carreira bem sucedida! Clique aqui para acessar o portal de inscrição do processo seletivo de medicina na Pitágoras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Artigos relacionados