O que faz um historiador? Descubra as principais funções desse profissional!

Desconto nota do Enem

É apaixonado por história e pretende fazer um curso superior nesta área, mas não sabe ao certo quais as atribuições desse profissional? Então você veio ao lugar certo, pois no artigo a seguir explicamos qual é a atribuição do historiador de maneira geral e ainda falamos o que ele fica responsável por fazer nos principais cargos e setores de atuação. 

Não perca tempo e confira!

Quais as principais funções do historiador?

Um historiador é o profissional dedicado a estudar o passado humano. Ele também é responsável por analisar e interpretar os acontecimentos. Sempre de maneira crítica e levando em consideração os possíveis impactos que eles podem ter no presente e futuro. Tudo isso para garantir que nenhum conhecimento se perca ou seja reinterpretado de maneira errada.

Confira as principais atribuições do historiador em diferentes cargos e setores

Esse profissional pode ter as mais diversas atribuições. Tudo depende do cargo e setor que ele escolher atuar e a seguir você verá as principais delas. 

Professor

Para atuar como professor, é necessário que o historiador tenha se formado no curso de História na modalidade licenciatura, que é o que dá autorização para dar aulas. No mercado de trabalho, esse profissional atua em escolas públicas e privadas, desde o ensino fundamental até o médio, repassando para seus alunos os conhecimentos históricos adquiridos durante a sua formação.

Tour pela prova do Enem

Pesquisador

Já o pesquisador, normalmente é o bacharel em História. Entre as atribuições dele estão: fazer pesquisas em universidades e outros tipos de instituições culturais. Os dados recolhidos serão usados para escrever livros, teses e até artigos, para registrar e apresentar os fatos reais sobre os temas escolhidos. 

Revisor 

O historiador que atua como revisor pode ser contratado por editoras de livros ou sites especializados. A função dele é conferir todas as informações apresentadas, para garantir a veracidade dos fatos. Ele também pode atuar como editor e trabalhar diretamente na elaboração desse tipo de conteúdo. 

Supervisor de acervos

Por último, existe a oportunidade para o historiador trabalhar como supervisor de acervos. Neste cargo, ele gerencia documentos, obras de arte e arquivos históricos pertencentes a museus e até centros dedicados à memória de alguma pessoa ou acontecimento, dentre outros. 

Veja as vantagens de fazer Faculdade de História na Pitágoras!

Pensa em estudar História? Então venha para a Pitágoras e aproveite todas as vantagens de estudar em uma das melhores faculdades privadas do Brasil, pagando mensalidades que não pesam no seu bolso.

Na instituição, você encontra professores altamente qualificados, uma infraestrutura completa, apoio para ingressar no mercado de trabalho e ainda pode ter acesso a diversas bolsas de estudo e outros descontos mais do que especiais. 

Não deixe essa oportunidade passar. Clique aqui e se inscreva agora mesmo no processo seletivo para sair na frente na corrida do mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Artigos relacionados