O que faz um neurocirurgião? Conheça as principais funções desse especialista!

Para quem está em vias de entrar para a Faculdade de Medicina, é importante conhecer as áreas de atuação médica. A pesquisa educacional, nesse sentido, vai além de saber sobre o salário de um especialista, a grade curricular do curso ou a mensalidade da graduação. Por isso, nesse post vamos verificar tudo o que você precisa saber sobre as atribuições médicas de um neurocirurgião.

A área da Neurocirurgia é uma especialidade médica para os profissionais que vão trabalhar com cirurgias específicas do sistema nervoso central e periférico dos pacientes. Esse campo trata de problemas relacionados ao cérebro, hipófise, medula espinhal, nervos cranianos, entre outros. É uma residência médica de acesso direto, mas que possui mais tempo de duração. Dessa forma, o profissional formado em medicina pode entrar diretamente na residência de neurocirurgia.

Confira as funções de um neurocirurgião em diferentes áreas de atuação!

O que faz um neurocirurgião?

Como já vimos anteriormente, o neurocirurgião é o médico responsável por intervenções cirúrgicas nas regiões do corpo relacionadas com a neurologia, tais como o cérebro, a medula espinhal e nervos cranianos. Esse é o médico que deverá tratar problemas como epilepsia, trauma de crânio, hidrocefalia, hérnia de disco, aneurisma intracraniano, lesão da medula espinhal, entre outros. Como é um cirurgião, o seu trabalho vai além do atendimento clínico, devendo culminar nas cirurgias diversas dentro do seu campo de atuação.

O que faz um neurocirurgião pediátrico?

Um neurocirurgião pode optar por focar a sua atuação profissional na subárea da pediatria. Desse modo, deverá atuar principalmente no atendimento e na cirurgia do sistema neurológico em pacientes crianças e adolescentes. Ao integrar o campo da Pediatria junto com a Neurocirurgia, esse profissional se especializa ainda mais, podendo realizar cirurgias mais focadas e direcionadas a esses pacientes mais jovens. Muitos profissionais partem para o campo da Neurocirurgia Pediátrica.

O que faz um neurocirurgião endovascular?

Na neurocirurgia é inclusive possível se especializar na área endovascular. Assim, o profissional pode realizar procedimentos cirúrgicos mais integrados com a subárea endovascular, que trata principalmente de problemas, como aneurisma intracraniano, já que une os conhecimentos vasculares de intervenção em veias e artérias com a área neurológica e cirúrgica. A ruptura de um aneurisma intracraniano é uma emergência neurológica e por isso esse profissional poderá trabalhar em sistema de plantão em hospitais.

O que faz um neurocirurgião oncológico?

O campo da oncologia também pode ser uma subárea dentro da especialização da Neurocirurgia. Dessa forma, o profissional será especialista no tratamento e intervenção cirúrgica por conta de tumores que acometem o sistema neurológico dos pacientes. Assim, o médico especialista normalmente trabalha focado com a clínica e a cirúrgica de pacientes que apresentam tumores, malignos ou benignos, em locais, como o cérebro e a medula espinhal.

O que faz um neurocirurgião de coluna vertebral?

Milhares de pacientes todos os anos procuram a clínica médica para tratar de problemas na coluna vertebral. E um dos problemas mais comuns trata-se da hérnia de disco, que é quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas da medula espinhal. Além de diversos tratamentos para esse problema, muitas vezes é necessário realizar um procedimento cirúrgico. Nesse sentido, é quando entra o profissional especialista em neurocirurgia de coluna vertebral.

O que faz um neurocirurgião de Trauma e UTI?

Muitos neurocirurgiões focam a sua atuação profissional na área de Trauma e Terapia Intensiva. Essa é uma subárea dentro do campo da neurocirurgia para os profissionais que vão dar plantões em UTIs, Unidades de Terapia Intensiva, nos hospitais. Assim, farão parte do grupo médico de especialistas nesses locais para tratar de emergências que chegam aos hospitais. Esse é um profissional fundamental dentro do grupo de equipe médica nas UTIs, já que é o responsável por realizar intervenções em traumas relacionados com o sistema neurológico.

Comece a sua jornada para se tornar um neurocirurgião na Pitágoras!

Se você deseja realmente se tornar um neurocirurgião, a primeira etapa é escolher a Faculdade de Medicina. E a Pitágoras é o lugar certo para você dar esse primeiro e importante passo da sua jornada profissional. A Pitágoras é um grande centro universitário, que comporta laboratórios de última geração e uma infraestrutura excelente para quem deseja estudar medicina.

Ainda, a Pitágoras oferece um corpo docente qualificado para os seus alunos, composto por mestres e doutores, com larga experiência profissional e que estão à disposição para realizar a transmissão do ensino da melhor maneira possível. Dessa forma, não perca mais tempo e invista agora mesmo na sua carreira médica! Clique aqui para fazer a sua inscrição para o processo seletivo de medicina na Pitágoras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Artigos relacionados