O que faz um Jornalista? Veja as funções desse profissional!

aluna de jornalismo

Você é uma pessoa comunicativa e pensa em fazer faculdade de Jornalismo? Então é bom já saber quais são as atribuições desse profissional no mercado de trabalho, tanto para evitar surpresas durante a graduação quanto para, desde já, poder decidir em qual área deseja atuar após formado. 

Para te ajudar com isso, nós preparamos o artigo a seguir, no qual explicamos as funções gerais e de acordo com cada cargo que um jornalista pode ocupar. Confira!

Qual é a função do jornalista?

A principal função do jornalista é informar. Para isso, o profissional utiliza diversas técnicas de entrevista, apuração e escrita aprendidas durante a faculdade, para repassar o conteúdo. Ele também precisa apurar com cuidado tudo o que recebe, para garantir que está de acordo com a realidade, e adaptar o conteúdo para os mais diversos meios de distribuição. 

Confira as atribuições do jornalista em diferentes cargos e setores

Como já foi falado, a principal atribuição desse profissional é informar quem está em casa sobre o que acontece no Brasil e no mundo. No entanto, dentro do jornalismo existem diversos cargos e setores e, cada um deles, possui funções específicas. Confira a seguir o que esse profissional faz nas principais.

Repórter

O repórter é o profissional de jornalismo que as pessoas costumam ver nas ruas e nas telas das TVs. Ele é responsável por pegar a pauta e montar a matéria que será veiculada. Para isso, ele conversa com as mais diversas pessoas, apura todas as informações e estrutura o conteúdo de acordo com o meio utilizado para divulgação.

Também é ele que escreve o texto e grava os áudios, quando necessários, além de poder participar do processo de edição, dando dicas do que fazer.

Jornalista esportivo 

Já o jornalista esportivo é um profissional focado na cobertura de eventos esportivos. Isso não inclui apenas futebol, não viu? Existem pessoas especializadas nos mais diversos tipos de esportes. Além de narrar o que está acontecendo, o que acontece principalmente em rádio e TV, ele também pode dar suas opiniões através de comentários sobre as performances dos atletas. Por isso, é essencial ter conhecimento a respeito do tema.

Jornalista político 

O jornalista político, por sua vez, é aquele que foca em todos os assuntos relativos à política nacional e internacional. Normalmente, para atuar nessa área é necessário fazer uma especialização, que serve para capacitar o profissional para dar sua opinião sobre os principais acontecimentos. Ele pode atuar em vários veículos, como TV, rádio e até mesmo na internet.

Apresentador 

O apresentador geralmente é a “cara” dos jornais. Esse profissional, que também é chamado de âncora, anuncia e faz a narração das notícias. Também é ele quem chama os repórteres, seja em matérias gravadas ou em entradas ao vivo. O apresentador também pode entrevistar convidados no estúdio. 

Produtor 

Por último, o jornalista que atua como produtor é o responsável por idealizar as pautas que serão entregues aos repórteres. Ele coleta e apura as informações e as organiza de maneira clara. Esse profissional também pode decidir, inicialmente, como será feita a matéria, como quantas pessoas serão entrevistadas e quem e qual será o foco do conteúdo. Normalmente eles trabalham internamente nas redações e não costumam aparecer na frente das câmeras. 

Quer fazer Jornalismo? Então venha para a Pitágoras!

Sonhar em fazer faculdade de Jornalismo? Então aproveite a Pitágoras e venha estudar em uma das melhores faculdades privadas do Brasil. A instituição, que possui décadas de história, conta com professores altamente qualificados, uma estrutura completa e super moderna para a transmissão de aulas online e ainda te ajuda a ingressar no mercado de trabalho, com o acesso gratuito ao Portal Conecta. 

Não é porque ela é a melhor, que é a mais cara, viu? Na Pitágoras, as mensalidades cabem no seu bolso e você ainda pode conseguir uma das várias bolsas de estudos disponíveis. 

Vai perder essa oportunidade? Então clique aqui para se inscrever e participar do nosso processo seletivo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.